terça-feira, 28 de setembro de 2010
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
27 DE SETEMBRO DIA DE SÃO COSME E SÃO DAMIÃO

Alguns relatos atestam que eram originários da Arábia, mas de pais cristãos. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Surgiram várias versões, mas nenhuma comprovada com fundamento histórico. Em uma das fontes, explica-se que eram dois irmãos, bons e caridosos que realizavam milagres. Alguns relatos afirmam que foram amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e inimigos dos deuses romanos. Em outra versão, na primeira tentativa de morte, foram afogados, mas salvos por anjos. Na segunda, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na terceira vez, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados.
Depois de mortos, apareceram materializados ajudando crianças que sofriam violências. Ao gêmeo Acta é atribuído o milagre da levitação e ao gêmeo Passio a tranqüilidade da aceitação do seu martírio. A partir do século V os milagres de cura atribuídos aos gêmeos fizeram com que passassem a ser considerados médicos, pois, quando em vida, exerciam a medicina na Síria, em Egéia e Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro. Mais tarde, foram escolhidos patronos dos cirurgiões.
Sempre confiantes em Deus, oravam e obtinham curas fantásticas. Também foram chamados de "santos pobres". Muitos esforços foram feitos para demonstrar que Cosme e Damião não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã dos filhos gêmeos pagãos de Zeus. Isto não é verdade, embora haja evidências de que a superstição popular muitas vezes fez supor haver em seu culto uma adaptação do costume pagão.
No Brasil, em 1530, a igreja de Iguaraçu, em Pernambuco, consagrou Cosme e Damião como padroeiros. No dia 27 de setembro, quando é realizada a festa aos santos gêmeos, as igrejas e os templos das religiões afro-brasileiras são enfeitados com bandeirolas e alegres desenhos.
No candomblé, são associados aos "ibejis", gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa " o enfeitado" e Damião, "o popular".
Padroados: Farmacêuticos; Faculdades de Medicina; Barbeiros e Cabeleireiros.
Protege: Orfanatos; Creches; Doceiras; Filhos em casa; Contra hérnia e Contra a peste.
Emblema: caixa com ungüentos, frasco de remédios, folha de palmeira.
Pesquisa: Terra Esotérico
domingo, 26 de setembro de 2010
BÍBLIA SAGRADA
![]() |
"Louvem o Senhor por sua bondade e por suas maravilhas em favor dos homens. Pois saciou quem tinha sede, e cumulou de bens os que tinham fome." (Sl 107,8-9) |
MENSAGEM DO DIA
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
FESTA DOS MÁRTIRES
Fiéis de Nova Cruz em romaria
Foto: Flavio Luiz
A Arquidiocese de Natal celebra a festa dos Bem-aventurados Mártires Pe. André de Soveral, Pe. Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e companheiros, neste domingo, dia 26. No Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, em Natal, às 9h30, haverá missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo. Às 13h30, partirá uma carreata com destino a Uruaçu.
Uma caravana de cinco ônibus conduzirá cerca de 250 fiéis da paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, para a festa dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, dia 26 deste mês. É a romaria dos mártires, que fará o seguinte percurso: capela da fazenda cunhaú, onde aconteceu um dos morticínios; Paróquia do Santuário dos Bem-Aventurados André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e companheiros, no bairro de Nazaré, em Natal; museu Ferreiro Torto, em Macaíba, e Monumento aos Mártires, na Comunidade Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante.
No Monumento em honra aos Mártires, na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, haverá missa, às 10h30 e às 12 horas. Às 16 horas, será realizado show com o Pe. Zezinho, e, às 18h, missa, também presidida pelo Arcebispo, transmitida pela Tv Século 21 e pela Rádio Rural de Natal.
No calendário da Igreja Católica, consta a festa dos Mártires de Cunhaú e de Uruaçu, dia 3 de outubro. Este ano, devido coincidir com as eleições, a Arquidiocese de Natal antecipou as celebrações para este dia 26 de setembro.
FONTE: PASCOM
FONTE: PASCOM
PALAVRAS DE DEUS PARA NOSSA VIDA.
![]() |
Anunciar o evangelho não é para mim motivo de glória. È antes uma necessidade que se me impõe. Por causa do evangelho eu faço tudo, para dele me tornar participante. (1 Cor 9,16.23) |
Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair,
e encontrará pastagem. [...]
Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância.
(Jo 10,9-10)
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
BENTO XVI ACABA DE REALIZAR UNA VIAGEM OFICIAL AO REINO UNIDO: UMA VIAGEM HISTÓRICA
![]() |
Chegada do Papa Bento XVI a Roma |
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
TESTEMUNHO DE IRACILDA
"Bendito seja o Sagrado Coração de Maria"
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
SARAU MARCA PRESENÇA DA LEGIÃO DE MARIA
A Legião de Maria da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, realizou sarau em comemoração aos 89 anos da Legião, no Brasil, e 22 anos na cidade. A festa aconteceu no domingo, dia 19, na Igreja Matriz. A atividade também festejou a Natividade de Nossa Senhora.
Fonte Pascom
PARÓQUIA DE NOVA CRUZ APRESENTA NOVOS CASAIS DO ECC
Na missa dominical deste domingo, 19, em Nova Cruz, a paróquia apresentou os 32 novos casais do ECC. Eles participaram do 18º Encontro de Casais com Cristo que foi realizado nos dias 10, 11 e 12 deste mês, no Colégio de Nossa Senhora do Carmo. A missa foi presidida pelo Pe. Edilson Nobre e teve a Pastoral da Juventude participando da liturgia.
Fonte Pascom
Fonte Pascom
A PALAVRA DE DEUS É O APOIO PARA O MEU DIA.
domingo, 19 de setembro de 2010
A MAIOR ESTÁTUA CATÓLICA DO MUNDO (SANTA CRUZ,RN)
sábado, 18 de setembro de 2010
A PALAVRA DE DEUS É LUZ PARA MEU DIA
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
LEGIÃO DE MARIA REALIZARÁ SARAU E PARÓQUIA PREPARA FESTE DA PADROEIRA DE NOVA CRUZ.
Sarau legionário realizado em 2009
A Legião de Maria da Paróquia de Nova Cruz realizará Sarau em Comemoração aos 89 anos de Legião no Brasil, 22 Anos em Nova Cruz e a natividade de Nossa Senhora. A festividade acontecerá no dia 19, na Igreja Matriz, a partir das 14h. Oração do terço, Palestra, apresentações teatral de jovens dos grupos de juvenil da legião, fazem parte da programação. O encerramento acontecerá às 16 horas com a benção do santissimo.
Antes, no dia 18, acontecerá a segunda reunião em preparação para a festa da padroeira 2010. A reunião será no salão do ECC, a partir das 8 horas, com a equipe organizadora e os padres Edilson e Iranildo, além dos coordenadores das pastorais, movimentos, serviços e representantes das comunidades.
Fonte Pascom
BENTO XVI NA INGLATERRA
Entre os dias 16 e 19 de setembro, o Papa Bento XVI fará uma viagem apostólica ao Reino Unido. O motivo principal da viagem será a beatificação do Cardeal John Newman.
Durante sua estadia, o Papa visitará duas cidades inglesas, duas escocesas e se encontrará com a Rainha Elisabeth II.
Os Arautos do Evangelho estarão com uma equipe acompanhando o Papa para nos dar a cobertura completa de toda a viagem.
Fonte: Arautos do Evangelho
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
PALAVRAS DE DEUS
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
REPITA ESTE EXERCÍCIO VÁRIAS VÊZES NO DIA E SINTA A PRESENÇA DE DEUS!
"A PALAVRA QUE É VIVA E EFICAZ"
terça-feira, 14 de setembro de 2010
PADRE COMEMORA TRES ANOS DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL
O Pe. Mário Gomes de França que atualmente é responsável pela área pastoral de São Bento, que abrange as cidades de Serra de São Bento e Monte das Gameleiras, comemora hoje, dia 14, três anos de ordenação sacerdotal. Às 19h acontecerá missa na Igreja Matriz de São Bento, com a presença de vários padres do zonal.
O padre Mario faz questão da visita de todas às comunidades rurais da área pastoral e com muito esforço e ajuda do fieis, está realizando a construção da casa paroquial que logo logo terá o sonho da igreja local ser elevada ao titulo de paróquia. Um padre jovem, mas que trabalha dia e noite para ver o nosso sonho realizado. Sua passagem por nossa cidade ficara marcada na historia local.
Parabéns e que nosso Deus sempre te ilumine. São os nossos sinceros votos.
Fonte: erinilsoncunha.blogspot.com
HOJE DIA 14 EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ
Se não houvesse a cruz, a morte não teria sido vencida e não teria sido derrotado o infernoA+ A-
Celebramos a festa da cruz; por ela as trevas são repelidas e volta a luz. Celebramos a festa da cruz e junto com o Crucificado somos levados para o alto a fim de que, abandonando a terra com o pecado, obtenhamos os céus. A posse da cruz é tão grande e de tão imenso valor que seu possuidor possui um tesouro. Chamo, com razão, tesouro aquilo que há de mais belo entre todos os bens pelo conteúdo e pela fama. Nele, por ele e para ele reside toda a nossa salvação, e é restituída ao seu estado original.
Se não houvesse a cruz, Cristo não seria crucificado. Se não houvesse a cruz, a vida não seria pregada ao lenho com cravos. Se a vida não tivesse sido cravada, não brotariam do lado as fontes da imortalidade, o sangue e a água, que lavam o mundo. Não teria sido rasgado o documento do pecado, não teríamos sido declarados livres, não teríamos provado da árvore da vida, não se teria aberto o paraíso. Se não houvesse a cruz, a morte não teria sido vencida e não teria sido derrotado o inferno.
É, portanto, grande e preciosa a cruz. Grande, sim, porque por ela grandes bens se tornaram realidade; e tanto maiores quanto – pelos milagres e sofrimentos de Cristo – tanto mais excelentes quinhões serão distribuídos. Preciosa também porque a cruz é paixão e vitória de Deus: paixão, pela morte voluntária nesta mesma paixão e vitória porque o diabo é ferido e com ele a morte é vencida. Assim, arrebentadas as prisões dos infernos, a cruz também se tornou a comum salvação de todo o mundo.
É chamada ainda de glória de Cristo, e dita a exaltação de Cristo. Vemo-la como cálice desejável e o termo dos sofrimentos que Cristo suportou por nós. Que a cruz seja a glória de Cristo, escuta-o a dizer: Agora, o Filho do homem é glorificado e nele Deus é glorificado e logo o glorificará (Jo 13,31-32). E de novo: Glorifica-me tu, Pai, com a glória que tinha junto de ti antes que o mundo existisse (Jo 17,5). E repete: Pai, glorifica teu nome. Desceu então do céu uma voz: Glorifiquei-o e tornarei a glorificar (Jo 12,28), indicando aquela glória que então alcançou na cruz.
Que ainda a cruz seja a exaltação de Cristo, escuta o que Ele próprio diz: Quando eu for exaltado, atrairei então todos a mim (cf. Jo 12,32). Bem vês que a cruz é a glória e a exaltação de Cristo.
FONTE
(Dos Sermões de Santo André de Creta, bispo).
PALAVRAS DE DEUS NO DIA - a - DIA
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
SETEMBRO MÊS DA BÍBLIA
EVANGELHO DO DIA 13/09/2010
Salve Maria!
Evangelho segundo São Lucas 7,1-10
Naquele tempo: 1Quando acabou de falar ao povo que o escutava, Jesus entrou em Cafarnaum. 2Havia lá um oficial romano que tinha um empregado a quem estimava muito, e que estava doente, à beira da morte.
Segunda-feira, 13 de Setembro de 2010.
SANTO DO DIA: Santo Amado, Abade de Lorena, e seu amigo São Romarico; São João Crisóstomo, Bispo e doutor
a Igreja; São Maurílio, Bispo
Primeira Leitura: Primeira carta de São Paulo aos Coríntios 11,17-26.33
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos: 17No que tenho a dizer-vos, eu não vos louvo, pois vossas
reuniões não têm sido para o vosso bem, mas para o mal. 18Com efeito, e em primeiro lugar, ouço dizer que, quando vos reunis em assembleia, têm surgido divisões entre vós. E, em parte, acredito. 19Na verdade, convém que haja até cisões entre vós, para que também se tornem bem conhecidos aqueles dentre vós que resistem à prova. 20De fato, não é para comer a Ceia do Senhor que vos reunis em comum. 21Pois cada um se apressa a comer a sua própria ceia; e enquanto um passa fome o outro se embriaga. 22Não tendes casas onde comer e beber? Ou desprezais a Igreja de Deus e quereis envergonhar aqueles que nada têm? Que vos direi? Hei-de elogiar-vos? Neste ponto, não posso elogiar-vos. 23O que eu recebi do Senhor foi isso que eu vos transmiti: Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão 24e, depois de dar graças, partiu-o e disse: 'Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei-o em memória de mim'. 25Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: 'Este cálice é a nova aliança, em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei isto em minha memória'. 26Todas as vezes, de fato, que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha. 33Portanto, meus irmãos, quando vos reunirdes para a Ceia, esperai uns pelos outros.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus
Salmo 39
Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados, E então eu vos disse: 'Eis que venho!'
R: Irmãos, anunciai a morte do Senhor, até que ele venha!
Sobre mim está escrito no livro: Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!'
R: Irmãos, anunciai a morte do Senhor, até que ele venha!
Boas-novas de vossa justiça anunciei numa grande assembléia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!
R: Irmãos, anunciai a morte do Senhor, até que ele venha!
as se alegre e em vós rejubile todo ser que vos busca, Senhor! Digam sempre: 'É grande o Senhor!' os que buscam em vós seu auxílio.
R: Irmãos, anunciai a morte do Senhor, até que ele venha!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 7,1-10
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Naquele tempo: 1Quando acabou de falar ao povo que o escutava, Jesus entrou em Cafarnaum. 2Havia lá um oficial romano que tinha um empregado a quem estimava muito, e que estava doente, à beira da morte. 3O oficial ouviu falar de Jesus e enviou alguns anciãos dos judeus, para pedirem que Jesus viesse salvar seu empregado. 4Chegando onde Jesus estava, pediram-lhe com insistência: 'O oficial merece que lhe faças este favor, 5porque ele estima o nosso povo. Ele até nos construiu uma sinagoga.' 6Então Jesus pôs-se a caminho com eles. Porém, quando já estava perto da casa,
o oficial mandou alguns amigos dizerem a Jesus: 'Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. 7Nem mesmo me achei digno de ir pessoalmente ao teu encontro. Mas ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado. 8Eu também estou debaixo de autoridade, mas tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Se ordeno a um : 'Vai!', ele vai; e a outro: 'Vem!', ele vem; e ao meu empregado 'Faze isto!', e ele o faz'.' 9Ouvindo isso, Jesus ficou admirado. Virou-se para a multidão que o seguia, e disse: 'Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé.' 10Os mensageiros voltaram para a casa do oficial e encontraram o empregado em perfeita saúde.
- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor
Comentário ao Evangelho do dia feito por Santo Agostinho (354-430)
Bispo de Hipona (Norte de África) e Doutor da Igreja
Sermão 62 (a partir da trad. Brésard, 2000 ans C, p.80 rev.)
«Senhor, eu não sou digno»
Na leitura do Evangelho, ouvimos Jesus louvar a nossa fé, associada à humildade. Quando prometeu ir a casa do centurião curar-lhe o servo, este respondeu: «Não sou digno de que entres debaixo do meu tecto, mas diz uma só palavra e o meu servo será curado». Ao considerar-se indigno, revela-se digno - digno não só de que Cristo entre em sua casa, mas também no seu coração. [...]
Pois não teria sido para ele grande alegria se o Senhor Jesus tivesse entrado em sua casa sem estar no seu coração. Com efeito Cristo, Mestre em humildade pelo Seu exemplo e pelas Suas palavras, sentou-Se à mesa em casa de um fariseu orgulhoso chamado Simão (Lc 7, 36ss.). Embora Se sentasse à sua mesa, não entrou no seu coração: aí, «o Filho do Homem não tinha onde reclinar a cabeça» (Lc 9, 58). Pelo contrário, aqui não entra em casa do centurião, mas entra no seu coração. [...]
Por conseguinte, é a fé unida à humildade que o Senhor elogia neste centurião. Quando este diz: «Não sou digno de que entres debaixo do meu tecto», o Senhor responde: «Em verdade vos digo, nem em Israel encontrei tão grande fé». [...] O Senhor veio ao povo de Israel segundo a carne, para procurar primeiramente neste povo a Sua ovelha perdida (cf Lc 15, 4). [...] Nós, como homens, não podemos medir a fé dos homens. Foi Aquele que vê o fundo dos corações, Aquele a Quem ninguém engana, que testemunhou como era o coração deste homem; ao ouvir as suas palavras repletas de humildade, responde-lhe com uma palavra que cura.
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
COMEÇA HOJE O 18º ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO EM NOVA CRUZ
A paróquia de Nova Cruz realiza a partir de hoje, 10, até o próximo domingo, dia 12, o 18º Encontro de Casais com Cristo-ECC. O encontro será realizado no Colégio de Nossa Senhora do Carmo, com inicio , marcado para às 19 horas, com a participação de mais de 40 casais. Os casais do 18º ECC serão apresentados a comunidade no próximo dia 19, na missa das 19 horas na Igreja Matriz, como aconteceu nos anos anteriores. Na foto acima, casais que participarão do 17º ECC. O serviço do ECC na Igreja tem uma grandiosa atuação, eles participam e ajudam nas diversas atividades realizadas pela paróquia.
Fonte Pascom
MENSAGEM DO DIA
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
sábado, 4 de setembro de 2010
CONVITE AO TERÇO DE NOSSA SENHORA
"A MENSAGEM CENTRAL DA BÍBLIA"
Deus quer ser Javé para nós, quer ser presença libertadora no meio de nós! E Ele deu provas bem concretas de que esta é a sua vontade. A primeira prova foi a libertação do Egito.
A última prova está sendo, até hoje, a ressurreição de Jesus, chamado Emanuel (cf. Mt 1,23). Pela ressurreição de Jesus, Deus venceu as forças da morte e abriu para nós o caminho da vida. Por tudo isso é difícil resumir em poucas palavras aquilo que o Nome de Deus evocava na mente, no coração e na memória do povo por Ele libertado.
Só mesmo o povo que vive e celebra a presença libertadora de Deus no seu meio, pode avaliá-lo. Na nossa Bíblia, o Nome Javé foi traduzido por Senhor. É a palavra que mais ocorre na Bíblia. Milhares de vezes! Pois o próprio Deus falou: "Este é o meu Nome para sempre! Sob este Nome quero ser invocado, de geração em geração!" (Ex 3,15).
Faz um bem tão grande você ouvir, lembrar ou pronunciar o nome da pessoa amada. Aquilo ajuda tanto na vida! Dá força e coragem, consola e orienta, corrige e confirma. Um Nome assim não pode ser usado em vão! Seria uma blasfêmia usar o Nome de Deus para justificar a opressão do povo, pois Javé significa Deus libertador!
O Nome Javé é o centro de tudo. Tantas vezes Deus o afirma: "Eu quero ser Javé para vocês, e vocês devem ser o meu povo!" Ser o povo de Javé significa: ser um povo onde não há opressão como no Egito; onde o irmão não explora o irmão; onde reinam a justiça, o direito, a verdade e a lei dos dez mandamentos; onde o amor a Deus é igual ao amor ao próximo.
Esta é a mensagem central da Bíblia; é o apelo que o Nome de Deus faz a todos aqueles que querem pertencer ao seu povo.
Fonte Franciscanos
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
VOCÊ SABIA?
Assinar:
Postagens (Atom)