segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Realidade eclesial e social é tema da Assembleia de Pastoral da arquidiocese de Florianópolis

A arquidiocese de Florianópolis (SC) promoveu na última quinta, dia 31, a 28ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, que reuniu cerca de 350 participantes entre sacerdotes, diáconos, religiosos, seminaristas, representantes das novas comunidades e das pastorais, serviços e movimentos das paróquias. O encontro procurou refletir sobre a realidade eclesial e social da arquidiocese à luz dos documentos da Igreja e do Plano de Pastoral, além de aprovar e encaminhar projetos para a ação evangelizadora, apresentar propostas referentes às estruturas pastorais e administrativas e constituir comissões temporárias ou permanentes segundo as necessidades.
Na abertura do evento, o arcebispo metropolitano, dom Wilson Tadeu Jönck, scj, saudou os presentes e afirmou ser esse um momento de grande importância para a caminhada pastoral da arquidiocese. “A palavra de ordem é ir até os que não vêm mais às nossas Igrejas. O último documento aprovado pela CNBB convoca a reorganizar a paróquia. Que seja uma rede de comunidades. As palavras do papa Francisco na Evangelli Gaudium nos exortam a não deixarmos roubar o entusiasmo missionário, a alegria da evangelização e a esperança”, disse dom Wilson. O momento foi seguido pela apresentação do vídeo de boas-vindas aos participantes, por parte do presidente da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis.
Em decorrência do crescimento populacional da diocese, e em reposta ao documento 100 da CNBB (Comunidade de comunidades: uma nova paróquia. A conversão pastoral da paróquia), a arquidiocese de Florianópolis passará das atuais 8 para 13 comarcas. As comarcas pastorais passam a ser denominadas foranias para atender às recomendações do Código de Direito Canônico e às necessidades pastorais.
Os participantes da Assembleia aprovaram ainda a criação de duas regiões episcopais na arquidiocese, a fim de descentralizar os serviços e acompanhar mais de perto as paróquias e foranias, tanto na questão pastoral quanto administrativa. O dia 31 de julho ficará marcado na história da arquidiocese de Florianópolis.
Para o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Revelino Siedler, a assembleia transcorreu como programada. “Conseguimos desenvolver todas as atividades dentro do tempo previsto. Os objetivos foram alcançados. A meta agora é colocar em prática as decisões da Assembleia e fazer com que as paróquias, pastorais, movimentos, serviços e organismos conheçam e assumam os projetos aprovados”, finalizou.
Ao final do dia, a coordenação arquidiocesana de pastoral apresentou a Cartilha “Eleições 2014” e o Estudo 107 da CNBB.
O encontro ocorreu no Centro de Evangelização Angelino Rosa, no município de Governador Celso Ramos, a 36 quilômetros da capital Florianópolis.
Com informações da Arquidiocese de Florianópolis.

Fonte CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário