quarta-feira, 26 de março de 2014

Vaticano apresenta Encontro Mundial das Famílias


O presidente do Pontifício Conselho para a Família, arcebispo Vincenzo Paglia, e o arcebispo da Filadélfia (EUA), dom Charles Joseph Chaput, apresentaram hoje, 26, pela manhã, o 8º Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá de 22 a 27 de setembro de 2015, na Filadélfia.
"O encontro quer envolver todas as Igrejas das Américas, do Alasca à Terra do Fogo, com a participação das diversas culturas que povoam este vasto continente. Não há dúvida de que a presença em Roma do primeiro papa latino-americano faz com que este evento seja particularmente significativo”, disse dom Vincenzo.
De acordo com o arcebispo, o ponto de partida e desenvolvimento do evento será “a beleza da família e do casamento, a grandeza desta realidade simples e ao mesmo tempo tão rica, feita de alegria e esperança, de fadiga e sofrimento, como tudo na vida”. Na ocasião, será aprofundada a teologia da pastoral familiar e as condições atuais de atuação. “Somos convidados a observar a família, à luz do plano de Deus, e ajudar os cônjuges a viver com alegria em Sua presença, acompanhando-os em suas inúmeras dificuldades, com uma pastoral inteligente, corajosa e cheia de amor”, acrescentou.
Dom Vincenzo afirmou que há um desejo de que participem do encontro representantes de outras Igrejas e comunidades cristãs e das grandes religiões mundiais.
Para o presidente do Pontifício Conselho para a Família, o encontro acontece em um momento particular para a vida da Igreja, pois o papa Francisco tem dado evidência à temática. Dom Vincenzo citou, como exemplos, o consistório ocorrido no mês de fevereiro; o próximo Sínodo, que acontecerá em outubro; a peregrinação das famílias a Roma, no Ano da Fé, realizada nos dias 16 e 27 de outubro de 2013; a 21ª Assembleia Plenária do Pontifício Conselho para a Família; o encontro do papa com os noivos, no dia 14 de fevereiro deste ano; e a carta do papa às Famílias.
Imagem: Rádio Vaticano

Fonte CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário