quarta-feira, 20 de maio de 2015

Diocese de Mossoró ordena diáconos transitórios e permanentes



Desde que dom Mariano Manzana assumiu a diocese de Mossoró (RN), em 2004, manifestou o desejo de estudar  a implantação do Diaconato Permanente. No próximo domingo, dia 24, quatro seminaristas serão ordenados diáconos transitórios e outros três diáconos permanentes.
Serão diáconos transitórios os seminaristas Deivid Franklin, Demétrio Júnior Freitas, Davi de França e Gláudio Fernandes Costa; e os permanentes serão George Carlos da Silva, da paróquia São João Batista, e Jorge Luiz Torres e Luiz Alberto Paiva, da paróquia de Apodi.
Segundo o diácono permanente Luís Alberto de Paiva, a iniciativa irá fortalecer “Igreja particular com o serviço fundamentado na caridade, na Palavra e na Liturgia”. Para o futuro diácono da diocese de Santa Luzia (RN), Jorge Luís Torres, esta é uma nova etapa na qual é convidado a cumprir o desejo de Deus. “Vocação é um dom de Deus, não se trata de um direito, mas da gratuidade de Deus, onde servirei à Igreja na Diaconia da Liturgia, da Palavra, da caridade em comunhão com a Igreja”, reforça.
Diaconato
Durante a 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em Aparecida (SP) de 15 a 24 de abril, o episcopado divulgou uma mensagem aos mais de 3,4 mil diáconos permanentes do Brasil que atuam em 160 dioceses. O texto recorda os 50 anos da restauração do Diaconato Permanente, ocorrida durante o Concílio Ecumênico Vaticano II.
Escola Diaconal
A Escola Diaconal vai chegar no município Pau dos Ferros (RN) para atender toda a região com aulas gratuitas aos sábados. O curso terá duração de quatro anos, com os seguintes requisitos: idade mínima de 35 anos para casados (na data de ordenação) e consentimento da esposa; 25 anos para solteiros (na data de ordenação). Lembrando que o candidato a diácono permanente solteiro não pode casar e nem ser padre.
Tanto solteiros como casados devem ser indicados pelo padre e aceitos pelo bispo, além de fazer parte de alguma pastoral. No momento oportuno as fichas de inscrição serão enviadas às paróquias. A diocese solicita aos padres que incentivem as vocações diaconais e divulguem a Escola Diaconal.
Com informações da diocese de Mossoró

Nenhum comentário:

Postar um comentário