segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Pe. MARCELO ROSI PARTICIPARÁ DO BOTE FÉ NATAL



Padre Marcelo Rossi confirmou presença no show do Bote Fé Natal, que acontecerá dia 10 de fevereiro, a partir das 17 horas, na Arena Bote Fé, Praia do Forte, em Natal. Ele e quase 30 cantores católicos participarão da gravação de um DVD, produzido pela Sony Music, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude.

O sacerdote paulista é conhecido do público católico através das músicas, livros, cinema, programas de rádio e aparições na televisão. Desde 29 de julho de 2011, transmitida, aos domingos, às 6 horas, pela Rede Globo para todo o Brasil e mais 45 países. Apresenta programa na Rádio Globo, retransmitido, também, em outras emissoras, de segunda a sábado, das 9 às 10 horas. Na Rede Vida de Televisão, diariamente, reza o Terço Bizantino e, aos sábados, concelebra missa, presidida pelo Bispo de Santo Amaro (SP), Dom Fernando Figueiredo.

Na música, é considerado um fenômeno cristão na América Latina, com mais de 12 milhões de CDs vendidos, ao longo da carreira. Em 2001, ele lançou o álbum Paz, que lhe rendeu uma indicação ao Grammy Latino de 2002. Também, em 2002, lançou o CD “Anjos”, pela Sony Music. Em 2006, lançou “Minha Bênção”, sendo o álbum mais vendido daquele ano, recebendo a certificação de diamante e três de platina. Naquele mesmo ano, surgiu o “Momento de Fé para uma Vida Melhor”. Em 2008, Padre Marcelo lançou “Paz Sim, Violência Não”, em dois volumes, ficando entre os mais vendidos do ano.

Em 2011, o sacerdote publicou o livro “Ágape”, que atingiu o recorde de vendas na história da Editora Globo e já vendeu mais de cinco milhões de cópias. Inspirado no livro, Padre Marcelo lançou o disco “Ágape Musical”, com 17 faixas e participação do cantor Belo, na música “Força e Vitória”.

Mais informações sobre o sacerdote, como funcionamento do Santuário Bizantino, notícias, fotos, entretenimento, no site www.padremarcelorossi.com.br.

Fonte: CNBB

CONVERSÃO DE SÃO PAULO

O martírio de São Paulo é celebrado junto com o de São Pedro, em 29 de junho, mas sua conversão tem tanta importância para a história da Igreja que merece uma data à parte. Neste dia, no ano 1554, deu-se também a fundação da que seria a maior cidade do Brasil, São Paulo, que ganhou seu nome em homenagem a tão importante acontecimento.

Saulo, seu nome original, nasceu no ano 10 na cidade de Tarso, na Cilícia, atual Turquia. À época era um pólo de desenvolvimento financeiro e comercial, um populoso centro de cultura e diversões mundanas, pouco comum nas províncias romanas do Oriente. Seu pai Eliasar era fariseu e judeu descendente da tribo de Benjamim, e, também, um homem forte, instruído, tecelão, comerciante e legionário do imperador Augusto. Pelo mérito de seus serviços recebeu o título de Cidadão Romano, que por tradição era legado aos filhos. Sua mãe uma dona de casa muito ocupada com a formação e educação do filho.

Portanto, Saulo era um cidadão romano, fariseu de linhagem nobre, bem situado financeiramente, religioso, inteligente, estudioso e culto. Aos quinze anos foi para Jerusalém dar continuidade aos estudos de latim, grego e hebraico, na conhecida Escola de Gamaliel, onde recebia séria educação religiosa fundamentada na doutrina dos fariseus, pois seus pais o queriam um grande Rabi, no futuro.

Parece que era mesmo esse o anseio daquele jovem baixo, magro, de nariz aquilino, feições morenas de olhos negros, vivos e expressivos. Saulo já nessa idade se destacava pela oratória fluente e cativante marcada pela voz forte e agradável, ganhando as atenções dos colegas e não passando despercebido ao exigente professor Gamaliel.

Saulo era totalmente contrário ao cristianismo, combatia-o ferozmente, por isso tinha muitos adversários. Foi com ele que Estêvão travou acirrado debate no templo judeu, chamado Sinédrio. Ele tanto clamou contra Estevão que este acabou apedrejado e morto, iniciando-se então uma incansável perseguição aos cristãos, com Saulo à frente com total apoio dos sacerdotes do Sinédrio.

Um dia, às portas da cidade de Damasco, uma luz, descrita nas Sagradas Escrituras como "mais forte e mais brilhante que a luz do Sol", desceu dos céus, assustando o cavalo e lançando ao chão Saulo , ao mesmo tempo em que ouviu a voz de Jesus pedindo para que parasse de persegui-Lo e aos seus e, ao contrário, se juntasse aos apóstolos que pregavam as revelações de Sua vinda à Terra. Os acompanhantes que também tudo ouviram, mas não viram quem falava, quando a luz desapareceu ajudaram Saulo a levantar pois não conseguia mais enxergar. Saulo foi levado pela mão até a cidade de Damasco, onde recebeu outra "visita" de Jesus que lhe disse que nessa cidade deveria ficar alguns dias pois receberia uma revelação importante. A experiência o transformou profundamente e ele permaneceu em Damasco por três dias sem enxergar, e à seu pedido também sem comer e sem beber.

Depois Saulo teve uma visão com Ananias, um velho e respeitado cristão da cidade, na qual ele o curava. Enquanto no mesmo instante Ananias tinha a mesma visão em sua casa. Compreendendo sua missão, o velho cristão foi ao seu encontro colocando as mãos sobre sua cabeça fez Saulo voltar a enxergar, curando-o. A conversão se deu no mesmo instante pois ele pediu para ser Batizado por Ananias. De Damasco saiu a pregar a palavra de Deus, já com o nome de Paulo, como lhe ordenara Jesus, tornando-se Seu grande apóstolo.

Sua conversão chamou a atenção de vários círculos de cidadãos importantes e Paulo passou a viajar pelo mundo, evangelizando e realizando centenas de conversões. Perseguido incansavelmente, foi preso várias vezes e sofreu muito, sendo martirizado no ano 67, em Roma. Suas relíquias se encontram na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, na Itália, festejada no dia de sua consagração em 18 de novembro.

O Senhor fez de Paulo seu grande apóstolo, o apóstolo dos gentios, isto é, o evangelizador dos pagãos. Ele escreveu 14 cartas, expondo a mensagem de Jesus, que se transformaram numa verdadeira "Teologia do Novo Testamento". Também é o patrono das Congregações Paulinas que continuam a sua obra de apóstolo, levando a mensagem do Cristianismo a todas as partes do mundo, através dos meios de comunicação.

Fonte: Site Paulinascompartilhar essa página


sábado, 28 de janeiro de 2012

ORAÇÃO DO APÓSTOLO PAULO

… tua luz, dá-me tua misericórdia, Meu Redentor, redime-me, pois sou teu; aquele que veio de tí. Tú és minha Mente; cultiva-me ! Tu és meu tesouro: abre-te para mim ! Tu és minha perfeição; leva-me para tí ! Tú és minha confiança; dá-me a Coisa Perfeita que não pode ser apreendida ! Eu te invoco, aquele que é, e que pré-existiu no nome, que é exaltado acima de qualquer outro nome, Jesus Cristo, o Senhor dos Senhores, o Rei dos aeons; dá-me as dádivas, das quais não te arrependas, através do Filho do Homem, do Espírito, do Paráclito da verdade. Dá-me, através do Evangelista, autoridade quando te pedires; e cura para meu corpo quando te pedires, redime minha eterna alma luminosa e meu espírito revela em minha mente, o Filho-Primeiro do Pléroma da graça ! Concede-me o que nenhum olho de anjo jamais viu, e o que nenhum ouvido de arconte jamais ouviu, e o que não entrou no coração do homem, e que veio para ser angelical, e que foi modelado segundo a imagem do Deus psíquico, quando foi formada no princípio, pois eu tenho fé e esperança. E coloca sobre mim o teu amado, eleito, e abençoada grandeza, o Filho-Primeiro, o Criado-Primeiro, e o maravilhoso mistério de tua casa; pois teus são o poder e a glória, o louvor e a grandeza, para sempre e sempre.


Amem !

JESUS É A BOA NOVA

A grande Boa Nova, o Grande Evangelho, antes de tudo, é uma pessoa: Jesus Cristo! Quando os Anjos de Belém anunciaram aos Pastores o nascimento de Jesus, nosso Salvador, disseram: “Eis que venho anunciar-vos uma grande notícia, que será motivo de alegria para todo o povo: nasceu para vós o Salvador”.(Lc 2,10-11) Esta foi a mais extraordinária notícia que poderíamos ter recebido: a Vinda de Jesus Cristo, nosso Salvador e Senhor.

Antes de tudo precisamos crer, acreditar, pôr fé incondicional em Jesus, como Filho de Deus, Salvador e Senhor. Quando cremos firmemente em Jesus ressuscitado, naturalmente creremos em todas as maravilhosas revelações que Ele nos fez a respeito do Deus-Trindade, a respeito do sentido eterno de nossas vidas, e a respeito do sentido do mundo.

Todo aquele que se converte de todo coração para Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, também necessariamente aceita Jesus e todas as verdades por Ele reveladas. Converter-se para Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo sempre mais, durante toda a vida, e crer em Jesus e em suas revelações cada vez mais, eis a vida cristã.

É verdade, sim, que Jesus é o “coração”, é o centro, é a síntese perfeita da Boa Nova. Ele foi encarregado por Deus Pai para desvendar essa Boa Nova, fazendo-nos revelações maravilhosas. Uma Boa Nova revelada por Jesus é: Deus Pai nos ama com amor gratuito e incondicional, e por isso nos mandou Jesus para nos salvar e para levar-nos para junto dEle, no céu. Outra Boa Nova é: Deus Pai nos adotou como filhos Seus e quer dar-nos a herança da vida eterna. Outra Boa Nova é: Após esta vida terrena existe outra vida, eterna, que será o “paraíso do coração” por toda a eternidade, e que a presença de Deus gera essa felicidade perfeita e sem fim. Outra Boa Nova é: quem crer em Jesus e for batizado será salvo por Jesus, para poder entrar no paraíso da felicidade eterna. Todas as Boas Novas, enfim, estão descritas nos santos evangelhos. “Convertei-vos e crede na Boa Nova, que é Jesus”.
 
Fonte: Pe. Alírio Jose Pedrini,scj

A CONVERSÃO PARA DEUS

A conversão para Deus é obra de uma vida toda. Podemos nos “voltar” para Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, sempre mais, durante toda a vida. E na medida em que nós nos convertemos mais, também vamos aceitando as verdades por Ele reveladas, e vamos transformando as nossas vidas “conformando-as” com os ensinamentos divinos.


Quanto mais um marido-pai se converte para Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, faz uma amizade com Eles e a cultiva em sua vida por um relacionamento perseverante, tanto mais ele será um bom marido e um bom pai, pois as luzes dos ensinamentos de Jesus lhe indicarão o modo correto de ser esposo e pai. Ele aprenderá a amar com fidelidade, a amar afetivamente sua esposa e filhos, ele saberá compreender, perdoar, promover, incentivar, dirigir, cuidar muito bem da esposa e dos filhos.

Quanto mais uma esposa-mãe se converter progressivamente para Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, tanto mais crescerá em sua amizade com Eles, tanto mais ela será uma boa esposa e boa mãe; tanto mais ela será uma esposa fiel, amorosa, carinhosa, dedicada e cuidadosa de seu marido; tanto mais ela cuidará de seus filhos, e procurará educá-los nos caminhos de Deus, da Igreja, num caminho bom e honrado; tanto mais ela saberá compreender, perdoar, socorrer e dirigir seus filhos e seu marido.

Quanto mais um jovem, uma jovem, se converterem para Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, e descobrirem o valor dEles em suas vidas, descobrirem a beleza dos ensinamentos divinos para suas vidas jovens, tanto mais gostarão de viver uma vida honrada, honesta, casta, sincera, justa e bela em relação a seus pais e a seus irmãos. Tanto mais se dedicarão aos estudos e aos trabalhos com honestidade e empenho, preparando-se para um futuro, com responsabilidade de dignidade.

Quanto mais uma pessoa se voltar para Deus e cultivar sua amizade com Deus por meio de atos religiosos, tanto mais gostará de conhecer a Deus Pai, a Deus Filho e a Deus Espírito Santo, tanto mais se encantará pelas belezas divinas e pela grandeza de Seu amor, tanto mais descobrirá a importância dos mandamentos e ensinamentos divinos, e procurará com alegria viver esses mandamentos e ensinamentos, como sendo o melhor caminho para sua vida.

A conversão progressiva para Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo gera a alegria e a felicidade que pode preencher o coração humano. Nessa convivência de amor com Deus se “recupera” o “paraíso perdido”, que é a felicidade do coração. Se é verdade que esse “paraíso reencontrado” não é perfeito e definitivo, é verdade também que ele induz, impulsiona a viver a vida cristã de tal forma que se alcançará, se conquistaráo “paraíso perfeito e definitivo”, o Céu, para estar com Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, por toda a eternidade.
 
Fonte:Pe. Alírio José Pedrini, scj

A VOLTA PARA DEUS

Jesus veio para “reconduzir” a humanidade e cada ser humano “de volta” para Deus, para um reencontro com Deus, para uma amizade com Deus, para a felicidade que a presença de Deus gera no coração humano. Jesus disse: “Deus não enviou o Seu Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por Ele” (Jo 3, 19). Disse ainda: “Eu não vim salvar os justos, mas os pecadores” (Mt 9,12). Aliás, as parábolas do Filho Pródigo e da Ovelha Perdida referem-se exatamente a esta “busca” que Deus faz para “conduzir de volta” o ser humano ao paraíso da convivência com Deus, já aqui na terra, para perpetuá-la, depois, na eternidade.


Ao iniciar a sua missão messiânica, logo após ter sido batizado por João e receber o Espírito Santo em forma de pomba, Jesus iniciou suas pregações dizendo: “Convertei-vos e crede na Boa Nova”, do Evangelho (Mc 1, 14-15). Esta dupla afirmação resume o caminho da vida cristã.

1º. A conversão para Deus. A conversão é um voltar-se para Deus de todo coração. É aceitar Deus na própria vida. É criar uma amizade profunda com Deus. É descobrir tantas provas do amor de Deus que convençam o coração que Deus o ama com amor gratuito e incondicional. Na verdade, o voltar-se para Deus é imprescindível para se poder “crer na Boa Nova”. Mas o nosso coração foi tão ferido pelo pecado original, e é tão ferido pelos nossos pecados, que precisamos trabalhar a vida toda para podermos nos “converter” sempre mais para Deus. Só estaremos totalmente voltados para Deus, totalmente convertidos, quando entrarmos no Céu. Ali está o nosso “paraíso”, a felicidade suprema causada pela comunhão plena e definitiva com a Trindade.

2º. Crer na Boa Nova, no Evangelho de Jesus Cristo. Crer, acreditar, pôr fé na Boa Nova dos ensinamentos de Jesus, e por esses ensinamentos, crer firmemente em Deus como Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

Fonte: Pe. Alírio José Pedrini,scj

CONVERTEI-VOS E CREDE NA BOA NOVA!

No relato bíblico da criação, nas primeiras páginas da Sagrada Escritura, lemos que Deus Pai criou o ser humano à sua imagem e semelhança, e o colocou no Paraíso terrestre, onde ele era plenamente feliz. Essa felicidade plena e permanente era gerada pela amizade profunda e pela convivência de Adão e Eva com Deus. O Paraíso era o símbolo dessa felicidade. Era um paraíso “do coração”. Era uma felicidade que preenchia plenamente o coração humano. A presença viva de Deus sempre gera uma felicidade e um gozo profundos. Ainda hoje.


Ocorre que pela desobediência de Adão e Eva às ordens de Deus, eles O ofenderam e se afastaram de Sua amizade. Foram expulsos do Paraíso, ou seja, perderam o “paraíso do coração”. Perderam aquela felicidade profunda que era gerada pela amizade com Deus. Esse afastamento de Deus por causa do “pecado das origens” passou, por geração humana, para todos os seres humanos. Todos nascemos afastados de Deus, fora do “paraíso do coração”. Todos não sentimos nem experimentamos naturalmente o amor e a amizade de Deus, e por isso temos uma sensação quase inconsciente de um vazio, de uma ausência, de uma falta de algo ansiosamente desejado: a felicidade do coração.

Por causa do pecado original, todos os seres humanos, ao nascer, não se sentem inclinados, “voltados”, “convertidos” para Deus. Nascemos pagãos, sem sentir necessidade de Deus, e sem o “paraíso do coração”.

Todavia, Deus, que havia criado o ser humano para a felicidade gerada pela comunhão com Ele mesmo, veio “procurar o que se havia perdido”. Desde o paraíso terrestre, Deus sempre procurou atrair novamente o ser humano para si, para levá-lo de volta ao “paraíso do coração”. Essa procura de Deus para atrair o ser humano para si, perpassa todas as páginas das Escrituras do Antigo Testamento, e culmina com a vinda de Jesus Cristo.
 
Fonte: Pe. Alírio Jose Pedrini,scj

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

PERIGRINAÇÃO DOS SÍMBOLOS DA JMJ EM NATAL VAI CELEBRAR MEMÓRIA DOS MARTIRES.

A peregrinação da Cruz e o Ícone de Nossa Senhora na arquidiocese de Natal (RN) vai relembrar o sacrifício dos Mártires do Rio Grande do Norte, também conhecidos como Protomártires do Brasil. No dia 11 de fevereiro, os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) serão levados à Basílica dos Mártires, no bairro de Nazaré, e, em seguida para São Gonçalo do Amarante, onde fica a Comunidade do Uruaçu, um dos locais do martírio. Lá, no Monumento dos Mártires, haverá uma caminhada luminosa e uma vigília dos jovens.


No dia 16 de julho de 1645, cerca de 70 fiéis estavam reunidos na capela de Nossa Senhora das Candeias, perto do Engenho de Cunhaú (a 65 quilômetros de Natal) para a missa. Quando o padre André de Soreval ergueu o Corpo de Cristo para adoração, as portas da igreja foram fechadas e começou um massacre que terminou com todos os fiéis mortos. O ataque, levado a cabo por uma tropa formada por holandeses calvinistas e por índios das etnias tapuia e potiguar, foi comandado por um alemão chamado Jacó Rabe, que estava a serviço dos holandeses, que, na época, dominavam o Nordeste brasileiro.

Meses depois, em 3 de outubro, novo massacre aconteceu. Desta vez o cenário foi o Engenho do Uruaçu, para onde foram levados cerca de 80 católicos aprisionados na Fortaleza dos Reis Magos, em Natal, e em Potengi. Lá, comandados novamente por Jacó Rabe, duas centenas e índios canibais e alguns soldados holandeses se lançaram sobre os fiéis e os mataram com requintes de crueldade. Um deles, Mateus Moreira, teve o coração arrancado pelas costas enquanto exclamava: "Louvado Seja o Santíssimo Sacramento".

Das cerca de 150 vítimas dos dois episódios, 30 foram identificados - dois padres e 28 leigos. Em 5 de março de 2000, o papa João Paulo II beatificou os 30 mártires, que morreram em razão de sua fé católica. Na ocasião, o Santo Padre lembrou a evangelização do Brasil. “Hoje, uma vez mais, ressoam aquelas palavras de Cristo, evocadas no Evangelho: ‘Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma’ (Mt 10, 28). O sangue de católicos indefesos, muitos deles anônimos crianças, velhos e famílias inteiras servirá de estímulo para fortalecer a fé das novas gerações de brasileiros, lembrando sobretudo o valor da família como autêntica e insubstituível formadora da fé e geradora de valores morais”, disse o papa João Paulo II na missa de beatificação.

O Postulador da Causa de beatificação desses Mártires, Monsenhor Francisco de Assis Pereira (falecido em 2011), disse, pouco antes da beatificação, que "a memória dos servos de Deus sacrificados em Cunhaú e Uruaçu, em 1645, permaneceu viva na alma do povo potiguar, que os venera como autênticos defensores da fé católica".


Shows

Um grande show com mais de 20 artistas católicos vai marcar o começo da peregrinação dos Símbolos da JMJ em Natal. No dia 10 de fevereiro, na Arena Bote Fé, situada na Praia do Forte, vão se apresentar: Padre Zezinho, Padre Fábio de Melo, Padre Reginaldo Manzotti, Padre Antônio Maria, Cantores de Deus, Banda Rosa de Saron, Banda Dominus, entre outros.

O show é organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB, pela arquidiocese de Natal e pela Sony Music. O ingresso promocional para o show, no valor de R$ 25,00, pode ser adquirido na Central Bote Fé, localizada no piso superior do Natal Shopping, diariamente, das 10 às 21 horas; ou na Catedral Metropolitana, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Moradores de outras cidades que desejarem adquirir o ingresso podem entrar em contato pelo telefone (84) 3615-2800.

Depois do Bote Fé, os jovens farão vigília no mesmo local e, a partir das 4h da madrugada do sábado, dia 11, iniciarão a peregrinação por vários pontos da capital potiguar, começando com missa na Catedral de Natal, às 6h, e prosseguindo até o Monumento dos Mártires, em Uruaçu, onde haverá nova vigília. A peregrinação continua no domingo, dia 12, até o meio-dia, quando a Cruz e o Ícone serão enviados para a Diocese de Caicó.

Fonte: CNBB

NOVA CRUZ ABRE FESTA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE






O Pároco de Nova Cruz, Pe. Edilson Nobre, fez a abertura oficial de mais uma festa de padroeira na paróquia de Nova Cruz. É a festa de Nossa Senhora da Piedade padroeira do bairro Frei Damião. A abertura aconteceu na noite desta terça-feira, dia 24, com missa presidida pelo Pe. Edilson Nobre e participação do diácono José Jeová. Após a missa aconteceu o hasteamento da bandeira da padroeira, tornando aberto os festejos que vão até dia 2 de fevereiro.


Durante o período festivo acontecerão caminhadas penitenciais, às 5h; celebrações da palavras e missas, às 19h. A programação cultural da festa acontecerá de 29 de janeiro a primeiro de fevereiro, com quermesse, funcionamento de barracas e show´s musicais com atrações religiosas.

Fonte: Pascom

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

CONSELHOS MISSIONÁRIOS REALIZAM FORMAÇÃO NO MARANHÃO

Até o dia 28 deste mês, representantes dos Conselhos Missionários Diocesanos (COMIDIS) estão reunidos em Bacabal, no Maranhão, para a 20ª edição do Curso de Formação Missionária. O encontro acontece no Centro Franciscano de Animação Missionária, e tem como tema “Missão dos cristãos nas políticas públicas”.

O encontro começou no dia 14, reunindo cerca de 60 participantes, entre agentes de pastorais, religiosos e sacerdotes vindos de Tocantins, Roraima, Piauí, São Paulo, Distrito Federal, Ceará e Maranhão. Tal diversidade cultural entre os participantes fomenta, de acordo com os organizadores, uma espiritualidade de comunhão e participação que colabora para que a missão seja reconhecida não como tarefa opcional, mas parte integrante da identidade cristã.

Na abertura foi realizada uma missa presidida pelo bispo de Bacabal, dom Armando Martin Gutierrez, que também é o referencial das missões no Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão).

Já passou pelo encontro o padre João Maria Van Dammem que apresentou uma “Analise de Conjuntura”, não só no âmbito de Brasil, mas a nível global, ressaltando o valor dos movimentos sociais. Em seguida, Ivo Poleto assumiu a assessoria do evento, refletindo sobre a importância de se assumir uma postura cristã diante das políticas públicas de seus municípios. Também será feita a apresentação do projeto missionário para os Regionais Nordeste 4 (Piauí) e 5 (Maranhão), além da reflexão da dimensão missionária da Campanha da Fraternidade desde ano.

Fonte: Blog da CNBB


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

SÃO PIO DE PIETRELCINA (SANTO DO DIA)

Padre Pio nasceu em 25 de maio de 1887 na localidade de Pietrelcina, muito próxima à cidade de Benevento. Foi um dos sete filhos de Grazio Forgione e Maria Giuseppa De Nunzio.


Ainda criança era muito assíduo com as coisas de Deus, tendo uma inigualável admiração por Nossa Senhora e o seu Filho Jesus, que os via constantemente devido a tanta familiaridade. Ainda pequeno havia se tornado amigo do seu anjo da Guarda, a quem recorria muitas vezes para auxiliá-lo no seu trajeto nos caminhos do Evangelho. Conta a história que ele recomendava muitas vezes as pessoas a recorrerem ao seu anjo da guarda, estreitando assim a intimidade dos fiés para com aquele que viria a ser o primeiro sacerdote da história da igreja a receber os estigmas do Cristo do Calvário.

Com quinze anos de idade entrou no noviciado em Morcone adotando o nome de "frei Pio"; concluído o ano de noviciado, formulou os votos simples em 1904; em 1907 formulou a profissão dos votos solenes. Frequentou estudos clássicos e filosofia. Foi ordenado padre em 10 de agosto de 1910 no Duomo de Benevento.

Aos casos mais urgentes e complicados o frade de Pitrelcina dizia: "Estes só Nossa Senhora", tamanha era a sua confiança na sua Maezinha do Céu a quem ele tanto amava e queria obter suas virtudes.

Percebendo que a sua missão era de acolher em si o sofrimento do povo, recebe como confirmação do Cristo os sinais da Paixão em seu próprio corpo. Estava aí marcado em si mesmo a sua missão. Deus o queria para aliviar o sofrimento do seu povo. Entregando-se inteiramente ao Ministério da Confissão, buscava por este sacramento aliviar os sofrimentos atrozes do coração de seus fiés e libertá-los das garras do Demônio que era conhecido por ele como "barba azul". Torturado, tentado e testado muitas vezes por este, sabia muito da sua astúcia no seu afã em desviar os filhos de Deus do caminho da fé.

Percebendo que não somente deveria aliviar o sofrimento espiritual, recebeu de Deus a inspiração de Construir um grande hospital, o tão conhecido "Casa Alívio do Sofrimento", que viria a ser o referência em toda a Europa. Mesmo com o seu ministério sacerdotal vitimado por calúnias injustificáveis, não se arrefeceu o coração para com a Igreja por quem tinha grande apreço e admiração. Sabia muito bem distinguir de onde provinham as calúnias, sendo estas vindas por parte de alguns da Igreja, e não da Igreja mãe e mestra a quem ele tanto amava.

A pedido do Santo Padre, devido aos horrores provocados pela Segunda Guerra Mundial, cria os grupos de Oração, verdadeiras células catalizadoras do amor e da paz de Deus para serem dispenseiros de tais virtudes no mundo que sofria e angustiáva-se no vale tenebroso de lágrimas e sofrimentos.

Na ocasião do aniversário de 50 anos dos grupos de oração celebra-se uma Missa nesta intenção. Seria esta Missa o caminho do seu Calvário definitivo, onde entregaria a alma e o corpo ao seu grande apaixonado; a última vez que os seus filhos espirituais veriam o padre a quem tanto amavam. Era madrugada do dia 23 de setembro de 1968, no seu quarto conventual com o terço entre os dedos repetindo o nome de Jesus e Maria, descansa em paz aquele que tinha abraçado a cruz do Cristo, fazendo desta a ponte de ligação entre a terra e o céu. Morte suave de quem havia completado a missão, de quem agora retornaria ao seio do Pai em quem tanto confiou. Hoje são muitas as pessoas que se juntaram a fileira dos seus devotos e filhos espirituais em vários grupos de oração que se espalharam pelo mundo. É o próprio padre Pio que diz: "Ficarei na porta do Paraíso até o último dos meus filhos entrar".

DIREÇÃO ESPIRITUAL

A Paz é fruto da Justiça. A Violência que nos interpela.



Os discípulos e Cristo e os irmãos de Francisco são especialmente interpelados por esta violência que afeta tudo e todos: a mudança dos fundamentos das estruturas.

É violento e injusto privar os povos daquilo que é sua própria cultura: os pontos de referência para caminho de sua vida. Para ser humano e converte-se em artífices de paz em meio a batalha contra a injustiças e violência, é indispensável reconhecer a nossa própria sacralidade e sacralidade dos outros. Pelo contrario, o chamamos de cultura do mercado mede tudo o que existe sob os termos de quantidade, e sobretudo a quantidade de riqueza material. As leis do livre mercado que geram uma economia dinâmica se impoõem como base para moral de uma nova cultura: a cultura de mercado.

A causalidade permeia tudo neste tipo de cultura, e o sagrado tende a desvanecer-se.Quando o motor de uma cultura é um primeiro lugar a ganância, e se os recursos humanos e da criação são considerados como objetos cujo uso serve para acumular riqueza, o resultado é uma perda do sentido do sagrado. A vida perde seu sentido(Jesus Cristo). Precisamos redescobrir a CULTURA DE PENTECONSTES, onde todos são considerado e se viver como irmãos, Cultura da Paz, da Fraternidade que só é possível quando se experimenta uma vida segundo o Espírito Santo de Deus, superando todo medo, permitindo que o Espírito nos conduza para mais perto de Deus que é JUSTIÇA, AMOR E ALEGRIA.


Fonte: Frei Cristóvão OFM Cap (Diretor Espiritual da RCC de Feira)

domingo, 22 de janeiro de 2012

PARA REFLETIR

Lançai sobre Deus
toda a vossa preocupação,
pois ele é quem cuida de vós!
(1Pd 5,7)

*

O caminho de Deus é perfeito,
a Palavra do Senhor é comprovada,
ela  é um escudo para todos os que
nele buscam refúgio.
(Sl 18,31)

DAS ÁGUAS AMARGAS PARA A ÁGUA DA VIDA

A caminho das águas amargas

É muito impressionante passear pelo deserto de ônibus com ar condicionado, ou mesmo fazer uma caminhada de algumas horas no deserto. Mas foi algo bem diferente quando um povo de vários milhões de pessoas, com suas crianças, seus animais e seus utensílios domésticos, andou pelo deserto durante três dias, padecendo com o calor, os perigos, a fome, a sede, o cansaço e a exaustão. É verdade que eles conseguiram escapar dos patrões egípcios que os mantinham como escravos e o exército egípcio foi "tragado de todo" pelo mar, como diz Hebreus 11.29. Em Êxodo 15.1 está escrito: "Então, entoou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao Senhor, e disseram: Cantarei ao Senhor, porque triunfou gloriosamente; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro." Que grande livramento foi esse milagre de Deus! Por detrás de Israel estava a poderosa e protetora mão de Deus, que afugentava os inimigos; sobre o povo de Israel estava a nuvem da glória que dirigia, conduzia e indicava a presença de Deus; diante dele estava a Terra Prometida que oferecia leite e mel – mas debaixo de seus pés só havia areia quente e pedras! Assim eles vaguearam pelo deserto de Sur e não encontraram água. As gargantas estavam secas, as crianças choravam, os animais berravam. Então, depois de três dias – e não foi uma miragem! – eles viram muita água. Com alegria e expectativa eles correram depressa para lá. Água! Água! Mas, que horror! Ela era muito amarga, um líquido intragável e venenoso. Todos gritaram: "Mara! Mara!" (= amargor!). Que dolorosa e amarga decepção! "Moisés, o que é isso? Tu nos guiaste até aqui para que morramos de sede?", gritaram as pessoas indignadas. "E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?" (Êx 15.24). Agora reinava a indignação e a raiva no meio daquela grande multidão sedenta. Até mesmo uma multidão disciplinada pode fugir ao controle quando é exigida além de suas capacidades. Mas nem ao povo escolhido de Deus, nem a nós é permitido fazer-Lhe a pergunta repreensiva: "Por que permites que teus filhos experimentem tanta frustração e amargura?!"




Nós cristãos também passamos por decepções de vez em quando, decepções por parte de pessoas ou de circunstâncias adversas. Como conseguimos nos arranjar com essas amargas frustrações? Como reagimos quando somos sacudidos e perdemos o rumo por falta de vigilância interior? Reagimos segundo a natureza do Cordeiro, de Jesus, que deveria ser também a nossa natureza, ou ficamos indignados? A amargura é uma erva daninha que procura nos sufocar, uma raiz que sempre procura se alastrar em nossas vidas. Mas em nós não deve acumular-se muita "água de amargura", pois quando ela fica represada em nosso íntimo, Satanás prontamente estará a postos transformando essa amargura em rebelião e ira. Ele, porém, não deve alcançar esse objetivo! "Atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados", adverte-nos o Senhor em Hebreus 12.15. Quando falamos com amargura sobre outras pessoas, contaminamos os que estão ao nosso redor e nos tornamos culpados, pois pecamos. Jesus quer libertar-nos desse pecado! Quem não quer vencer ou abandonar a amargura em nome de Jesus, não precisa admirar-se quando fica melancólico e triste. Conheci pessoas que se afogaram no "lago da amargura". Mas na cruz de Jesus há poder para a vitória! Quem afirma que ao seguirmos a Jesus estamos livres de temores e decepções, está mentindo. Jesus disse: "No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" (Jo 16.33). Devemos reivindicar para nós essa vitória sobre a amargura em nome de Jesus, devemos tomar posse dela pela fé. O apóstolo Paulo, aprovado no discipulado de Jesus, testemunha: "...que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus" (At 14.22). Andar no caminho estreito e penoso tem valor eterno, pois ele conduz ao alvo celestial: "Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós" (Rm 8.18), garante-nos Paulo. Um poeta lírico escreveu uma oração muito bonita, que também deve ser a nossa: "Faze com que eu me aquiete, meu Senhor e Deus. Que eu ouça somente a Tua voz na felicidade e na aflição. Estende Tuas mãos caridosas sobre meu caminhar, faze com que minha vista e meus pensamentos estejam direcionados somente para Ti".


sábado, 21 de janeiro de 2012

O DOGMA DE FÉ DA IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA SANTÍSSIMA

O DOGMA DE FÉ DA IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA SANTÍSSIMA




Papa Pio IX

Bula

Ineffabilis Deus

(8 de dezembro de 1854)



Posição e privilégios de Maria nos desígnios de Deus



1. Deus inefável, “cuja conduta toda é bondade e fidelidade”, cuja vontade é onipotente, e cuja sabedoria “se estende com poder de um extremo ao outro (do mundo), e tudo governa com bondade”, tendo previsto desde toda a eternidade a triste ruína de todo o gênero humano que derivaria do pecado de Adão, com desígnio oculto aos séculos, decretou realizar a obra primitiva da sua bondade com um mistério ainda mais profundo, mediante a Encarnação do Verbo. Porque, induzido ao pecado? Contra o propósito da divina misericórdia? Pela astúcia e pela malícia do demônio, o homem não devia mais perecer; antes, a queda da natureza do primeiro Adão devia ser reparada com melhor fortuna no segundo.

2. Assim Deus, desde o princípio e antes dos séculos, escolheu e pré-ordenou para seu Filho uma Mãe, na qual Ele se encarnaria, e da qual, depois, na feliz plenitude dos tempos, nasceria; e, de preferência a qualquer outra criatura, fê-la alvo de tanto amor, a ponto de se comprazer nela com singularíssima benevolência. Por isto cumulou-a admiravelmente, mais do que todos os Anjos e a todos os Santos, da abundância de todos os dons celestes, tirados do tesouro da sua Divindade. Assim, sempre absolutamente livre de toda mancha de pecado, toda bela e perfeita, ela possui uma tal plenitude de inocência e de santidade, que, depois da de Deus, não se pode conceber outra maior, e cuja profundeza, afora de Deus, nenhuma mente pode chegar a compreender.

3. E, certamente, era de todo conveniente que esta Mãe tão venerável brilhasse sempre adornada dos fulgores da santidade mais perfeita, e, imune inteiramente da mancha do pecado original, alcançasse o mais belo triunfo sobre a antiga serpente; porquanto a ela Deus Pai dispusera dar seu Filho Unigênito ? Gerado do seu seio, igual a si mesmo e amado como a si mesmo? De modo tal que Ele fosse, por natureza, Filho único e comum de Deus Pai e da Virgem; porquanto o próprio Filho estabelecera torná-la sua Mãe de modo substancial; porquanto o Espírito Santo quisera e fizera de modo que dela fosse concebido e nascesse Aquele de quem Ele mesmo procede.



Tradição da Igreja sobre a Imaculada Conceição

4. A Igreja Católica, que, instruída pelo Espírito de Deus, é “a coluna e a base da verdade”, sempre considerou como divinamente revelada e como contida no depósito da celeste revelação esta doutrina acerca da inocência original da augusta Virgem, doutrina que está tão perfeitamente em harmonia com a sua maravilhosa santidade, e com a sua eminente dignidade de Mãe de Deus; e, como tal, nunca cessou de explicá-la, ensiná-la e favorecê-la cada dia mais, de muitos modos e com atos solenes.

5. Porém esta mesma doutrina, admitida desde os tempos antigos, profundamente radicada na alma dos fiéis e admiravelmente propagada no mundo católico pelo cuidado e pelo zelo dos bispos, de modo o mais claro foi professada pela Igreja quando esta não hesitou em propor a Conceição da Virgem ao culto público e à veneração dos fiéis. Com este ato significativo ela, de fato, mostrava que a Conceição de Maria devia ser venerada como singular, maravilhosa, diferentíssima da de todos os outros homens, e plenamente santa; visto que a Igreja só celebra as festas dos Santos. Por isto é costume da Igreja, quer nos ofícios eclesiásticos, quer na santa Liturgia, usar e aplicar à origem da Virgem as mesmas expressões com que as divinas Escrituras falam da Sabedoria incriada e representam as eternas origens desta, havendo Deus, com um só e mesmo decreto, preestabelecido a origem de Maria e a encarnação da Divina Sabedoria.

6. Todas estas doutrinas e todos estes fatos, em toda parte e geralmente aceitos pelos fiéis, mostram com quanto cuidado a própria Igreja Romana, mãe e mestra de todas as Igrejas, tem favorecido a doutrina da Imaculada Conceição da Virgem. Todavia, parece assaz conveniente recordar em particular os atos mais importantes da Igreja nesta matéria; porquanto é tal a dignidade e autoridade que à Igreja absolutamente pertencem, que ela deve ser considerada o centro da verdade e da unidade católica; é a única que tem guardado inviolavelmente a religião; e todas as outras igrejas devem receber a tradição da fé.

Fonte: http://www.derradeirasgraças.com/

MULTIDÃO DE FIÉIS PARTICIPA DA TRADICIONAL PROCISSÃO DE SÃO SEBASTIÃO

Uma das maiores manifestações da população novacruzense em homenagem a São Sebastião foi dada nas ruas da cidade na tarde desta sexta feira, 20 de Janeiro, quando uma grande multidão participou da tradicional Procissão encerrando as festividades em homenagem ao santo Martir. Cofira algumas fotos.



Diácono Jeová, Pe. Edilson, Dom Matias, Pe. Janilson e Pe. Bianor

Verdadeira multidão homenageando São Sebastião




Fonte: Pascom

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

PROCISSÃO ENCERRA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO

A Festa em homenagem a São Sebastião, padroeiro do bairro do mesmo nome do santo em Nova Cruz termina dia 20. A partir das 16h, uma multidão de fiéis devotos sairão as ruas com a imagem do santo pela principais ruas do bairro. Logo após a procissão terá inicio a santa missa. A festa teve começo dia 11, com uma carreata e missa. Durante o período festivo acontece vasta programação religiosa e social.


Confira o itinerário da procissão:

16h - Saída da Igreja de São Sebastião

Rua vereador José André Dias

Rua Felipe Camarão

Rua 7 de Setembro

Rua Capitão José da Penha e

Praça de Sâo Sebastião


Fotos: Missa e procissão realizada em 2011

Fonte: Pascom

MEDITANDO O EVANGELHO DE HOJE (18-01-2012)

Evangelho (Marcos 3,1-6)

Evangelho (Mc 3,1-6): Outra vez, Jesus entrou na sinagoga, e lá estava um homem com a mão seca. Eles observavam se o curaria num dia de sábado, a fim de acusá-lo. Jesus disse ao homem da mão seca: «Levanta-te! Vem para o meio!» E perguntou-lhes: «Em dia de sábado, o que é permitido: fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou matar?» Eles ficaram calados. Passando sobre eles um olhar irado, e entristecido pela dureza de seus corações, disse ao homem: «Estende a mão!» Ele estendeu a mão, que ficou curada. Saindo daí, imediatamente os fariseus, com os herodianos, tomaram a decisão de eliminar Jesus.

Palavra da Salvação - Glória a vós Senhor - 



terça-feira, 17 de janeiro de 2012

QUEM É MARIA SANTÍSSIMA?

Mãe de Deus, caminho da salvação...

 
1. O caminho da salvação

Por meio dela Deus quis que o Salvador viesse a nós. Deus quis precisar de Maria (Gen 3,15)...´Ela te esmagará a cabeça´. É por Maria que devemos ir a Jesus, porque Jesus veio a nós por Ela.

2. É Mãe de Deus

Jesus é Deus. E Maria é Mãe de Jesus. Isabel lhe disse: ´A que devo a honra de receber a Mãe do meu Senhor?´(Lc 1,43) Os santos a chamam de ´Onipotência Suplicante´, isto é, pode tudo com as suas súplicas a seu Filho. TEOTHOKOS (Mãe de Deus) (Gal 4,4)

3. É Imaculada (08 de dezembro)

Isto é, foi concebida no seio de sua mãe (Sta. Ana) sem o pecado original, que todos os homens herdam dos pais. Maria foi preservada do pecado original pelo sacrifício de Jesus na Cruz. Deus antecipou para Ela a redenção. Para Deus o tempo não é obstáculo. Este doma foi proclamado pelo Papa Pio IX, 1854, solenemente, e confirmado pela própria Virgem em Lourdes, 4 anos depois, quando disse à menina Bernadete: ´Eu sou a Imaculada Conceição´, em 1858. Maria foi livre do pecado para que Jesus também o fosse; isto é, livre das cadeias do pecado, da morte e de Satanás, para poder vencê´lo e libertar a humanidade escrava.

4. Maria é sempre Virgem

Maria sempre quis ser Virgem, isto é, consagrada inteiramente a Deus. Mas Deus precisou dela para Mãe de seu Filho. Como para Deus tudo é possível, Ele a preservou Virgem perpetuamente. A Igreja ensina que Ela é ´Virgem antes do parto, Virgem no parto e Virgem após o parto´. É uma glória que Deus quis lhe dar. É dogma de fé. É um milagre, que não pode ser entendido pela ciência. (Concílio de Cápua, Itália, ano 381)

5. É a predileta do Pai

Maria foi a eleita do Pai entre todas as mulheres de todos os tempos e lugares. Isabel, cheia do Espírito Santo lhe disse; ´Bendita és tu entre as mulheres´(Lc 1,42). Foi a sua profunda humildade a razão de sua escolha por Deus. Ela mesma nos ensina isto no Magnificat: ´Ele olhou para a humildade de sua serva´(Lc 1,48). Quem se humilha será exaltado, disse Jesus. Ninguém se humilhou tanto como Maria, por isso ninguém foi tão exaltada como Ela. Ela mesma diz: ´Todas as gerações me proclamarão bem aventurada´(Lc 1,48). Sendo Mãe de Deus , o Rei, Ela foi humilde, simples, silenciosa, sofredora.... Maria só apareceu nas horas difíceis: Em Caná da Galiléia, no Calvário, na fuga para o Egito, no serviço a Isabel, etc... Os humildes são ocultos. Ela é ´cheia de graça´(Lc 1,30 e 28)

6. Maria é a Esposa do Espírito Santo

Ela concebeu Jesus pelo poder do Espírito Santo (Lc 1,35). Ele é seu Esposo. Onde está Maria está o Espírito Santo. Foi Ela que o trouxe em Pentecostes (At 2). Diz São Luiz de Montfort: ´Quanto mais o Espírito Santo encontra Maria em um coração, mais Ele vem a este coração e o santifica´. Deus quis ter Mãe, escolheu Maria, quis ter uma filha especial, imaculada, escolheu Maria, quis ter uma esposa, escolheu Maria. Que glória a de Maria!

7. Jesus foi submisso a Maria e a José

O criador se fez sujeito à sua criatura ´E ele lhes era submisso´ (Lc 2,51). Também no céu Maria continua Mãe de Jesus, a quem Ele tem a alegria de ´obedecer´. São José, depois de Maria, é o santo de maior glória e poder junto a Deus, por ter sido o eleito para pai adotivo (legal) de Jesus.

8. Maria é vitória de Deus contra o mal

Ela esmaga a cabeça da serpente infernal (Gen 3,15). É preciso estar protegido pelo seu manto virginal. É Ela que está arregimentando hoje o seu Exército de filhos fiéis para dar combate aos pecados do mundo: drogas, vícios, prostituição, homossexualismo, violências, ódios, assassinatos, corrupção, etc... É preciso rezar o Terço todos os dias, até o Rosário todo, para ter a força de Maria. Falar aqui sobre a importância do Rosário. Rezando´o, contemplamos a vida toda de Jesus. Em cada Ave´Maria lhes saudamos com a mesma saudação do Arcanjo Gabriel e Sta. Isabel, e pedimos que ela rogue por nós.

9. Ela é medianeira de todas as graças

Maria é o canal de todas as graças. Se Jesus, a maior graça, a salvação, veio por Maria, é lógico que as outras graças, que são menores que essa, também vêm por Maria. Ela é a ´Avenida´ ampla e perfumada que Deus abriu para chegarmos a Ele. Não queira usar outro caminho. As bodas de Caná mostra o poder intercessor de Maria (Jo 2). Explorar isto. ´Pede á Mãe que o ´Filho atende´.

10. Maria é nossa Mãe

Jesus no´la deu como Mãe, na Cruz. Na hora de sua morte, isto é muito significativo. Ela oferecia Jesus na cruz ao Pai, por nós, ao mesmo tempo Jesus a fazia nossa Mãe. De verdade, não só de palavras.(Jo 19,25´27) ler. Ela é a nossa Mãe espiritual. É ela que forma e modela a nossa alma para Deus. Ela nos leva ao caminho da santidade, de modo rápido, fácil, seguro e curto. Ela ´adocica´ a nossa cruz de cada dia, como a Mãe adocica o remédio amargo que o filho precisa beber. Leve Maria para sua casa (no seu coração) como São João o fez. Ela o guiará, sustentará na fé, protegerá nos perigos e ensinará na lei de Deus.

11. Maria foi Assunta ao céu (15 de agosto)

Levada ao céu de corpo e alma. Só Ela e Jesus estão com os seus corpos no céu. Os santos só estão com as sus almas. Os corpos só ressucitarão no juízo final. Maria já ressucitou, está gloriosa de corpo e alma diante de Deus e intercede por cada um de seus filhos com poder. Ela prepara para nós um lugar no céu. ´Nós somos cidadãos do céu´(Fil 3,20) disse São Paulo. Maria nos espera lá. É dogma de fé proclamado por Pio XII em 195.

12. Maria é a Rainha do Universo

Veja (Apoc 12,1). É o universo glorificando a sua Rainha. O sol, a lua e as estrelas era tudo o que os antigos conheciam do universo. A Mãe do Rei é Rainha. Festa celebrada pela Igreja em 22 de agosto. Todo o poder foi dado a Maria abaixo de Deus, no céu, na terra e nos infernos. Todos lhe foram submissos: anjos, homens, demônios.

Fonte: www.cleofas.com.br











VIRGEM MÃE

Apartir do momento que esta Virgem Mãe concebeu em seu ventre o Divino

Verbo, adquiriu, por assim dizer, um direito especial sobre os dons que

nos provêm do Espírito Santo, de tal modo que criatura alguma

recebe graças de Deus, senão por mãos de Maria.

Fonte: (São Bernardino de Siena)


segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

PRESIDENTE DO CNBB PARTICIPARÁ DE ATO A FAVOR DO CNJ

Os presidentes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno Assis, e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), jornalista Maurício Azedo, confirmaram as presenças no ato público que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promoverá, no próximo dia 31 de janeiro, contra o esvaziamento dos poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para processar e julgar questões ético-disciplinares envolvendo magistrados.


O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, considera muito importante a participação dessas entidades parceiras, por meio de seus principais dirigentes, de suma importância para o objetivo do ato público.

"OAB, CNBB e ABI, historicamente, sempre empreenderam lutas em favor da redemocratização do país e continuam juntas na afirmação da democracia no Brasil", salientou Ophir. "A presença dessas entidades nesse ato, para além do simbolismo, é também uma reafirmação da importância da unidade de sentimentos e de propósitos que envolvem a sociedade civil brasileira organizada", acrescentou.

Tramita no Supremo Tribunal Federal ação ajuizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) que questiona os poderes do CNJ para investigar e punir juízes por desvios ético-disciplinares. A expectativa é de que a ação direta de inconstitucionalidade (Adin) pode ser julgada, no mérito, na volta do recesso, a partir de 1º de fevereiro. No fim do ano passado, o ministro Marco Aurélio Mello, relator da Adin, concedeu liminar à AMB.


Fonte: CNBB

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

PE. NORMANDO SOFRE AVC

O ex-pároco de Nova Cruz e atual pároco da Paróquia de São Camilo de Léllis, Lagoa Nova, Natal, Padre Normando Pignataro Delgado, sofreu um AVC hemorrágico, sábado passado,7. Sábado à noite, foi submetido a uma cirurgia. Na terça-feira, 10, à noite, foi submetido a outra cirurgia, para colocar um dreno.Além disso, já foi constatada também pneumonia. Ele está sedado, na UTI, da Casa de Saúde São Lucas. O caso é grave, mas o quadro é estável.

Aproveitamos e pedimos a todos que rezem pelo Padre Normando.

Foto: Fonte, Correio do Agreste

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

FESTA DO 16º ANIVERSÁRIO DA GRUTA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


A Gruta Nossa Senhora da Conceição realizou seu 16º aniversário no dia 08/01/2012, onde a
programação constou de louvor com um grupo Carismático Católico e com a participação da
Sra.Vera Avelino. O casal Rosalvo e Lourdinha (Ministros da Eucaristia), conduziu a celebração com a reza do Terço, Pregação da Palavra e distribuição da comunhão. Os fiéis devotos de Nossa senhora da Conceição, participaram da comunhão. Também estava presente o Sr. Flávio, coordenador da Pascom de Nova Cruz/RN. Onde registrou o evento – Segue as fotos -

 Gruta Nossa Senhora da Conceição




 Momento de louvor
 Irmã Apolônia
 










 Momento da comunhão








Iracilda e suas irmães