sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Peregrinação da Família Consolata encerra ano dedicado ao fundador



O Santuário de Santa Teresinha do Menino Jesus, em São Manuel (SP), foi escolhido pela Família Consolata para uma Peregrinação especial, no último domingo, 15, quando se encerraram as atividades do Ano dedicado ao Bem-aventurado José Allamano.
O Santuário lotou para a missa presidida pelo padre Salvador Medina, conselheiro geral do Instituto Missionários da Consolata (IMC). "Celebramos hoje o caminho da Consolata no Brasil, país que contribuiu para o mundo na teologia, na espiritualidade, no jeito de ser Igreja, com missionários e missionárias. Hoje, voltamos aqui enriquecidos para dizer muito obrigado". Atualmente, as duas congregações, masculina e feminina juntas, somam quase 2 mil membros provenientes de mais de 20 países e presentes em 31 países de quatro continentes.
A superiora das missionárias da Consolata no Brasil, irmã Anair Voltolini,  destacou a dedicação das religiosas que trabalharam no Seminário, na pastoral, na ação social e em dois hospitais de Botucatu (SP). "As missionárias nasceram para trabalhar em comunhão com os missionários na evangelização e responder às exigências da missão", recordou. Irmã Anair explicou que, para Allamano, não existia meio termo, mas a perfeição. "A missão deve estar na mente, na boca e no coração, em todo ser. Aquilo que eu assumo é pra valer", disse.
O superior provincial do IMC, padre Luiz Carlos Emer, por sua vez, expressou a alegria de estar no "berço da Consolata no Brasil" e afirmou que não se pode ficar no passado, é necessário olhar o presente e o futuro. “A Igreja que recebeu tanto não pode ficar fechada em sua missão. Queremos sair daqui inspirados", exortou padre Luiz.
O clero de Botucatu também esteve presente na celebração. O chanceler da diocese de Botucatu, padre Joenville Antônio de Arruda, leu aos participantes a mensagem enviada pelo bispo local, dom Maurício Grotto de Camargo. “Venho manifestar minha gratidão pela presença missionária ativa e frutuosa da Família Consolata em nossa Igreja particular em Botucatu. Podem sempre contar com nosso respeito, admiração, apoio e orações”, dizia um trecho da mensagem.
Padre Durvalino Condicelli, único missionário da Consolata nascido na cidade, recorda que quase uma centena de missionários trabalharam em São Manuel. "A cidade ficou conhecida por meio deles e dos que levaram o seu nome aos quatro cantos do mundo, inclusive na Coreia do Sul e Mongólia. Ultimamente, os missionários africanos, padres e seminaristas, procuram dar um novo rosto à paróquia. Eles tentam inculcar nas comunidades a verdadeira dimensão missionária da Igreja e a razão primeira da presença da Consolata em São Manuel", explicou padre Durvalino.
A Peregrinação foi encerrada com um almoço de confraternização para cerca de 350 pessoas, no Clube Recreativo da cidade.
Com informações das POM
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário