quinta-feira, 26 de maio de 2011

CONHEÇA A HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO


Hoje 26/05/2011 Dia de Nossa Senhora de caravaggio

As milhares de pessoas que se curaram de doenças, conquistaram um emprego ou receberam a graça de um filho muito desejado talvez não representem o maior milagre de Nossa Senhora de Caravaggio. Possivelmente, o feito mais admirável e espantoso da santa é ter multiplicado a fé de 20 famílias de imigrantes italianos que chegaram à região no final do século 19 em uma multidão incontável de fiéis por toda a Serra.
Oficialmente, a adoração à santa na Serra, cuja devoção já existia na Itália desde 1432, se iniciou em 1879, considerado o ano 1 da romaria na região.
Segundo registros históricos da época, os imigrantes desejavam ter um lugar decente para rezar. Naqueles anos, Linha Palmeiro não passava de uma terra estranha, cercada de pinheiros com mais de 40 metros de altura e infestada de animais selvagens, como cobras e pumas, por exemplo. Os encontros religiosos se resumiam a reuniões nos barracões das famílias, onde se rezava o terço e se cantava as ladainhas a Nossa Senhora. Em raras vezes, a localidade recebia a visita de um padre, que precisava se deslocar da comunidade de Dona Isabel, hoje Bento Gonçalves.
De acordo com historiadores, os imigrantes Antônio Francesquet, cuja casa já havia servido como lugar para missas, e Pasqual Pasa tiveram a ideia de construir um pequeno oratório. O projeto foi mantido em segredo. Eles derrubaram um pinheiro, serraram as tábuas e construíram um galpão de três metros por quatro metros, com alpendre na entrada, em frente ao lugar onde hoje fica o cemitério de Caravaggio.
Assim que o oratório ficou pronto, as famílias se ofereceram para ajudar com recursos e mão-de-obra, transformando o modesto espaço em uma capela com capacidade para não mais que 100 pessoas. Até logo após o fim da obra, ainda não havia qualquer imagem religiosa no interior da capelinha. Nossa Senhora de Caravaggio, aliás, nem estava cogitada para a dar nome nem ser a maior referência religiosa da comunidade. Como Antônio Francesquet era um dos idealizadores da capela, o povo então decidiu homenagear Santo Antônio.

problema é que já havia festa em honra ao santo em Dona Isabel e ficaria difícil disputar a atenção do padre. Escolheram, então, Nossa Senhora de Loreto. Mas após semanas de viagens até a costa do Rio Caí sem encontrar uma imagem da santa sequer, o morador Natale Faoro decidiu emprestar um quadrinho com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio que tinha em casa. Lançava-se aí a semente da devoção à santa.

Fonte: Link de origem

Nenhum comentário:

Postar um comentário