sexta-feira, 15 de julho de 2011

BOAVENTURA DE BAGNOREGIO


SÃO BOAVENTURA
BISPO E DOUTOR

Biografia:  Boaventura nasceu em Bagnoregio, no centro da Itália, em 1221, com o nome de Giovanni Fidanza. Como ele mesmo afirma em seus escritos, foi curado de uma grave doença quando criança através de uma oração feita a Francisco de Assis, falecido quando Boaventura tinha nove anos de idade. Ao contrário do que dizem certas lendas, considera-se improvável que ele e São Francisco tenham se encontrado pessoalmente.

Viajou à França e entrou na Universidade de Paris (Sorbona) em 1235, estudando as artes liberais sob a direção de Alexandre de Harles - seu grande mentor em Paris - e João de la Rochelle. Em 1243 ou 1244 entrou na Ordem Franciscana, e a partir de 1248 foi professor na escola franciscana de Paris, comentando a Bíblia e os quatro livros das Sentenças de Pedro Lombardo. Em 1257 foi eleito ministro-geral dos franciscanos. Nos seus 17 anos no cargo, Boaventura adotou uma posição moderada entre aqueles que queriam um apego estrito à simplicidade pregada por São Francisco e os que queriam a modernização da ordem.
Em 1273, foi nomeado Cardeal de Albano pelo Papa Gregório X, participando ativamente nas preparações para o Segundo Concílio de Lyon (1274). Boaventura faleceu durante o concílio, sendo enterrado na Igreja Franciscana de Lyon em uma grande cerimônia. Duzentos anos depois foi canonizado pelo Papa Sixto IV em 14 de abril de 1482 e, posteriormente, declarado Doutor da Igreja pelo Papa Sixto V em 1588 com o título de Doutor Seráfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário