quinta-feira, 31 de maio de 2012

A Paróquia Imaculada Conceição de Nova Cruz,
convida os paroquianos para o encerramento do
mês de Maio, onde podemos ver a coroação de
Nossa Senhora da Conceição Padroeira de nossa
Cidade.

quarta-feira, 30 de maio de 2012


Catedral de Natal conquista recorde brasileiro




A Catedral Metropolitana de Natal-RN entra em 2012 para o RankBrasil — empresa que registra recordes brasileiros—por ser a catedral com maior vão livre em concreto protendido, com a marca de 60 metros. 
Também conhecida como Catedral Nova ou Catedral Nova Cidade, a igreja foi inaugurada em 21 de novembro de 1988 e é dedicada a Nossa Senhora da Apresentação.

A área total da Catedral em planta é de 3.250 m² e por sua beleza arquitetônica e concepção estrutural, a obra é vista até hoje como extremamente moderna. Marconi Grevy desenvolveu o projeto arquitetônico. O estrutural é de autoria do engenheiro civil José Pereira da Silva e coautoria dos engenheiros civis Flávio César da Costa Pereira e Fábio Sérgio da Costa Pereira.

Ele explica que o concreto protendido foi utilizado para permitir vencer um vão livre de 60 metros, em cobertura com vigas curvas de altura variável: “Foi um desafio por ser a primeira obra de concreto protendido executada em Natal, com toda a equipe técnica, inclusive operários, radicada na cidade”. 
O engenheiro fala ainda sobre a importância de fazer parte do RankBrasil por um recorde conquistado através da Catedral. “O registro de uma obra emblemática para a engenharia estrutural nacional e para a cidade de Natal é um reconhecimento marcante”, destaca. 

Dificuldades - Entre os problemas enfrentados para executar o projeto, o engenheiro menciona a complexidade da Catedral, a equipe técnica estritamente local e a necessidade de fixação de escoramento e formas de madeira com até 25 metros de altura, sem nenhum acidente. 

Outro obstáculo tem relação com a Matemática: “Na época, o cálculo estrutural foi desenvolvido apenas com a utilização de régua de cálculo e máquina manual de calcular, da marca Facit”. 

Pela escassez de recursos e dificuldades de ordem construtiva, a obra foi executada de forma bastante lenta. Conforme o engenheiro, a Catedral ficou pronta em cinco anos. 

Concreto protendido - A Catedral de Natal foi edificada sem pilares ou vigas no seu interior, no sistema construtivo denominado concreto protendido. 

De acordo com José Pereira, o concreto protendido é recomendado para todas as obras com grandes vãos, nas mais diversas formas, com reduzidas dimensões e deformações. 

A obra - A obra foi toda executada por administração direta da Arquidiocese de Natal, com equipe técnica dirigida pelo engenheiro Malef Carvalho e supervisionada pelo autor do projeto estrutural. 

Uma das curiosidades da obra, segundo José Pereira, é que pela primeira vez foram utilizadas fundações excêntricas, constituídas de tubulões a céu aberto, parte deles servindo apenas de contrapeso. 
Visita do papa - Em 13 de outubro de 1991, a Catedral Metropolitana de Natal recebeu o papa João Paulo II, durante a sua terceira visita ao Brasil. 

Natal Luz - No ano de 2005, a Catedral teve a iluminação do projeto Natal Luz, da Eletrobras. A igreja foi escolhida para obter a decoração especial entre 70 monumentos selecionados em 55 cidades do Brasil. 
A escolha da Catedral aconteceu pela sua moderna arquitetura e por estar localizada no coração da cidade. Ao todo 100 mil lâmpadas e 500 metros de cordão luminoso decoraram a edificação. 


Fonte: http://www.avozdaserra.com.br/

terça-feira, 29 de maio de 2012


Processo de beatificação de Frei Damião segue para Roma em junho



O candidato a beato, Frei Damião, que viveu 66 anos de missão na região Nordeste do Brasil


Um homem de fé, que levou uma vida de doação de si em prol dos necessitados. Assim foi a trajetória de Frei Damião de Bozzano, que viveu 66 anos de missões na região do Nordeste brasileiro. Diante de sua fama de santidade, foi aberto o pedido para que o frei seja beatificado. Com o término da fase diocesana do processo de beatificação no último domingo, 27, a expectativa para a aprovação da Santa Sé aumenta, principalmente entre os nordestinos, que puderam acompanhar de perto a obra de Frei Damião. 

A abertura oficial do processo de beatificação do frei foi no dia 31 de janeiro de 2003. Desde então, o vice-postulador da causa aqui no Brasil, frei Jociel Gomes, vem trabalhando na chamada fase diocesana, em que se faz o levantamento de documentos sobre a vida do candidato a beato e se colhe depoimentos que comprovem a prática das virtudes cristãs. 

“Recolhemos toda a documentação pessoal, escolar, religiosa, também tudo aquilo que foi escrito pelo Frei Damião. Também escutamos os testemunhos de pessoas que o conheceram de perto, conviveram com ele e puderam dar um testemunho, principalmente acerca daquilo que a Igreja pede para o processo de beatificação e canonização que são as virtudes: a fé, a esperança e a caridade”, explicou o vice-postulador.

Para Frei Jociel, essas três virtudes resumem os fatores que agregaram a frei Damião a fama de santidade. “Frei Damião era um homem de muita fé, por causa da fé ele deu a sua vida. Eu sempre digo que Frei Damião foi um homem movido pela fé. Pela fé ele viveu pela fé ele se doou”, disse.

Ele contou ainda que o povo nordestino sempre viu em Frei Damião uma voz de esperança e revelou outra grande característica do candidato a beato que pode ser modelo hoje: o dom da escuta. 

“Dentro desses 66 anos, Frei Damião confessou uma imensidão de gente. Alguns que conhecem a vida de santos e de missionários dizem que ele confessou até mais do que Padre Pio. E uma escuta não só dos pecados, mas uma confissão que às vezes também se tornava aconselhamento. Frei Damião parava para escutar as dores e alegrias, a partilha desse povo sofrido”, informou. 

Expectativas

A solenidade de encerramento da fase diocesana foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, no Convento de São Félix, onde Frei Damião foi sepultado. Como tudo foi feito de acordo com as devidas orientações, frei Jociel acredita que a causa será de fato aceita pela Santa Sé. “No coração do nordestino, Frei Damião já tem um altar, mas a santidade dele precisa realmente ser reconhecida pela Igreja”. 

Frei Jociel também informou que, quando esteve em Roma, em fevereiro, ficou sabendo que lá na apostulação geral existe uma grande ansiedade pela chegada do processo de Frei Damião. Se o processo for entregue em junho, seguindo o prazo, em cerca de dois anos a Santa Sé deve dar uma resposta. 

Tal retorno está sendo esperado ansiosamente aqui no Brasil. Frei Jociel se diz impressionado com o interesse de pessoas do país inteiro na causa de Frei Damião. Ele informou que já existe uma pesquisa acerca dos possíveis milagres que o frei tenha realizado e que ele está acompanhando cinco casos em especial. Saindo a beatificação, já existe a intenção de entrar com o pedido de canonização. 

O Vice-postulador citou ainda o papel dos meios de comunicação, que lá no Nordeste têm anunciado constantemente novidades sobre o processo. “Os meios de comunicação já noticiam tanta coisa negativa então colocar para o Brasil, para outras regiões este testemunho de santidade de Frei Damião como um farol é algo bom a ser transmitido e a gente não pode esquecer essa memória”, finalizou.

Frei Damião

Frei Damião de Bozzano nasceu na Itália em 1898. Aos 33 anos, deixou o país e veio ser missionário no Nordeste do Brasil, onde teve como primeira residência o Convento de Nossa Senhora da Penha. Viveu 66 anos para realizar as “santas missões”, estilo próprio que encontrou para evangelizar. Dedicou sua vida à pregação, à confissão, à celebração da Eucaristia e ao convite para uma conversão e mudança de vida. Já com a saúde debilitada, Frei Damião faleceu no dia 31 de maio de 1997, aos 98 anos, após sofrer um derrame cerebral no Real Hospital Português do Recife. Seus restos mortais repousam numa capela especial, dedicada à N. Sra. das Graças, no Convento de São Félix de Cantalice, onde viveu seus último dias. 

Fonte: noticias.cancaonova.com


Carreata encerra mês mariano em Nova Cruz


 Uma carreata saindo da Comunidade Lagoa Limpa em Nova Cruz abre a programação de encerramento do mês mariano na Paróquia da Imaculada Conceição. Às 18h, a carreata sairá com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, percorrendo algumas ruas da cidade e chegada na Igreja Matriz, onde haverá missa, seguido de coroação da imagem da Imaculada Conceição.

Durante todo o mês de maio as igrejas da paróquia estiveram abertas para momentos de devoção mariana. A coroação fecha a programação também nas Igrejas das comunidades e bairro. No dia primeiro de junho, a coroação será na Igreja de São Sebastião, com a missa às 19h. Na igreja de Santa Maria Gorette, o encerramento será no dia 2 de junho, com missa, coroação e envio dos quadros de Santa Maria Gorette que peregrinará pelas casas das famílias do bairro em preparação da festa da padroeira.



sexta-feira, 25 de maio de 2012


Ex - Pároco de Nova Cruz celebrará 20 anos de sacerdócio


 
Padre Bianor Júnior, administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim, completará 20 anos de sacerdócio, no próximo dia 30. A celebração em ação de graças, às 19 horas, será na Igreja Matriz de Ceará-Mirim, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.

Familiares, amigos, os vigários paroquiais, Pe. João Maria Dias e Pe. Cidinei Firmino, vários sacerdotes do clero natalense, comitivas das paróquias onde o Pe. Bianor já atuou, pastorais, movimentos e fiéis de Ceará-Mirim participrrão da missa.
 
Padre Bianor foi ordenado sacerdote em 30 de maio de 1992 e já atuou nas Paróquias de São Bento do Norte, Nova Cruz e Touros. Em Natal, passou pelas Paróquias de Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora da Apresentação e Bom Jesus das Dores. Atualmente, administra a Paróquia de Ceará-Mirim e, recentemente, foi nomeado, pelo Arcebispo, Vigário Episcopal Norte. Ele nasceu em 05 de outubro de 1967, na cidade de Santo Antônio. Foi ordenado na Catedral Metropolitana de Natal, em 30 de maio de 1992, com 24 anos de idade.
 
 Fonte foto: www.nsconceicao.com.br

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Mensagem Missionária ao Povo de Deus


Mensagem Missionária ao Povo de Deus
“Como o Pai me enviou, assim eu vos envio” (Jo 20,21)
O Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB -, reunido em Brasília - DF -, de 22 a 24 de maio, saúda o povo de Deus, em todo o Brasil, neste tempo em que a Igreja vive um profundo momento missionário, preparando o 3º Congresso Missionário Nacional, que acontecerá nos dias 12 a 15 de julho próximo, em Palmas – Tocantins.
Com o tema “discipulado missionário: do Brasil para um mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II”-, o Congresso será uma ocasião propícia para refletir sobre a caminhada missionária em nosso país; celebrar as graças que recebemos; contribuir para um renovado impulso missionário; agradecer a criatividade e os sacrifícios dos que testemunham o Evangelho; e aprender a dialogar profeticamente com todos, indo além do mundo que nos rodeia, sem fronteiras para a nossa fé.
A cidade de Palmas, nesses dias, se transformará na casa da missão do Brasil. Pedimos que as comunidades, pastorais, associações, novas comunidades, os movimentos, organismos e serviços eclesiais se unam em orações por este grande evento, a fim de que o coração pulse, a consciência e a cooperação missionária cresçam sempre mais no ritmo da missão.
Como ser discípulo missionário de Jesus Cristo num mundo secularizado e pluricultural como o nosso? Esta é a reflexão que estamos fazendo nas assembleias, nos encontros e nos pré-Congressos que acontecem em todos os Regionais da CNBB.
Nestas últimas semanas de contagem regressiva para o Congresso, fiéis ao espírito das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, que apresentam “a Igreja em estado permanente de missão”(DGAE 30-36) como uma das urgências pastorais, convocamos todas as forças missionárias a se envolverem neste processo, através da oração e de momentos celebrativos, do estudo do instrumento de trabalho e, particularmente, da escolha e do envio dos delegados de todas as Dioceses do Brasil.
Muitos já estão conectados com este Congresso através das redes sociais. Convidamos a todos, irmãos e irmãs, para acompanhar a preparação e a realização do Congresso Missionário Nacional através do site: www.pom.org.br/congresso.
A Igreja nasce da missão, vive da missão e está destinada sempre à missão. Esta é, portanto, o coração da Igreja, chamada a cumprir o mandato de Jesus: “Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda a criatura”(Mc 16, 15).
Que o Divino Espírito Santo, protagonista da missão, ilumine nosso Congresso; e a Virgem Maria, discípula missionária, inspire a Igreja a viver em estado permanente de missão.
Brasília, 24 de maio de 2012
Cardeal Raymundo Damasceno de Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB

Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luis
Vice-Presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB
Fonte: CNBB

quarta-feira, 23 de maio de 2012


Igreja lembra um ano de beatificação de Irmã Dulce


  
Neste dia 22 de maio, recorda-se o primeiro aniversário da beatificação de Irmã Dulce, conhecida pelos baianos como “Anjo Bom”. Em Salvador (BA), foi realizada uma missa, no Santuário da Bem-aventurada Dulce, celebrada pelo bispo de Irecê (BA), dom Tommaso Cascianelli.

De acordo com a assessoria de imprensa das Obras Sociais Irmã Dulce, o reflexo da devoção à beata e da expectativa pela canonização é notado no expressivo aumento de 135% nas visitas ao Santuário (onde se encontra a Capela das Relíquias) e Memorial, entre 2010 e 2011.

Em 22 de maio do ano passado, a beatificação de Irmã Dulce reuniu mais de 70 mil pessoas no Parque de Exposições de Salvador.

Irmã Dulce morreu em 13 de março de 1992, pouco antes de completar 78 anos. A fragilidade com que viveu os últimos 30 anos da sua vida, com a saúde abalada seriamente, não impediu que ela construísse e mantivesse uma das maiores e mais respeitadas instituições filantrópicas do país, batendo de porta em porta pelas ruas de Salvador, nos mercados, feiras livres ou nos gabinetes de governadores, prefeitos, secretários, presidentes da República, sempre com a determinação de quem fez da própria vida um instrumento vivo da fé.

O incentivo para construir a sua obra, Irmã Dulce teve do povo baiano, de brasileiros dos diversos estados e de personalidades internacionais. Em 1988, ela foi indicada pelo então presidente da República, José Sarney, com o apoio da Rainha Sílvia, da Suécia, para o Prêmio Nobel da Paz. Oito anos antes, no dia 7 de julho de 1980, Irmã Dulce ouviu do papa João Paulo II, na sua primeira visita ao país, o incentivo para prosseguir com a sua obra.

Os dois voltaram a se encontrar em 20 de outubro de 1991, na segunda visita do Pontífice ao Brasil. João Paulo II fez questão de quebrar o rigor da sua agenda e foi ao Convento Santo Antônio visitar Irmã Dulce, já bastante debilitada, no seu leito de enferma. Cinco meses depois da visita do papa, os baianos choraram a morte do “Anjo Bom”.

O processo de beatificação começou em 2000 e a autenticidade do primeiro milagre atribuído a Irmã Dulce foi reconhecida pelo Vaticano em outubro de 2010.

Em 11 de dezembro de 2010, um dia após o decreto papal, a fase de canonização do processo foi iniciada. Isto significa que qualquer graça ocorrida a partir desta data pode vir a ser analisada pelo Vaticano como o potencial milagre de sua canonização.

Fonte: CNBB

domingo, 20 de maio de 2012


EU SOU A VIDEIRA - VÓS OS RAMOS



Jesus, nosso divino mestre, para nos ensinar como deve ser a nossa “ligação”, a nossa relação de discípulos com Ele, que é o nosso mestre, utilizou-se de uma comparação, aliás muito concreta e significativa. Ele disse “Eu sou a videira verdadeira, meu Pai é o agricultor, e vós sois os ramos”.
Vale a pena lermos o texto completo dessa comparação.
Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto. Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á (...) Nisto é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos. (Jo 15, 1-8)
A ligação, a união que Jesus revela e ensina nesta comparação é a relação mística, espiritual, sobrenatural, que nós devemos manter com Jesus, para que a vida da graça santificante esteja em nós, e nós vivamos as realidades da salvação e da santificação pessoais.
Assim como um ramo da videira está ligado ao tronco, e deve ficar ligado para receber a seiva, ter vida e produzir frutos, assim nós, no dia do Batismo, fomos “enxertados” no “corpo místico” de Jesus Cristo, e nós nos tornamos um “ramo”, um “membro” dEle. Por esse enxerto no tronco, no corpo, recebemos a graça santificante que nos trouxe a vida divina. Essa graça santificante precisa estar presente em nós, precisa crescer e desenvolver-se para que possamos viver sempre mais e melhor a nossa vida “em estado de graça”, a nossa vida cristã. Essa graça santificante, produzida pela presença da Santíssima Trindade em nós, é a “seiva” necessária para que tenhamos “vida” sobrenatural e produzamos muitos frutos de salvação e de santidade.

sexta-feira, 18 de maio de 2012


Tríduo das Comunicações começa hoje dia 18



A abertura oficial do Tríduo da Comunicação, na Paróquia de Nova Cruz acontecerá nesta sexta-feira, dia 18, com a realização da Cristoteca a partir das 20h, no mercado Público. As úlltimas senhas antecipadas ainda podem ser adquiridas através dos membros da Pastoral da Juventude, Coroinhas, Pascom e na igreja de São Sebastião.

No dia 19, às 19h, acontecerá a Feira das Pastorais, ao lado da Praça de São Sebastião, com música ao vivo e stands das Pastorais, Movimentos e serviços. O Tríduo será encerrado no domingo, dia 20, na Igreja Matriz, com a missa da Comunicação, às 19h, presidida pelo pároco e assistente eclesiástico da Pascom, na Arquidiocese de Natal, Pe. Edilson Soares Nobre. 

As atividades fazem partte da comemoração do 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais, cujo tema é "Silêncio e Palavra: Caminho de Evangelização".
Ouve, Senhor, a minha voz.
Eu clamo, tem piedade de mim!
Responde-me. Tua face senhor,
eu busco. (Sl 27,7-8)

Programação do Tríduo da Comunicação em Nova Cruz



Tríduo da Comunicação

Em comemoração ao Dia Mundial das Comunicações Sociais
De 18 a20 de maio

Tema: SILÊNCIO E PALAVRA: CAMINHO DE EVANGELIZAÇÃO

Programação:

18 de maio – sexta-feira
Cristoteca
Local: Mercado Público, às 20 horas

19 de maio – sábado
Feira das Pastorais
Local: Praça de São Sebastião, às 20 horas,
Com música ao vivo e exposição das pastorais, movimentos e serviços, com estandes para expor o trabalho que realiza, com serviço de lanchonete.

20 de maio– Domingo
Dia Mundial das Comunicações Sociais
Missa da Comunicação na Igreja Matriz, às 19 horas

quarta-feira, 16 de maio de 2012


“Mulheres e homens que têm profundo senso de justiça, conhecimento e amor pelo Brasil”, diz secretário geral da CNBB sobre Comissão da Verdade

Dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB, elogiou a presidente Dilma Rousseff pela nomeação, nesta quinta-feira, 10 de maio, das pessoas que vão compor a Comissão da Verdade: “a presidente nomeou um grupo de grande valor ético, moral e de conhecedores da nossa história”.
A Comissão da Verdade terá o período de trabalho estipulado em dois anos e, depois disso, deverá oferecer conclusões para ajudar no esclarecimento do que ocorreu de crimes praticados na área dos humanos praticados entre 1946 e 1988. Nesse trabalho, terá especial destaque os acontecimentos a partir de 1964, quando começou a série de governos militares no chamado tempo da ditadura.
Duas mulheres e cinco homens compõem a Comissão: Rosa Maria Cardoso da Cunha, advogada com especialização na defesa de crimes políticos; Maria Rita Khel, psicanalista e escritora; José Paulo Cavalcanti Filho, jurista, consultor da Unesco e do Banco Mundial; Cláudio Fonteles,  ex-procurador-geral da República;,Gilson Dipp, ministro do Superior Tribunal de Justiça;  José Carlos Dias, ex-ministro da Justiça;  Paulo Sérgio Pinheiro, cientista político.
O secretário lembrou que a Comissão tem importância “não somente para resgatar o passado, mas para fazer memória do passado. Olhar para o passado e aprender com ele”.  A respeito da preocupação de que o trabalho seja “revanchista”, dom Leonardo disse: “não creio que esses nomes escolhidos tenham esse tipo de índole. São pessoas de grande valor moral e isso assegura que não conduzirão os trabalhos para esse fim”.
Dom Leonardo também considerou que o tempo disponível para os trabalhos da Comissão é bastante escasso e os membros nomeados pela presidente precisarão de todo o apoio do para realizarem um trabalho com profundo empenho: “esperamos que eles tenham recursos e assessores necessários para realizarem os trabalhos”.
“A CNBB”, disse dom Leonardo, “sentiu que os nomes escolhidos são de pessoas que têm grande amor pelo Brasil  e, por isso mesmo, a Comissão primará pela elucidação dos fatos e pela reconciliação com nosso passado”.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Evangelho do dia


Evangelho (João 16,5-11)

Terça-Feira, 15 de Maio de 2012
6ª Semana da Páscoa


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ 6Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. 7No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. 8E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento:9o pecado, porque não acreditaram em mim; 10a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; 11e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Arcebispo nomeia Vigários Episcopais e postulador dos Mártires



O Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, nomeou quatro Vigários Episcopais, na manhã desta terça-feira, dia 15. Foram nomeados: Vigário Episcopal Urbano, Padre Francisco das Chagas de Souza; Vigário Episcopal Norte, Padre Bianor Francisco de Lima Júnior; Vigário Episcopal Sul, Padre Matias Soares; e Vigário Episcopal para Instituições Sociais, Padre Antônio Murilo de Paiva. “Pe. Chagas, Pe. Bianor e Pe. Matias serão responsáveis pela pastoral, porém o coordenador arquidiocesano será o Pe. Chagas”, informa o Vigário Geral, Padre Edilson Nobre.

Também, na ocasião, Dom Jaime nomeou o Cônego José Mário de Medeiros para a função de Postulador da Causa dos Mártires. Essa função era exercida pelo Monsenhor Francisco de Assis Pereira, falecido em dezembro do ano passado.

De acordo com o Código de Direito Canônico, nos cânones 476 a 481, o Vigário Episcopal é constituído pelo bispo diocesano para uma determinada parte da diocese ou para determinadas espécies de questões. “Eles participam do poder executivo - munus de governar - que por direito pertence ao bispo diocesano praticando atos administrativos limitados à região ou ao setor para que foram nomeados. Devem referir ao bispo diocesano as principais atividades realizadas ou por realizar, sempre de acordo com a vontade e a mente do bispo”, explica o Vigário Judicial da Arquidiocese, Padre Júlio César Cavalcante, citando o Código de Direito Canônico.
 
Quem são os nomeados
 
Padre Francisco das Chagas tem 51 anos de idade e 23 anos de sacerdócio. Atualmente, é pároco da Paróquia do Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, em Natal, e capelão militar.

Foto: José Bezerra

 
Padre Bianor nasceu em 1967 e foi ordenado sacerdote em 1992. É administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim, e membro da coordenação arquidiocesana e do Conselho Regional de Cáritas. É bacharelando em Direito.

Foto: Cacilda Medeiros

 
Padre Matias Soares nasceu em 19 de maio de 1978 e ordenado sacerdote em 5 de maio de 2004. Atualmente, é pároco da Paróquia de Santana e São Joaquim, em São José de Mipibu. É bacharel em Teologia pelo Atheneum Pontifício Regina Apostolorum, em Roma; tem especialização em Ética Filosófica, na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, e é bacharelando em Direito.


Foto: Jorge Correa

 
Padre Antônio Murilo nasceu em 1957 e foi ordenado sacerdote em 1985. É pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, de Parnamirim, e capelão do Monumento dos Mártires, em São Gonçalo do Amarante.


Foto: José Bezerra

 
Cônego José Mário tem 70 anos de idade e 41 de ministério sacerdotal. É mestre em Patrologia, professor universitário aposentado, pároco da Paróquia do Bom Jesus das Dores, na Ribeira, capelão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e assistente para os fiéis do Rito Maronita.


Foto: Francisco Morais


Fonte: Arquidiocese de Natal

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Hoje dia de São Matias - Apóstolo

Matiaso apóstolo substituto

( ~5 - 45)

  Apóstolo de Cristo de quem menos se sabe entre todos os apóstolos e escolhido por eles, entre os numerosos discípulos que seguiam Jesus desde o começo de sua vida pública, para preencher a vaga no colégio apostólico deixada por Judas Iscariotes após seu suicídio. Testemunha de todo o drama da paixão, morte e ressurrreição deJesus, de acordo com os evangelhos, teria sido, então, um dos cerca de 70 discípulos enviados pelo Mestre a diversas cidades após a ressurreição, para difundir o Evangelho. Sua escolha foi descrita nos Atos dos Apóstolosdisputando a posição com José Barsabás. Sua eleição significou, na hierarquia cristã, ter sido o primeiro bispo ourecipiente da sucessão apostólica. Estabeleceu o fundamento para o Cristianismo Egípcio e de acordo com seus ensinamentos, os filósofos esotéricos cristãos do segundo século, Alexandria e os alexandrianosBasilides e seu filho Isadore, estabeleceram a forma gnóstica de misticismo que é característica dessa interpretação. Foi um dos cinco Apóstolos na Armênia sendo mais provável que ele, e não Mateus, quem tenha sido condenado e martirizado pelo Sanhedrin judaico na Pérsia. Poucos relatos existem sobre sua vida, mas a tradição diz que ele morreu martirizado e decapitado em Colchis, perto do Mar Negro e, muitas vezes, teve seu nome confundido com o deMateus. Ele está ligado também à Etiópia, que pode ter sido uma parte da Macedônia ou Armênia, e teve fortes ligações com Felipe, Tomé e outros evangelistas da Etiópia. Contudo, as estórias que o conectam ao Norte da África e a visitas aos canibais podem apontar para a Etiópia Africana, citada por Felipe através das sobreviventes tradições dos Cristãos Cóptas. O dia de sua festa votiva é 14 do maio.
Figura copiada do site da paróquia N.S.CARMO:
Fonte:http://www.paroquianossasenhoradocarmo.com/ 

domingo, 13 de maio de 2012

"O meu Imaculado coração será o teu refúgio
 e o caminho que te conduzirá até Deus"
Na primeira  aparição a virgem conclui:
"Rezem o terço todos os dias para alcançarem
a paz para o mundo e o fim da guerra".
Olhe nos olhos de Maria e veja quanta bondade 
e amor Ela reserva para nós... Olhe seus lábios
virginais e ouça, no interior da alma o que Ela
quer lhe dizer...Deixe-se penetrar pela atmosfera 
de harmonia e paz que emana da Mãe de Deus.
Permita que o seu coração seja iluminado pela luz
celestial e vivificado pelo Imaculado Coração de Maria. 

Aparições de Nossa Senhora de Fátima


Primeira Aparição de Nossa Senhora de Fátima
Dia 13 de Maio de 1917.

Nossa Senhora aparece resplandecente aos pastorinhos, em 1917.
Lúcia, Francisco e Jacinta estavam brincando num lugar chamado Cova da Iria. De repente, observaram dois clarões como de relâmpagos, e em seguida viram, sobre a copa de uma pequena árvore chamada azinheira, uma Senhora de beleza incomparável.
Era uma Senhora vestida de branco, mais brilhante que o sol, irradiando luz mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios do sol mais ardente.
Sua face, indescritivelmente bela, não era nem alegre e nem triste, mas séria, com ar de suave censura. As mãos juntas, como a rezar, apoiadas no peito, e voltadas para cima. Da sua mão direita pendia um Rosário. As vestes pareciam feitas somente de luz. A túnica e o manto eram brancos com bordas douradas, que cobria a cabeça da Virgem Maria e lhe descia até os pés.
Lúcia jamais conseguiu descrever perfeitamente os traços dessa fisionomia tão brilhante. Com voz maternal e suave, Nossa Senhora tranqüiliza as três crianças, dizendo:
Nossa Senhora: “Não tenhais medo. Eu não vos farei mal.”
E Lúcia pergunta:
Lúcia: “Donde é Vossemecê?”
Nossa Senhora: “Sou do Céu!” 

Lúcia: “E que é que vossemecê me quer?
Nossa Senhora: “Vim para pedir que venhais aqui seis meses seguidos, sempre no dia 13, a esta mesma hora. Depois vos direi quem sou e o que quero. Em seguida, voltarei aqui ainda uma sétima vez.”
Lúcia: “E eu também vou para o Céu?”
Nossa Senhora: “Sim, vais.”
Lúcia: “E a Jacinta?”
Nossa Senhora: “Também”
Lúcia: “E o Francisco?”
Nossa Senhora: “Também. Mas tem que rezar muitos terços”.
Nossa Senhora: “Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser mandar-vos, em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido, e de súplica pela conversão dos pecadores?”
Lúcia: “Sim, queremos”
Nossa Senhora: “Tereis muito que sofrer, mas a graça de Deus será o vosso conforto”.
Ao pronunciar estas últimas palavras, Nossa Senhora abriu as mãos, e delas saía uma intensa luz.
Os pastorinhos sentiram um impulso que os fez cair de joelhos, e rezaram em silêncio a oração que o Anjo havia lhes ensinado:
As três crianças: “Ó Santíssima Trindade, eu Vos adoro. Meu Deus, meu Deus, eu Vos amo no Santíssimo Sacramento.”
Passados uns momentos, Nossa Senhora acrescentou:
Nossa Senhora: “Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo, e o fim da guerra.”
Em seguida, cercada de luz, começou a elevar-se serenamente, até desaparecer.






Segunda Aparição de Nossa Senhora de Fátima
Dia 13 de Junho de 1917.

Jacinta, Lúcia e Francisco:
os três pastorinhos
videntes de Fátima
Antes da segunda aparição, os pastorinhos notaram novamente um clarão, a que chamavam relâmpago, mas que não era propriamente um relâmpago. Era o reflexo de uma luz que se aproximava. Além dos pastorinhos, havia, também, cerca de 50 pessoas. Mas essas pessoas não viam Nossa Senhora.
Lúcia começou a falar com Nossa Senhora.

Lúcia: “Vossemecê que me quer? ”Nossa Senhora: “Quero que venhais aqui no dia treze do mês que vem. Que Rezeis o Terço todos os dias, e que aprendais a ler. Depois direi o que quero”
Lúcia pediu a cura de uma pessoa doente, e Nossa Senhora lhe disse:

Nossa Senhora: “Se se converter, curar-se-á durante o ano.”
Lúcia: “Queria pedir-lhe para nos levar para o Céu”.
Nossa Senhora: “Sim. A Jacinta e o Francisco, levo-os em breve. Mas tu, ficas cá mais algum tempo. Jesus quer servir-se de ti para me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração. A quem a abraçar, prometo a salvação. E serão queridas de DEUS estas almas, como flores postas por Mim a adornar o Seu trono”.
Lúcia: “Fico cá sozinha?”
Nossa Senhora: “Não filha. E tu sofres muito? Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio, e o caminho que te conduzirá até Deus”.
Foi no momento em que disse estas últimas palavras, que Nossa Senhora abriu as mãos e iluminou os pastorinhos, pela segunda vez, com o reflexo dessa luz imensa. Nela eles sentiram-se como que envolvidos por Deus.

À frente da palma da mão direita de Nossa Senhora, estava um Coração cercado de espinhos, que pareciam estar cravados nele. Os três pastorinhos compreenderam que era o Imaculado Coração de Maria, ofendido pelos pecados da humanidade, que queriam ser reparados.
Nossa Senhora, envolta ainda na luz que dEla irradiava, elevou-se sem esforço, suavemente, até desaparecer.






Terceira Aparição de Nossa Senhora de Fátima
Dia 13 de Julho de 1917.

Representação da visão do inferno, descrita por Nossa Senhora aos pastorinhos durante a terceira aparição
Uma nuvenzinha pairou sobre a azinheira. O sol se ofuscou. Uma brisa fresca soprou sobre a terra, apesar de ser o auge do verão. Os pastorinhos viram o reflexo da luz – como nas aparições anteriores – e, em seguida, viram Nossa Senhora sobre a arvorezinha chamada azinheira.
Então, Lúcia pergunta a Nossa Senhora:
Lúcia: Vossemecê que me quer?
Nossa Senhora: Quero que venham aqui no dia 13 do mês que vêm, que continuem a rezar o Terço todos os dias, em honra de Nossa Senhora do Rosário, para obter a paz do mundo e o fim da guerra, porque só Ela lhes poderá valer”.
Lúcia: Queria pedir-lhe para nos dizer quem é, e para fazer um milagre, com que todos acreditem que vossemecê nos aparece.
Nossa Senhora: Continuem a vir aqui todos os meses. Em Outubro direi quem sou, o que quero, e farei um milagre, que todos hão de ver para acreditarem.
Lúcia fez alguns pedidos de conversões, de curas e de outras graças.
Nossa Senhora responde recomendando sempre a reza do Terço, que assim alcançariam as graças durante o ano.
Depois acrescentou:
Nossa Senhora: “Sacrificai-vos pelos pecadores e dizei muitas vezes, e em especial sempre que fizerdes algum sacrifício:
Ó Jesus, é por Vosso amor, pela conversão dos pecadores, e em reparação pelos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria”.
Ao dizer estas últimas palavras, abriu de novo as mãos, como nos meses anteriores.
“O reflexo de luz (que delas saía) pareceu penetrar na terra. E vimos como que um grande mar de fogo. E, mergulhados nesse fogo, estavam os demônios e as almas, como se fossem brasas transparentes e negras ou bronzeadas, com forma humana, que flutuavam no incêndio, levadas pelas chamas que delas mesmas saíam, juntamente com nuvens de fumo, caindo para todos os lados – semelhante
ao cair das fagulhas nos grandes incêndios – sem peso nem equilíbrio, entre gritos e gemidos de dor e desespero, que horrorizavam e faziam estremecer de pavor. Os demônios distinguiam-se por formas horríveis e asquerosas de animais espantosos e desconhecidos, mas transparentes como negros carvões em brasa.
A visão durou apenas um momento, durante o qual Lúcia soltou um
Lúcia: “Ai!”
Assustados, e como a pedir socorro, as três crianças levantaram os olhos para Nossa Senhora, que lhes disse, com bondade e tristeza:
Nossa Senhora: “Vistes o inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores. Para salvá-las, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração.
Se fizerem o que eu vos disser, salvar-se-ão muitas almas e terão paz.
A guerra vai acabar. Mas, se não deixarem de ofender a Deus, no reinado de Pio XI começará outra pior. Quando virdes uma noite iluminada por uma luz desconhecida, sabei que é o grande sinal que Deus vos dá, de que vai punir o mundo de seus crimes, por meio da guerra, da fome, e de perseguições à Igreja e ao Santo Padre. Para impedir isso, virei pedir a consagração da Rússia ao meu Imaculado Coração, e a Comunhão Reparadora nos Primeiros Sábados. Se atenderem a meus pedidos, a Rússia se converterá e terão paz. Se não, espalhará os seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja. Os bons serão martirizados. O Santo Padre terá muito que sofrer. Várias nações serão aniquiladas.Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará. O Santo Padre consagrar-me-á a Rússia, que se converterá, e será concedido ao mundo algum tempo de paz.
Em Portugal, conservar-se-á sempre o dogma da Fé. Isto não digais a ninguém. Ao Francisco sim, podeis dizê-lo.
E, passados uns instantes, Nossa Senhora disse aos pastorinhos:
Nossa Senhora: Quando rezardes o terço, dizei depois de cada mistério:

Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem”.
Lúcia: “Vossemecê não me quer mais nada? “
Nossa Senhora: Não, hoje não te quero mais nada”.
E, como de costume, Nossa Senhora começou a elevar-se até desaparecer no céu. Ouviu-se, então, uma espécie de novo trovão, indicando que a aparição tinha terminado.






Quarta Aparição de Nossa Senhora de Fátima
Dia 15 de Agosto de 1917.

Quarta aparição: Lúcia, sentindo que alguma coisa de
sobrenatural se aproximava
e os envolvia, mandou
chamar Jacinta às pressas
Lúcia estava com Francisco e mais um primo, no local chamado Valinhos – uma propriedade de um de seus tios – quando, pelas 4 horas da tarde, começaram a se produzir as alterações atmosféricas que precediam as aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria. Ou seja, um súbito refrescar da temperatura e uma diminuição da luz do sol.
Lúcia, sentindo que alguma coisa de sobrenatural se aproximava e os envolvia, mandou chamar às pressas Jacinta, a qual chegou em tempo para ver Nossa Senhora que
– anunciada, como das outras vezes, por um reflexo de luz – apareceu sobre a árvore chamada azinheira, um pouco maior que a da Cova da Iria, onde tinham-se dado as aparições anteriores.
Lúcia pergunta a Nossa Senhora:
Lúcia: “Que é que Vossemecê me quer?”
Nossa Senhora: “Quero que continueis a ir à Cova da Iria no dia 13, e que continueis a rezar o terço todos os dias. No último mês farei o milagre para
que todos acreditem”.
Lúcia: “Que é que Vossemecê quer que se faça do dinheiro que o povo deixa na Cova da Iria?”
Nossa Senhora: “Façam dois andores. Um, leva-o tu com a Jacinta, e mais duas meninas vestidas de branco. O outro, que o leve o Francisco com mais três meninos. O dinheiro dos andores é para a festa de Nossa Senhora do Rosário, e o que sobrar, é para a ajuda de uma capela que hão de mandar fazer”.
Lúcia: “Queria pedir-Lhe a cura de alguns doentes”.
Nossa Senhora: “Sim, alguns curarei durante o ano”
E, tomando um aspecto mais triste, recomendou-lhes que rezassem muito pelos pecadores:

Nossa Senhora: “Rezai, rezai muito, e fazei sacrifícios pelos pecadores; que vão muitas almas para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas”.
E, como de costume começou a elevar-se até desaparecer. Os pastorinhos cortaram ramos da árvore sobre a qual Nossa Senhora lhes tinha aparecido e levaram para casa os ramos exalavam um perfume suave.




Quinta Aparição de Nossa Senhora de Fátima
Dia 13 de Setembro de 1917.

Nossa Senhora de Fátima
confiou três segredos à Lúcia,
que continuou A servindo
até o fim de sua vida.
Como das outras vezes uma série de fenômenos atmosféricos foram observados pelas pessoas que tinham ido à Cova da Iria. Calculou-se que estavam presentes entre 15 e 20 mil pessoas.
O súbito refrescar da atmosfera, o empalidecer do sol até o ponto de se verem as estrelas, uma espécie de chuva como que de pétalas ou flocos de neve, que desapareciam antes de pousarem na terra.
E desta vez, foi notado um globo luminoso, que se movia, lenta e majestosamente pelo céu de um para outro. E que, no final da aparição, moveu-se em sentido contrário.
Os três pastorinhos notaram, como de costume, o reflexo de uma luz e, a seguir, viram Nossa Senhora sobre a azinheira.
Nossa Senhora: “Continuem a rezar o Terço para alcançarem o fim da guerra. Em Outubro virá também Nosso Senhor, Nossa Senhora das Dores e do Carmo, São José com o Menino Jesus, para abençoarem o mundo. Deus está contente com
os vossos sacrifícios, mas não quer que durmais com a corda, trazei-a só durante o dia”.
Lúcia: “Têm-me pedido para Lhe pedir muitas coisas: cura de alguns doentes, de um surdo-mudo”
Nossa Senhora: “Sim, alguns curarei, outros não. Em Outubro farei um milagre para que todos acreditem.
E, começando a elevar-se, desapareceu como de costume.





Sexta Aparição de Nossa Senhora de Fátima
Dia 13 de Outubro.

A multidão assistiu, impressionada, ao
extraordinário Milagre do Sol.
Uma grande multidão rezava o Terço na Cova da Iria. Os três pastorinhos notaram
o reflexo de uma luz e, em seguida, viram Nossa Senhora sobre a azinheira.
Lúcia: “Que É que Vossemecê me quer?
Nossa Senhora: “Quero dizer-te que em Minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o Terço todos os dias. A guerra vai acabar e os militares voltarão em breve para suas casas”
Lúcia: “Eu tinha muitas coisas para Lhe pedir. Se curava uns doentes e se convertia uns pecadores...
Nossa Senhora: “Uns sim, outros não. É preciso que se emendem, que peçam perdão dos seus pecados”.
E, tomando um aspecto mais triste, disse:
Nossa Senhora: “Não ofendam mais a DEUS Nosso Senhor, que já está muito ofendido”.
Em seguida, Nossa Senhora abrindo as mãos fez que elas se refletissem no sol, e começou a se elevar para o Céu.
Nesse momento, Lúcia apontou para o céu e gritou:
Lúcia: “Olhem para o sol!”
A multidão assistiu, então, ao grande milagre do sol. Enquanto isso, os pastorinhos viram São José com o Menino Jesus, e Nossa Senhora do Rosário.
Era a Sagrada Família. A Virgem estava vestida de branco, com um manto azul. São José também estava vestido de branco, e o Menino Jesus de vermelho claro. São José abençoou a multidão, traçando três vezes o Sinal da Cruz. O Menino Jesus fez o mesmo.
Lúcia então, teve a visão de Nossa Senhora das Dores, e de Nosso Senhor, acabrunhado de dor, no caminho do Calvário. Nosso Senhor traçou um Sinal da Cruz para abençoar o povo. Finalmente apareceu, numa visão gloriosa, Nossa Senhora do Carmo, coroada Rainha do Céu e da Terra, com o Menino Jesus ao colo.
Enquanto os pastorinhos tinham essa visão, a grande multidão de quase 70 mil pessoas, assistiu ao milagre do sol.

Tinha chovido durante toda a aparição. Mas, no momento em que a Santíssima Virgem desaparecia, e que Lúcia gritou “olhem para o sol!”, as nuvens se entreabriram, deixando ver o sol como um imenso disco de prata.
Brilhava com intensidade jamais vista, mas não cegava. A imensa bola começou a “bailar”. Como uma gigantesca roda de fogo, girava rapidamente.
Parou por um certo tempo, mas, em seguida, começou a girar sobre si mesmo, vertiginosamente.
Depois, seus bordos tornaram-se vermelhos, e deslizou no céu, como um redemoinho, espargindo chamas de fogo.
Essa luz refletia-se no solo, nas árvores, nos arbustos, nas próprias faces das pessoas e nas roupas, tomando tonalidades brilhantes e diferentes cores.
Em seguida, por três vezes ficou animado de um movimento rápido. O globo de fogo pareceu tremer, sacudir-se e precipitar-se em ziguezague sobre a multidão aterrorizada.
Durou tudo uns dez minutos. Finalmente o sol voltou em ziguezague para o ponto de onde se tinha precipitado, e ficou novamente tranqüilo e brilhante, com o mesmo brilho de todos os dias.
Muitas pessoas notaram que suas roupas, ensopadas pela chuva, tinham secado subitamente.
O milagre do sol foi visto, também, por numerosas testemunhas que estavam fora do local das aparições, até a 40 quilômetros de distância.
O jornal “o século” de grande circulação em Portugal, documentou esse espetacular milagre do sol, e publicou uma grande reportagem sobre esse impressionante acontecimento.