quinta-feira, 29 de março de 2012

OS ANJOS

Os anjos e Jesus


Jesus Cristo é o centro de todas as classes de anjos. Lemos em Mateus 25, 31 “Quando o Filho do homem vier na sua glória com todos os “seus” anjos...” Os anjos são de Jesus porque foram criados “por Ele e para Ele”. Lemos em Colossenses 1, 16: ”Pois foi nele que4 foram criadas todas as coisas, nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis: Tronos, Dominações, Potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele”. Os anjos são de Jesus porque Ele os fez mensageiros de seu projeto de salvação. Lemos em Hebreus, 1, 14: “Porventura não são eles todos espíritos servidores, enviados ao serviço dos que devem herdar a salvação”?

Desde a Encarnação até a Ascensão a vida de Jesus Cristo é cercada da adoração e do serviço dos anjos. Quando Deus introduziu o primogênito no mundo, diz:”Adorem-no todos os anjos”(Hb 1,6) No nascimento de Jesus, um coro celestial cantou o “Glória a Deus nas alturas...” (Lc 2,14) Protegem a infância de Jesus, avisando José a fugir porque Herodes queria matar o Menino (Mt 1,20.2,13.19). Servem a Jesus no deserto (Mc. 1, 12). Reconfortam Jesus na sua agonia no Getsêmani (Lc 22,43). Foi um anjo que anunciou a Maria a Encarnação do Filho de Deus. Foram anjos que anunciaram a Ressurreição do Senhor

Os Anjos da Guarda

Desde a concepção até a morte a vida humana é cercada pela proteção e pela intercessão de anjos. Cada fiel é acompanhado por um anjo protetor e pastor para conduzi-lo pelos caminhos da vida cristã até chegar à vida eterna. Esse anjo nós o chamamos de Anjo da Guarda.

Um Anjo da Guarda recebeu do Pai celeste a missão de nos acompanhar por toda a nossa vida, a fim de nos auxiliar a viver uma vida cristã capaz de ser aprovada por Deus, no fim dos nossos dias. O Anjo da Guarda procura nos preservar e auxiliar a vencer as tentações, as infestações e as opressões que nos são feitas pelos anjos maus, os demônios. Ele nos dá inspirações e moções a fim de sabermos distinguir o certo do errado, o bom do mau, o bem do mal. Ele nos adverte, por meio de intuições e pensamentos quando estamos fazendo escolhas erradas que levam ao pecado. O Anjo da Guarda é um intercessor valioso a nosso favor diante de Deus. Ele apresenta a Deus as nossas boas ações, as nossas necessidades, as nossas intenções.

Importante é 1. Reconhecer e acreditar na presença do nosso bom Anjo da Guarda. 2. Reconhecer a importância de termos esse “guarda-costas pessoal” no caminho de nossa vida. 3.Criarmos uma amizade com ele, e cultivar diariamente essa amizade por meio de alguma forma de oração a ele dirigida. 4. Sermos dóceis e obedientes às suas inspirações e moções. 5. Recorrermos a ele com confiança em nossas necessidades.


Fonte: Padre Alírio,scj

Nenhum comentário:

Postar um comentário