quarta-feira, 18 de maio de 2011

AS DIVERSAS FACES DE MARIA: TÍTULOS DE NOSSA SENHORA


Muitas pessoas se perguntam por que existem tantas “nossas senhoras”: Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora de Guadalupe e tantas outras.


Mas, na verdade só existe uma “Nossa Senhora”. Só existe uma Maria Santíssima. Ela é a Mãe de Jesus Cristo, nosso Redentor. O que temos são inúmeros títulos dirigidos à Mãe de Jesus e nossa Mãe.

Maria está presente nas mais diversas culturas. Nos mais diversos povos. E em cada lugar ela é venerada como a Santíssima Virgem, a Mãe do Redentor. E muitas vezes ela recebe o título do local no qual apareceu, por exemplo, quando realizou milagres em Lourdes (França); Fátima (Portugal); em Guadalupe (No México) e tantos outros lugares.

Uma outra forma que o povo de Deus achou de “titular” Maria é através das suas características: Mãe do Bom Conselho, Mãe da Divina Graça, Mãe do Perpétuo Socorro, Mãe do Bom Parto, entre outros. Isso porque cada pessoa, cada povo, que recorreu a ela e foi atendido foi dando esses títulos de acordo com a graça que receberam.

Maria é única. Mas se transforma em muitas, para melhor atender seu povo.

Assim, cada um de nós, tem um “jeitinho” especial para recorrer à Maria: “Mãezinha Querida”; “Mãezinha do Céu”. São as formas carinhosas que encontramos para melhor expressar nossa fé no poder intercessor da Virgem Maria.

Todos esses nomes são belíssimas invocações que nos recordam os diversos títulos de Maria. Não são meros elogios. É um reconhecimento do que a Graça de Deus pode fazer na vida de quem diz: “Eis-me aqui”.

Se procurarmos conhecer o significado das invocações, rezaremos com mais saber e com mais sabor; rezaremos mais e melhor!

Por isso hoje nesse Cantinho de Maria, vamos homenageá-la mostrando alguns dos muitos títulos que ela recebe.


Chegou o momento de conhecer algumas das diversas faces que Maria se apresenta ao povo sofrido de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário