Dom Jaime Vieira Rocha celebrará 18 anos de sagração episcopal
Dom Jaime com o Papa Bento XVI, em Roma, quando da entrega o pálio de arcebispo, em 29 de junho de 2012
Crédito: Serviço Fotográfico do Vaticano
O arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, celebrara 18 anos de sagração episcopal, dia 6 próximo. A celebração em ação de graças acontecerá às 17 horas, no Santuário de Santos Reis, em Natal, por ocasião do encerramento da festa de Santos Reis.
Dom Jaime foi sagrado bispo em 6 de janeiro de 1996, na Basílica de São Pedro, em Roma, pelo Papa João Paulo II. "Naquela época, João Paulo II tinha uma prática de ministrar sacramentos, em algumas datas festivas da Igreja. Assim, na festa da Epifania do Senhor, ele, tradicionalmente, ordenava grupos de bispos, de algumas partes do mundo. Para 1996, ele quis que tivesse um do Brasil, no grupo. Daí, eu, que havia sido nomeado bispo em 29 de novembro de 1995, recebi o convite para ser sagrado pelo Papa, em Roma", explica Dom Jaime. "Foi uma surpresa e uma graça para mim", comenta.
Ao longo destes 18 anos, Dom Jaime já exerceu o pastoreio em três lugares. De 1996 a 2005, esteve à frente da Diocese de Caicó; de 2005 a 2011, ficou na Diocese de Campina Grande (PB); e, em 26 de fevereiro de 2012, tomou posse como Arcebispo Metropolitano de Natal. Sobre os 18 anos de vida episcopal, Dom Jaime diz que significa uma graça especial, sobretudo quando passou a entender o sentido do ministério. "Com o tempo, vamos nos sentindo com mais experiência e tirando lições para a vida e para o exercício do ministério", diz o arcebispo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário