sábado, 2 de outubro de 2010

DIA DAS ELEIÇÕES

Caríssimos irmãos e irmãs,

Dia três de outubro, recordamos que, num dia como esse, há 365 anos, na Capela de Cunhaú, acontecia o morticínio do Pe. André de Soveral e vários fiéis leigos que participavam da Santa Missa. Devido às eleições gerais que acontecem neste dia estivemos celebrando no domingo passado com grande festa o louvor a Deus por estes irmãos nossos que em nome da fé entregaram sua própria vida.
Hoje, estaremos voltados para eleger os nossos representantes tanto para o Executivo – Federal e Estadual – como para o Legislativo também Nacional (parte do Senado e os Deputados Federais) e Estadual. É preciso estarmos atentos. Temos nas mãos o poder de escolher como será o nosso destino nos próximos quatro anos. Precisamos olhar a realidade que estamos vivendo e projetar qual o futuro que desejamos viver.
Temos que buscar em nossa consciência quais os critérios cristãos para a escolha de quem será merecedor do nosso voto. Critérios que estão contidos na Cartilha lançada pela CNBB para as eleições deste ano: O Chão e o Horizonte.
Estamos diante de uma realidade que se apresenta preocupante. A economia produtivista e consumista que se acelera cada vez mais leva a uma crise ecológica com o aquecimento global, a rápida extinção de espécies, a perda de cobertura nativa (através do desmatamento), a desertificação dos oceanos, o esgotamento de reservas fósseis e a acumulação de lixo.
No Brasil, cerca de 100 mil pessoas formam um pequeno grupo de milionários, e pouco menos de 20 milhões de pessoas perfazem as chamadas classes “a” e “b”. Apresenta-se, porém, um crescimento considerável da classe “c” que movimenta o mercado interno por sua demanda de consumo.
Diante desse quadro, é preciso voltar os olhos para o futuro, de modo a não ficarmos presos ao hoje. Não podemos cair no extremo de transformar a eleição em um plebiscito pelo estado mínimo ou desenvolvimentista, nem no outro extremo que é buscar candidaturas que resolvam todas as grandes questões que enfrentamos.
Precisamos pensar nos pobres na hora de dar o nosso voto. A pobreza continua grande e é preciso buscar caminhos que produzam vida digna para todos. É preciso analisar se os nossos candidatos têm consciência ecológica e o desejo de buscar um outro modelo de desenvolvimento, voltado não para o lucro, e sim, para a vida, não para a produção ilimitada, mas para a humanidade, onde se produza aquilo de que precisamos sem destruir a terra.
Ao sair de casa, para depositar o seu voto, reflita se o seu candidato – ou candidata - alguma vez tratou do tema da dignidade da pessoa humana, criada à imagem e semelhança de Deus e da busca do bem comum.
Que Deus nos abençoe hoje e sempre.

Dom Matias Patrício de Macêdo



Arcebispo Metropolitano de Natal

Fonte: Coluna Palavra do Arcebispo do Jornal A Ordem online, edição 3 de outubro, 2010






Nenhum comentário:

Postar um comentário