domingo, 22 de maio de 2011

MÃE: A PRIMEIRA EVANGELIZADORA

A mãe católica, que vive sua vida iluminada pela fé, e à luz da fé vive sua experiência pessoal do grande amor de Deus para com ela mesma, poderá ser – deveria ser – a primeira evangelizadora em seu lar. Que é evangelizar? - A Santa Madre Tereza de Calcutá disse que “Evangelizar é ter Jesus no coração e levar Jesus ao coração dos irmãos”. Que sabedoria! Que definição inspirada! Portanto, mãe evangelizadora é aquela que tem Jesus vivo no seu coração, adora Jesus presente em sua vida, percebe todos os dias os sinais do Seu amor, sinais esses que acontecem em sua vida, em sua família, ao seu derredor, e põe sua confiança e suas necessidades no coração de Deus. Ao mesmo tempo, essa mãe evangelizadora se empenha, ora sem cessar, e age concretamente para levar o seu Jesus ao coração do marido e dos filhos.

Que é evangelizar? – “Evangelizar é fazer Jesus acontecer no coração de alguém”. A mãe evangelizadora se empenha conscientemente para fazer Jesus vivo acontecer no coração e na vida dos membros de sua família. Ela ora, fala, age de tal forma que aos poucos, com o tempo, as pessoas de sua família conheçam, acreditem, amem, obedeçam, sigam, respeitem Jesus vivo, e vivam uma vida iluminada e fortalecida por Seus exemplos e ensinamentos. Essa mãe, aos poucos, faz Jesus acontecer no coração e na vida dos seus entes queridos. Jesus se torna “um acontecimento” marcante e profundamente influente nas pessoas de seu lar.

A mãe evangelizadora sabe que se conseguir “fazer Jesus acontecer” no coração e na vida do marido e dos filhos, ela terá alcançado para eles a maior bênção e a fonte de todas as graças para toda sua vida. A mãe sabe que se Jesus morar vivo, acolhido, adorado, obedecido e seguido pelo marido e pelos filhos, eles viverão uma vida honesta, digna, honrada, sadia, feliz e abençoada. Seu lar será “uma igreja doméstica”, um “templo em culto permanente”, e como consequência natural, será “um ninho de amor”, onde todos amar-se-ão e sentir-se-ão muito felizes e realizados.

A mãe evangelizadora sabe por própria experiência de fé e de vida cristã que Jesus vivo é o maior tesouro e a melhor herança que ela pode dar aos seus queridos. Jesus é o maior tesouro porque Ele, com seu exemplo de vida e com seus ensinamentos conduz as pessoas que o seguem pelos caminhos verdadeiros do bem, da verdade, da bondade, do verdadeiro amor, das virtudes humanas e cristãs e dos melhores valores terrenos e eternos. Jesus é a melhor herança porque além de conduzir as pessoas pelos melhores caminhos nesta vida, ele liberta, cura, salva, abençoa, protege e santifica para a vida verdadeira, que é a eterna. A mãe evangelizadora sabe que se seu marido e seus filhos tiverem Jesus no coração a vida toda, eles estão todos juntos com ela, um dia, na glória preparada para os eleitos, seguidores de Jesus.

Sabedoria para evangelizar

A mãe evangelizadora arde num desejo permanente de ver seu marido e seus filhos caminhando pelos caminhos de Jesus, participativos da vida da igreja, cultuadores dos sacramentos, pessoas de oração e de uma vida cristã exemplar. Porque seu coração arde nesses desejos, ela se empenha em desempenhar muito bem o seu papel.

1º. Oração. Ela sabe por experiência que aceitar e seguir Jesus vivo com firmeza na vida de cada dia é uma grande graça. E a graça é dada por Deus, gratuitamente, principalmente àqueles que a pedem com perseverança. Por isso ela é uma “mulher de Deus em oração constante”. Ela ora perseverantemente para que o Espírito Santo “gere Jesus” no coração do marido e dos filhos. Ela ora para que Marido e filhos conheçam Jesus, O aceitem em suas vidas, conheçam seus ensinamentos e os vivam em suas vidas como valores preciosos. Sua oração perseverante se eleva com constância e com muita confiança, para que os seus entes queridos sejam discípulos fiéis de Jesus Cristo.

Além de orar ‘pela’ família, ela ora ‘com’ a família, promovendo momentos de oração com seus queridos. Nesta oração em família, ela vai educando para a oração verdadeira, aquela que brota do coração. Ela educa para saber orar ao Pai, a Jesus ressuscitado, ao Espírito Santo, a Nossa Senhora, ao Anjo da guarda e a alguns Santos que sejam mais bem acolhidos pelos membros da família. Pela oração em família, ela vai fazendo crescer a amizade das pessoas de sua casa com as Pessoas divinas e as pessoas celestes.

2º. Exemplo. Ela sabe que “as palavras ensinam, mas os exemplos seduzem”. Conscientemente, mas naturalmente, ela dá um bom exemplo de fé, de amor a Deus, de amor à igreja, de respeito pelas coisas de Deus, e ao mesmo tempo dá um exemplo de verdade, de humildade, de dignidade, de fidelidade, de bondade, de perdão e de misericórdia de forma que seu exemplo se torna um testemunho luminoso para seus filhos e marido, a ponto de eles quererem seguir o exemplo da mãe.

3º. As palavras. A mãe evangelizadora tema sabedoria de aproveitar os mais diversos momentos da vida em família para lançar sementes de evangelização no coração dos membros de sua família. Apenas alguns exemplos: na hora do almoço ou do jantar, além da oração de agradecimento, ela fala do amor de Deus que se manifesta pelo alimento de cada dia. Ela diz: “Como Deus é bom! Mais uma vez temos comida! Tanta gente passa fome, e nós nunca tivemos falta! Como Deus é bom para nós!” Outro dia, ela diz” Que bênção do Pai celeste, podermos estar aqui, tomando a nossa refeição!” – Quando acontece alguma coisa boa, na família, ela aproveita para agradecer diante de todos: “Deus nos ama tanto! Mais uma vez Ele prova o amor que tem por nós!” – Dessa forma, diante de acontecimentos bons ocorridos na família, ou nos vizinhos e parentes, ou na paróquia, ou no país, ou no mundo, ela aproveita a chance e fala bem de Deus Pai, de Jesus, do Espírito Santo, e semeia a fé, o amor de Deus, a gratidão e a confiança diante de Deus. Aos poucos ela vai formando a fé, a vida cristã, os verdadeiros valores humanos e cristãos no coração das pessoas de sua família.

4º. As práticas religiosas. A mãe evangelizadora sabe motivar todas as práticas religiosas, para que sejam realizadas com conhecimento sadio, com gratidão e com piedade. Ela infunde no coração das pessoas da família, que a amizade com Deus Pai, com Jesus vivo, com o Espírito Santo e com Maria deve manifestar-se por meio de práticas de culto, como a Santa Missa dominical, a oração diária, a confissão e a participação na vida da comunidade católica. Ela procura conscientizar que essas práticas devem ser como uma resposta muito boa ao amor e às bênçãos recebidas de Deus. Em cada fim de semana ela fala sempre de novo que “Deus nos deu mais uma semana de vida, com saúde, alimento, casa para morar, e tantas coisas boas, e por isso, agora, devemos ir para a casa de Deus, para participar da Missa, a fim de agradecer por tudo. A Missa é um dever e um compromisso de gratidão para com Deus. Se Ele nos dá 168 horas de vida por semana, e nos pede apenas uma hora para a Santa Missa, seria uma grande ingratidão dizer ‘não’ e não comparecer na Missa. Ainda mais que na Missa Deus quer nos abençoar ainda mais.”

5º. O tempos Litúrgicos. A mãe evangelizadora aproveita os tempos litúrgico do Advento, do Natal, da quaresma, da Páscoa, de pentecostes, das festas de Jesus Cristo e de Nossa Senhora para formar o coração cristão dos membros de sua família. Ela, com pequenos comentários feitos em horas oportunas, vai catequizando, instruindo e levando às práticas próprias de cada um desses acontecimentos litúrgicos. Dessa forma, ela vai educando os membros de sua família na fé, na vida cristã, nas práticas religiosas, na vida de amor a Deus e ao próximo.

Feliz a mãe que compreende esta sua missão evangelizadora e procura, com sabedoria, realizá-la. Por essa missão evangelizadora, ela traz ao coração do marido e dos filhos o maior tesouro do mundo: o Deus vivo, Uno e Trino. Por este tesouro, ela traz a maior força no coração para que os seus entes queridos vivam uma vida cristã profunda, e recebam todas as graças divinas para superarem todas as tentações do inimigo, do mundo e da sociedade paganizada. Ao mesmo tempo, pela presença de Deus na família, ela alcança a bênção de que sua família seja um “ninho de amor” onde todos se sintam felizes, amados e amantes, sadios e portadores das verdadeiras hierarquias de valores humanos e cristãos.

 
Fonte: Pe.Alírio josé Pedrini,SCJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário