quinta-feira, 2 de junho de 2011

A EUCARISTIA FAZ A IGREJA

Duas grandes celebrações da fé enriquecem a liturgia deste mês: Pentecostes e corpus Christi, Espírito Santo e Eucaristia. Na primeira, a memória da oficialização da Igreja, nascida na cruz. O Paráclito, o advogado prometido, como língua de fogo, invade o reino em que os apóstolos se encontravam – o mesmo que foi o cenário da instituição da eucaristia.

Chega com barulho e como “sopro de um forte vendaval” (At 2,2) para cumprir a promessa do Mestre de não deixar órfãos os resgatados por sua paixão, morte e ressurreição. A ação do Espírito é imediata, e a transformação dos apóstolos se dá: homens tímidos se mostram decididos anunciadores do Cristo redentor.

Corpus Crhisti, solene celebração da eucaristia, sacramento da unidade, alimento do povo de Deus, centro de toda a vida cristã se reúnem para constituir a Igreja, que já não chora o retorno do Ressuscitado para o céu, mas canta a alegria de sua permanência entre nós, no pão e no vinho transubstanciados em seu Corpo e Sangue.

A comunidade cristã, sempre renovada pelo Espírito Santo e nutrida pela eucaristia, é convocada a ser, neste tempo de muito individualismo, um agente de integração. Numa sociedade tão esfacelada pelo desamor e pelas injustiças, os discípulos e missionários de Jesus serão uma presença sacramental de unidade, destinada a promover entre as pessoas a revolução da justiça, da reconciliação e da paz.

quando os cristãos celebram a eucaristia e se unem em relações mais fraternas, a Igreja se refaz em sua missão de ampliar as fronteiras do reino de Deus.


 Fonte: Dom Geraldo Majella Agnelo
            Cardeal Arcebispo Emérito de Salvador
            (Liturgia Diária)

Nenhum comentário:

Postar um comentário