Santo do Dia: São Maximiliano Maria Kolbe, mártir da caridade.
14082012
Hoje 14 de Agosto celebramos São Maximiliano Maria Kolbe que foi santificado em Roma no dia 10 de outubro de 1982 pelo Papa João Paulo II .
São Maximiliano Maria Kolbe
Raimundo Kolbe nasceu em 1894, na Polônia, numa família operária que o introduziu no seguimento de Cristo e, mais tarde, ajudou-o entrar para a família franciscana, onde tomou o nome de Maximiliano Maria.
Ao ser mandado para terminar sua formação em Roma, Maximiliano, inspirado pelo seu desejo de conquistar o mundo inteiro a Cristo por meio de Maria Imaculada, fundou o movimento de apostolado mariano chamado ‘Milícia da Imaculada’. Como sacerdote foi professor, mas em busca de ensinar o caminho da salvação, empenhou-se no apostolado através da imprensa e pôde, assim, evangelizar em muitos países, isto sempre na obediência às autoridades, tanto assim que deixou o fecundo trabalho no Japão para assumir a direção de um grande convento franciscano na Polônia.
Com o início da Segunda Grande Guerra Mundial, a Polônia foi tomada por nazistas e, com isto, Frei Maximiliano foi preso duas vezes, sendo que a prisão definitiva, ocorrida em 1941, levou-o para Varsóvia, e posteriormente, para o campo de concentração em Auschwitz, onde no campo de extermínio heroicamente evangelizou com a vida e morte. Aconteceu que diante da fuga de um prisioneiro, dez pagariam com a morte, sendo que um, desesperadamente, caiu em prantos:
“Minha mulher, meus filhinhos! Não os tornarei a ver!”. Movido pelo amor que vence a morte, São Maximiliano Maria Kolbe dirigiu-se ao Oficial com a decisão própria de um mártir da caridade, ou seja, substituir o pai de família e ajudar a morrer os outros nove e, foi aceita, pois se identificou: “Sou um Padre Católico”.
Será que temos padres tão corajosos assim hoje em dia?
Voltando ao assunto…
Como já foi mencionado ele foi canonizado pelo Papa João Paulo II em 10 de Outubro de 1982, na presença de Franciszek Gajowniczek (15 de Novembro de 1901 – 13 de Março de 1995), o homem cujo lugar tomou e que sobreviveu aos horrores de Auschwitz.
Em Julho de 1998 a Igreja de Inglaterra ergueu uma estátua de Kolbe em frente àAbadia de Westminster em Londres, como parte de um conjunto monumental dedicado à memória de dez mártires do século XX.
São Maximiliano Maria Kolbe é padroeiro dos eletricistas, toxicodependentes, família, rádio amador e Esperantistas.
São Maximiliano Maria Kolbe, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário