terça-feira, 7 de julho de 2015

Papa Francisco preside missa no Parque Bicentenário


Em seu terceiro dia de viagem ao Equador, Francisco reuniu-se pela manhã com cerca de 40 bispos do país. Em seguida, às 10h, horário local, celebrou missa no Parque Bicentenário, em Quito, na intenção da evangelização.
Entre os compromissos para esta terça-feira estão previstos um almoço na Nunciatura Apostólica; visita à Pontifícia Universidade Católica do Equador e à igreja dedicada a São Francisco, o edifício religioso mais antigo da América-latina. O papa também irá à Igreja da Companhia de Jesus, administrada pelos jesuítas, congregação da qual faz parte. 
Na igreja de São Francisco, localizada no centro histórico da capital equatoriana, Francisco receberá num gesto simbólico as chaves da cidade e, em seguida, discursará à sociedade civil.  
Almoço entre jesuítas
Ontem, 6, o papa saiu de Quito, capital, para conhecer a cidade mais populosa do Equador, Guayaquil. Lá, após celebrar missa para cerca de um milhão de fiéis, no Parque de Los Samanes, Francisco almoçou no Colégio Javier, da Companhia de Jesus, com cerca de 20 jesuítas provenientes das comunidades engajadas no serviço social.
Entre os presentes no almoço estava o padre Francisco Cortes, conhecido por padre Paquito, de 91 anos, que foi mestre de noviços do Colégio Javier enquanto Berboglio, ainda padre, era provincial dos jesuítas argentinos. Por anos o papa enviou seus estudantes argentinos para viver uma experiência formativa sob a supervisão do padre Paquito, de quem apreciava os métodos e resultados. O pontífice encontrou-se com ele em particular e quis que estivesse ao seu lado à mesa, em recordação à amizade de longa data.
Segundo o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Frederico Lombardi, “o almoço foi muito agradável e realizou-se num ambiente familiar, com uma conversa simples na qual se recordava a vida jesuíta, os conhecimentos comuns, as atividades do colégio e outros jesuítas que estavam presentes”.
Encontro com presidente
Ao retornar a Quito no final desta segunda-feira, Francisco dirigiu-se ao palácio presidencial "Carondolet", sede da residência oficial do Presidente da República do Equador, para uma visita de cortesia. Da varanda, o pontífice e o presidente, Rafael Correa, saudaram a multidão e expoentes da sociedade civil, além dos representantes de várias etnias do país. 
Em audiência, os dois abordaram a difícil situação que o Equador atravessa, com protestos populares que tentam impedir as reformas sociais. As expectativas da Igreja, que deseja ter seu papel reconhecido a serviço do povo, e os valores da vida e da família também foram tratados no encontro. 

Com informações do News.va e fotografias da Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário