terça-feira, 2 de setembro de 2014

Coletivo Inter-Religioso debate laicidade do Estado


O tema “Visão Internacional do Estado Laico e sua percepção no Brasil” foi debatido no primeiro dia do 3º Seminário Relação Estado e Sociedade, em Brasília (DF), na segunda-feira, 1º de setembro.
A reflexão sobre a laicidade do Estado contou com participação do bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, e do professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Silvio Fausto Gil Filho, com mediação da coordenadora de representação Institucional da União Marista do Brasil (Umbrasil), Leila Paiva.
Durante a exposição, dom Leonardo apresentou breve histórico da relação entre religiões e estados. O bispo lembrou que com o advento das repúblicas as tensões se intensificaram, principalmente na última década. “Essa complexa relação exige um aprofundamento do diálogo, o qual a Igreja apoia. Tem que ficar claro que a Igreja não pauta o Estado, ela propõe à sociedade”, pontuou do Leonardo.
Silvio Fausto falou sobre a relação entre Estado e religiões em outros países. De acordo com o professor, se um Estado não serve para todos, perde sua laicidade. “Não se trata apenas da relação do Estado com as religiões, mas com correntes ideológicas. O Estado é um ente sem conteúdo. Quem tem conteúdo é quem dele se apropria, deixando-o suscetível a ideologias que podem ser negativas ou não”, explicou Silvio.
Propostas
Participam do Seminário aproximadamente 50 representantes de diversas organizações religiosas do Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Alagoas e demais localidades. A finalidade do Coletivo busca estimular atuação de forma organizada, promovendo o diálogo permanente entre as organizações religiosas e o Governo.
O evento busca fazer  memória do processo de elaboração do Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), aperfeiçoando propostas e analisando a atuação das organizações.
Na programação estão previstos outros painéis de debate, discussões plenárias, trabalhos de grupo e a análise da recém sancionada Lei 13.019/2014, conhecida como Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Nesta terça-feira, 2, ao final do encontro, a assembleia do Coletivo aprovará uma carta direcionada ao Governo.
Fonte CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário