segunda-feira, 17 de setembro de 2012


CNBB planeja lançamento nacional da CF em Natal



 Dom Lucena, bispo referencial de Campanhas, no Regional Nordeste 2, da CNBB
Foto: Cacilda Medeiros

Uma equipe da Coordenação Nacional da Campanha da Fraternidade virá a Natal, dia 19 de setembro. Na próxima quarta-feira, às 9 horas, o grupo, tendo à frente o assessor da CF, junto à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, Padre Luiz Carlos Dias, se reunirá com o Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, e a coordenação arquidiocesana de Campanhas. Esta reunião também contará com a participação do bispo referencial de Campanhas, no Regional Nordeste 2, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. 

"A finalidade da reunião é começar a planejar o lançamento da Campanha da Fraternidade 2013, em nível nacional. A CNBB pretende lançar a CF 2013, em Natal", adianta Táfnes Nóbrega, da Equipe de Campanhas, na Arquidiocese de Natal. Segundo ela, o lançamento da CF, em nível nacional, na capital potiguar, faz parte das comemorações dos 50 anos de história da Campanha. A Campanha da Fraternidade surgiu em Natal, mais precisamente na Paróquia de Nossa Senhora do Ó, de Nísia Floresta, por iniciativa do então administrador apostólico da Arquidiocese, Dom Eugênio de Araújo Sales.

Em 2013, a CF terá como tema: "Fraternidade e Juventude" e como lema: "Eis-me aqui, envia-me!" (Is 6, 8).

Fonte: Arquidiocese de Natal

Arcebispo de Natal tem dissertação aprovada no Mestrado em Ciências da Religião da Católica


Fotos: Carolina Nogueira



O Arcebisbo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, aluno do Mestrado em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, teve sua dissertação, “Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros: um arauto da dignidade humana no sertão potiguar”, aprovada. A defesa ocorreu na manhã do dia 06, no Anfiteatro do bloco G4 da Unicap.
O trabalho, orientado pelo professor Newton Cabral, trata da vida do Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros (1916 – 2000), um pastor católico que exerceu, simultaneamente, o ofício de sacerdote e o carisma de profeta do povo de Deus, no sertão potiguar. A pesquisa de ordem bibliográfica se deteve no estudo de fontes documentais, registros biográficos e autobiográficos. Teve como objetivo mostrar o enlace da missão espiritual e política na promoção da dignidade da pessoa humana. O estudo oportuniza compreender como é possível dispor a vocação a serviço dos que estão à margem da sociedade, em um contínuo exercício de inclusão social e religiosa, sem esquecer a racionalidade eclesiástica que combina fé e política. A luta contra a exploração que se realizava através da indústria da seca e a persistente busca pela resolução do problema da falta de água fez o Monsenhor Expedito ser um sinal de esperança e anunciador de um novo tempo.

A banca examinadora foi composta pelo orientador do trabalho, professor Newton Cabral; pelo coordenador do Mestrado e avaliador interno, professor Gilbraz Aragão; pelas avaliadoras externas, professoras Sylvana Maria Brandão de Aguiar e Emanuela Ribeiro, ambas da UFPE.

Após a aprovação, Dom Jaime Vieira Rocha falou sobre o que estava sentindo naquele momento. “O sentimento é de vitória e gratidão para com todas as pessoas que me incentivaram, me compreenderam nesta realidade. Imaginem, eu, como Bispo de uma cidade como Capina Grande (PB), já na reta final do curso, tendo sido transferido para Natal (RN), onde a responsabilidade aumentou mais ainda. Isso aconteceu em fevereiro deste ano. Veja como eu tive de me esforçar bastante. Sei que alguns professores, com toda razão, temiam que eu não concluísse esse mestrado e aqui estamos. Por isso, esse meu sentimento é de muita alegria, gratidão e, também, tendo a certeza de que esta minha atitude tem chamado atenção, incentivado ao clero mais jovem o gosto pelos estudos e pela reatualização. Estou com 65 anos e acho que nós devemos estar abertos a cada momento, não sermos petulantes, acharmos que já somos os donos da verdade, que não temos mais nada a aprender, nem receber dos outros e nem o que temos para partilhar. Isso foi para mim algo muito gratificante e agradeço realmente a Deus. 

A convivência aqui no ambiente universitário, na Unicap, no mundo acadêmico, foi realmente uma graça e sei que esse meu gesto tem servido muito como algo que chama atenção.”



Fonte: Arquidiocese de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário