segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Vaticano promove Conferência sobre o Haiti


Rádio VaticanoConforme convocação pelo papa Francisco, realizada no mês de novembro de 2014, o Pontifício Conselho Cor Unum do Vaticano e Comissão Pontifícia para a América Latina promovem a Conferência “A comunhão da Igreja: memória e esperança para o Haiti cinco anos após o terremoto”.

O evento, que acontece neste sábado, dia 10, no Palácio de São Pio X, tem a colaboração dos bispos do Haiti e deve, segundo a Santa Sé, “manter viva a atenção sobre um país que ainda sofre as consequências do abalo e reiterar a proximidade da Igreja ao povo haitiano durante a fase de reconstrução”.
A Conferência será uma ocasião de balanço das ajudas destinadas ao país da América Central. Também serão analisados os resultados dos projetos iniciados em 2010, ano do terremoto que atingiu a ilha.
A abertura, marcada para 9 horas, no horário de Roma, será realizada pelo presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina, cardeal Marc Ouellet, pelo cardeal Robert Sarah, que cuida da gestão da ajuda ao Haiti. Logo após, acontecem debates sobre o processo de reconstrução material e espiritual do país.
Também farão exposições o bispo de Les Cayes (Haiti) e presidente da Conferência Episcopal do país, cardeal Chibly Langlois; o arcebispo de Miami (EUA), dom Thomas Gerald Wenski; o presidente da Associação de Voluntários para a Solidariedade Internacional (AVSI), Alberto Piatti; e o ex-representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Haiti, Eduardo Marques de Almeida.
Está marcada para 11h30 a audiência dos participantes com o papa Francisco.
Na parte da tarde estão previstas intervenções de pessoas que atuam na reconstrução da ilha, de modo que haja troca de experiências sobre as questões de cooperação internacional e das prioridades e critérios de ação para o futuro.
A Conferência será concluída com uma Missa celebrada pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, na igreja de Santa Maria, em Traspontina, às 18h30.
Convocação
A Conferência foi convocada pelo papa Francisco em novembro de 2014, durante viagem do cardeal Robert Sarah ao Haiti, e foi pensada para ocorrer cinco anos após o terremoto que devastou o país em 2010. O evento servirá para manter a atenção sobre a “catástrofe humanitária que está longe de ser resolvida e para reiterar o testemunho da proximidade da Igreja ao povo do Haiti”, divulgou o Vaticano à época.
Fonte CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário