sábado, 28 de janeiro de 2012

A VOLTA PARA DEUS

Jesus veio para “reconduzir” a humanidade e cada ser humano “de volta” para Deus, para um reencontro com Deus, para uma amizade com Deus, para a felicidade que a presença de Deus gera no coração humano. Jesus disse: “Deus não enviou o Seu Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por Ele” (Jo 3, 19). Disse ainda: “Eu não vim salvar os justos, mas os pecadores” (Mt 9,12). Aliás, as parábolas do Filho Pródigo e da Ovelha Perdida referem-se exatamente a esta “busca” que Deus faz para “conduzir de volta” o ser humano ao paraíso da convivência com Deus, já aqui na terra, para perpetuá-la, depois, na eternidade.


Ao iniciar a sua missão messiânica, logo após ter sido batizado por João e receber o Espírito Santo em forma de pomba, Jesus iniciou suas pregações dizendo: “Convertei-vos e crede na Boa Nova”, do Evangelho (Mc 1, 14-15). Esta dupla afirmação resume o caminho da vida cristã.

1º. A conversão para Deus. A conversão é um voltar-se para Deus de todo coração. É aceitar Deus na própria vida. É criar uma amizade profunda com Deus. É descobrir tantas provas do amor de Deus que convençam o coração que Deus o ama com amor gratuito e incondicional. Na verdade, o voltar-se para Deus é imprescindível para se poder “crer na Boa Nova”. Mas o nosso coração foi tão ferido pelo pecado original, e é tão ferido pelos nossos pecados, que precisamos trabalhar a vida toda para podermos nos “converter” sempre mais para Deus. Só estaremos totalmente voltados para Deus, totalmente convertidos, quando entrarmos no Céu. Ali está o nosso “paraíso”, a felicidade suprema causada pela comunhão plena e definitiva com a Trindade.

2º. Crer na Boa Nova, no Evangelho de Jesus Cristo. Crer, acreditar, pôr fé na Boa Nova dos ensinamentos de Jesus, e por esses ensinamentos, crer firmemente em Deus como Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

Fonte: Pe. Alírio José Pedrini,scj

Nenhum comentário:

Postar um comentário