sábado, 31 de julho de 2010

EVANGELIZAR...

Por isso os Arautos já atuam em várias partes do mundo.
 
Por isso também formam seminaristas, religiosas que se dedicarão inteiramente ao serviço da Igreja e do próximo.
 
E isso é de fundamental importância para os Arautos do Evangelho.
 
Os Arautos se empenham profundamente nesse trabalho, pois, essa obra não pode parar: Evangelizar é preciso!
 
Para que esse trabalho possa continuar, necessitamos de pessoas que compreendam a importância e a necessidade dele.
 
Entre no site http://www.arautos.org/ajude e conheça mais profundamente o nosso apostolado e os meios que ele precisa para seguir em frente!
Fonte:Arautos do Evangelho










sexta-feira, 30 de julho de 2010

XVII SEMANA COMUM*


Salve Maria!

Evangelho segundo São Mateus 13,54-58
Naquele tempo: 54Dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados.

Quinta-feira, 30 de Julho de 2010.

SANTO DO DIA: Santa Julita, Mártir; São Pedro Crisólogo, Bispo e doutor da Igreja; Santas Máxima, Donatila e Secunda, virgens e mártires

Primeira Leitura: Jeremias 26,1-9

Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

1No início do reinado de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, foi comunicada da parte do Senhor, esta palavra, que dizia: 2'Assim fala o Senhor: Põe-te de pé no átrio da casa do Senhor e fala a todos os que vêm das cidades de Judá, para adorar o Senhor no templo, todas as palavras que eu te mandei dizer. Não retires uma só palavra, 3talvez eles as ouçam e voltem do mau caminho, e eu me arrependa da decisão de castigá-los por suas más obras. 4A eles então dirás: Isto diz o Senhor: Se não vos dispuserdes a viver segundo a lei que vos dei, 5a escutar as palavras dos meus servos, os profetas, que eu vos tenho enviado com solicitude e para vossa orientação, e que vós não tendes escutado, 6farei desta casa uma segunda Silo e farei desta uma cidade amaldiçoada por todos os povos da terra'. 7Os sacerdotes e profetas, e todo o povo presente ouviram Jeremias dizer estas palavras na casa do Senhor. 8Quando Jeremias acabou de dizer tudo e que o Senhor lhe ordenara falasse a todo o povo, prenderam-no os sacerdotes, os profetas e o povo, dizendo: 'Este homem tem que morrer! 9Por que dizes, em nome do Senhor, a profecia:- 'Esta casa será como Silo, e esta cidade será devastada e vazia de habitantes?`' Todo o povo juntou-se contra Jeremias na casa do Senhor.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus

Salmo 68

Mais numerosos que os cabelos da cabeça, são aqueles que me odeiam sem motivo; meus inimigos são mais fortes do que eu; contra mim eles se voltam com mentiras! Por acaso poderei restituir alguma coisa que de outros não roubei?
R. Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor.
or vossa causa é que sofri tantos insultos, e o meu rosto se cobriu de confusão; eu me tornei como um estranho a meus irmãos, como estrangeiro para os filhos de minha mãe. Pois meu zelo e meu amor por vossa casa me devoram como fogo abrasador; e os insultos de infiéis que vos ultrajam
Recaíram todos eles sobre mim!
R. Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor.
Por isso elevo para vós minha oração, neste tempo favorável, Senhor Deus! Respondei-me pelo vosso imenso amor, pela vossa salvação que nunca falha!
R. Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13,54-58

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo: 54Dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: 'De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?' 57E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: 'Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!' 58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.
- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor
comentário ao Evangelho do dia feito por Bem-aventurado João xxIII (1881-1963), Papa

Diário da alma, 1901-1903 (trad. a partir de Cerf 1964, p. 240)

«De onde Lhe vem esta sabedoria [...]? Não é Ele o filho do carpinteiro?»
e cada vez que penso no grande mistério da vida oculta e humilde de Jesus durante os Seus primeiros trinta anos, o meu espírito fica ainda mais confundido e faltam-me as palavras. Ah! É tão evidente: face a uma lição tão luminosa como esta, não só os julgamentos do mundo, mas também os juízos e a maneira de pensar de muitos eclesiásticos parecem completamente falsos e se encontram no extremo oposto.
Da minha parte confesso que ainda não cheguei a fazer uma ideia disto. Da maneira como me conheço, parece-me que não tenho senão a aparência de humildade, mas que do seu verdadeiro espírito, desse «desejo de passar despercebido» que Jesus Cristo de Nazaré tinha, não conheço senão o nome. E dizer que Jesus passou trinta anos de vida oculta e que era Deus e era o resplendor da glória e a imagem fiel da substância do Pai (cf. Heb 1, 3), e que veio para salvar o mundo, e fez tudo isso apenas para nos ensinar como é necessária a humildade e como é indispensável praticá-la! E eu, que sou tão grande pecador e tão miserável, não penso senão em me comprazer a mim próprio, em me comprazer nos sucessos que me valem um pouco de honra terrena; nem sequer posso conceber o pensamento mais santo sem que nele se imiscua a preocupação com a minha reputação face aos outros. [...] No fim de contas, só com grande esforço me consigo acostumar à ideia do verdadeiro apagamento pessoal, tal como Jesus Cristo o praticou e tal como mo ensina.


















quinta-feira, 29 de julho de 2010

Pe. HUMBERTO SE APRESENTARÁ EM NOVA CRUZ/RN


Show-palestra é o que o Pe. Humberto Negreiros vem fazer em Nova Cruz no próximo dia primeiro de agosto, no ginásio de esporte, a partir das 8 horas. O show faz parte da programação do Encontrão do povo de Deus promovido pelas paróquias e áreas pastorais do 8° zonal da Arquidiocese de Natal. Além do show, muita animação, apresentações culturais, missa e louvor fazem parte da programação. O evento contará com a participação dos fiéis católicos das cidades de Santo Antonio, Passa e Fica, Monte Alegre, Serra de São Bento, Vera Cruz, Lagoa de Pedras, Brejinho e de Nova Cruz.
                                                                    
Será um momento de evangelização e confraternização do povo de Deus do 8° zonal, por isso você nao pode faltar.

Fonte:Pascom

MENSAGEM DO DIA


Reflexão

"Todo aquele que se exalta
será humilhado, e quem se humilha
será exaltado" (Lc 14,11).
Com essas palavras, Jesus propõe duas atitudes
para que o ser humano chegue ao Reino de Deus:
a humildade e o amor desinteressado ao próximo.
Por isso, não se deixe enganar por padrões de
comportamentos que dão
uma falsa idéia de grandeza.

Meditação

"quero viver nun mundo
onde os seres sejam somente humanos,
sem outros títulos a não ser este.
Quero que todos possam falar,
escutar, florescer" (Pablo Neruda).

Confirmação

"Ao contrário, quando fores convidado,
vai sentar-te no último lugar.
Quando chegar então aquele que te convidou,
ele te dirá: 'Amigo, vem para um lugar melhor!'.
Será uma honra para ti,
à vista de todos os convidados.
Pois todo aquele que se exalta
será humilhado, e quem se humilha
será exaltado"
(Lc 14,10-11).


terça-feira, 27 de julho de 2010

O JOIO E O TRIGO

DISSE JESUS: O semeador veio, preparou a Terra e lançou a boa semente. Durante a noite o inimigo lançou semente de joio no meio do trigo. O semeador viu germinar joio no meio do trigo e compreendeu que retiraria muito trigo se tentasse extirpar o joio ainda novo. Esperou chegarem à seara madura, ceifou e separou o joio para queimar na fogueira. Quem tem ouvidos capazes de ouvir, que entenda o sentido da parábola. Diremos: Mesmo o "joio" sabe muito bem o que isso significa. Embora sejam maioria e gritem atroadoramente abafando a minoria, sabem que não podem escapar; torturam o trigo ao seu lado para que sofra acreditando que também irá para o fogo. Quem duvida, tão envolvido se encontra com o joio predominante, chega a pensar que também é joio, que erga os braços ao céu, mostre que é trigo e peça claramente - "Venha a nós o vosso Reino". Aqueles que entenderam e se sentem imobilizados, abafados com a arruaça da maioria e pela seu veneno, confiem e façam o pedido de acelerar a colheita, pedindo pelos que ainda duvidam. Saibam que o "ceifador" já colocou uma tornozeleira nos pés do joio antecipando a separação antes que chegue e não se perderá nem um grão de ouro do "Trigo" nem escapará do fogo nenhuma haste de joio. Entendam que até a simbologia das sementes é apenas símbolo, pois os Budas que fazem este trabalho, além de serem prolongamentos do Ceifador, nada mais são do que Trigo que já se Iluminou. A Essência é Uma Só e está ao mesmo tempo no Ceifador, nos Budas e no Trigo. Em algum grau todos somos Budas e o saberemos em breve. Quem tem entendimento para entender, olhos para ver, ouvidos para ouvir, ouve, enxerga e entende.

Pra refletir

O joio é o mal que atinge nossa sociedade e impede que as sementes do amor,
da justiça e da fraternidade germinem em nosso meio. Como Cristãos, devemos
semear o bem e combater cada vez mais as pragas que atingem nossas "colheitas".


segunda-feira, 26 de julho de 2010

HISTÓRIA DE SANTA ANA

Na Sagrada Escritura conta-se que a mãe de Samuel, Ana, na aflição da esterelidade que lhe tirava o privilégio da maternidade, dirigiu-se com fervorosa oração ao Senhor e fez promessa de consagrar ao serviço de Deus o futuro filho. Obtida a graça, após ter dado à luz o pequeno Samuel, levou-o a Silo, onde estava guardada a arca da aliança
 
e o confiou ao sacerdote Eli, após tê-lo oferecido ao Senhor. Tomando isso como ponto de partida o Proto-evangelho de Tiago, apócrifo do século segundo, traça a história de Joaquim e Ana, pais da Bem-aventurada Virgem Maria. A piedosa esposa de Joaquim, após longa esterelidade obteve do Senhor o nascimento de Maria, que aos três anos levou ao Templo, deixando-a ao serviço divino, cumprindo o voto feito.
 
O fundamento histórico provável, embora na discordante literatura apócrifa, é de algum modo revestido de elementos secundários, copiados da história da mãe de Samuel. Faltando no Evangelho qualquer menção dos pais de Nossa Senhora, não há outra fonte senão os apócrifos, nos quais não é impossivel encontrar, entre os predominantes elementos fantásticos, alguma informação autêntica, recolhida por antigas tradições orais. O culto para com os santos pais da Bem-aventurada Virgem é muito antigo, sobre os gregos sobretudo. No Oriente venerava-se santa Ana no século VI, e tal devoção estendeu-se lentamente por todo o Ocidente a partir do século X até atingir o seu máximo desenvolvimento no século XV. Em 1584 foi instituida a festividade de santa Ana, enquanto são Joaquim era deixado discretamente de lado, talvez pela própria discordância sobre o seu nome que se revela em outros escritos apócrifos, posteriores ao Proto-evangelho de Tiago.
 
Além do nome de Joaquim, ao pai da Virgem Santíssima é dado o nome de Cléofas, de Sadoc e de Eli. Os dois santos eram comemorados separadamente: santa Ana a 25 de Julho pelos gregos e no dia seguinte pelos latinos. Em 1584 também são Joaquim achou espaço no calendário litúrgico, primeiro a 20 de março, para passar ao domingo da oitava Assunção em 1738, em seguida a 16 de agosto em 1913 e depois reunir-se com a santa esposa no novo calendário litúrgico, no dia 26 de julho. “Pelos frutos conhecereis a árvore,” disse Jesus no Evangelho. Nós conhecemos a flor e o fruto suavíssimo vindo da velha planta: A Virgem Imaculada, isenta do pecado de origem desde o primeiro instante de sua concepção, por um privilégio único, para ser depois o tabernáculo vivo do Deus feito homem. Pela santidade do fruto, Maria, deduzimos a santidade dos pais, Ana e Joaquim.
 
Sincretismo da Santa Ana: Nãnã

Devoção da Santa Ana: Padroeira dos avós.

Data Comemorativa: 26 de Julho.

domingo, 25 de julho de 2010

NOVA CRUZ REALIZA ENCONTRO


Encontro de infância realizado em Nova Cruz/RN

Coroinhas do 8° Zonal no encontro realizado em 2009

A paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz tem várias atividades para acontecer neste final de semana. No sábado, 24, os coroinhas participam de encontro de formação, no Centro Pastoral do Catolé, a partir das 8 horas. Também no sábado, os coordenadores das pastorais, movimentos e serviços, além das equipes que irão atua no Encontrão do povode Deus, participam da reunião do conselho pastoral paroquial, que será realizado na Igreja Matriz, às 8 horas. No domingo, 25, é a vez dos assossores da Infância Missionária participarem de formação, no Centro Pastoral do Catolé, com assessoria de membros da equipe arquidiocesana da Infâcia Missionária.

                                                                       
Ainda no domingo, membros da Pastoral da Comunicação irão divulgar o encontrão do povo de Deus, que acontecerá no dia primeiro de agosto. A divulgação será nas missas dominicais, que serão realizado nas Igrejas da cidade e das comunidades. A equipe preparou uns slides contendo fotos do encontrão realizado em 2009, em Monte Alegre, com o objetivo de motivar os fiéis católicos para participarem do encontrão 2010.

Fonte: Pascom

PRÓXIMO LIVRO DO PAPA SERÁ DEDICADO ÀS CRIANÇAS


O próximo livro do Papa Bento XVI será dedicado às crianças e contará a história dos 12 apóstolos. Segundo publicou o jornal L'Osservatore Romano, a obra é intitulada "Os amigos de Jesus", e reproduz trechos das catequeses de Bento XVI em suas Audiências Gerais das quartas-feiras.

                                                                        
"Era uma vez... um pequeno grupo de homens que um dia, há dois mil anos, encontrou um jovem que caminhava pelas estradas da Galileia. Cada um tinha seu trabalho e sua família, mas em um instante suas vidas mudaram" – lê-se na introdução do livro, escrita pelo sacerdote espanhol Julián Carrón, presidente da Fraternidade de Comunhão e Libertação.
                                                                               
De acordo com o sacerdote, nesta obra, Bento XVI "nos toma pela mão" e nos leva para dois mil anos atrás para contar quem eram os companheiros de Jesus, como o encontraram, e como foram conquistados por Ele até decidirem jamais abandoná-lo.
                                                                             
Fonte: catolicanet.com

PASTORAL CARCERÁRIA APRESENTA RELATÓRIO SOBRE TORTURA


A Pastoral Carcerária do Brasil divulgou seu convite para o lançamento do "Relatório sobre tortura". O evento será no dia 2 de agosto, às 15 horas, na Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo.

                                                                             
O relatório diz respeito ao trabalho da Pastoral Carcerária de monitoramento dos locais de detenção para prevenção da tortura. Participam do lançamento o Coordenador Nacional da Pastoral Carcerária, Pe. Valdir João Silveira, e peritos no assunto, como o Secretário da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, Dr. Lorival, e a Coordenadora-Geral da Ação dos Cristãos para a Abolição da Tortura
                                                                          
No Brasil, a Pastoral Carcerária atua de forma organizada desde 1986, com a finalidade de levar o Evangelho de Jesus Cristo aos cárceres e colaborar para que os direitos humanos sejam garantidos, através de denúncias, bem como propostas de medidas de conciliação e paz.
                                                                       
Entre suas atividades, constam visitas a todas as dependências prisionais: celas em geral, inclusão, celas de castigo, seguro, enfermaria etc; diálogo com a sociedade a fim de promover uma consciência coletiva comprometida com a vida e a dignidade da pessoa humana; apoio jurídico e social às famílias de presos e presas; e acompanhamento de denúncias de violação de direitos humanos.
                                                                           
Fonte: catolicanet.com

sexta-feira, 23 de julho de 2010

MENSAGEM DO DIA

Reflexão

Agradeça a Deus pela vida;
pela família, pelos amigos,
pelo trabalho, pelo pão de cada dia;
por sua casa, por mais um dia de vida
e por mais uma boa noite de sono.
Seja grato pelo ar que respira,
pelo sol e pela chuva;
pela lua e pelas estrelas.
Não se esqueça de agradecer
pela comunicação estre as pessoas;
pelas libertações, graças e orações atendidas.
Lembre-se sempre de abrir
o coração em prece para dizer:
"Meu Deus, eu o agradeço por tudo!".

Meditação

Agradecer é um gesto nobre,
que pode ser cultivado a qualquer momento.

Confirmação

"Então Jesus lhe perguntou:
'Não foram dez os curados?
Não houve quem voltasse para dar glória a Deus,
a não ser este estrangeiro?'. E disse-lhe:
'Levanta-te e vai! Tua fé  te salvou'"
(Lc 17,17-19).


quinta-feira, 22 de julho de 2010

CANÇÃO NOVA FAZ FESTA DOS DEZ ANOS

A comunidade Canção Nova, de Natal, comemora 10 anos de atividades na capital potiguar, com várias atividades. Uma delas é um Kairós, dia primeiro de agosto, às 8 horas, no Machadinho. Estarão presentes Luzia Santiago, Eto Jardim e Pe. Roger Luiz e participação do Minstério de Música Canção Nova. O acesso é um bilhete da Ação Entre Amigos, no valor de R$ 5,00. Com este bilhete, o participante concorre ao sorteio de um carro fiat mille Way Economy. Esta é outra atividade comemorativa dos 10 anos da comunidade em Natal. O sorteio do carro acontecerá no dia 30 de agosto.



                                   
Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

MENSAGEM DO DIA

Reflexão

Uma das mais belas orações de confiança
é o Salmo23(22). Nele o salmista vê Deus
como  o pastor que cuida de suas olvelhas:
"O Senhor é o meu pastor, nada me falta.
Ele me fez descansar em verdes prados,
a água tranquilas me conduz.
Restaura minhas forças , guia-me pelo
caminho certo, por amor do seu nome.
Se eu tiver de andar por vale escuro,
não temerei mal nenhum, pois comigo estás.
O teu bastão e teu cajado me dão segurança.
Diante de mim preparas uma mesa
aos olhos de meus inimigos;
unges com óleo minha cabeça,
meu cálice transborda.
Felicidade e graça vão me acompanhar
todos os dias da minha vida
e vou morar na casa do Senhor
por muitíssimos anos".

Meditação

O Senhor cuida de você,
protegendo-o de todos os perigos.

Confirmação

"Tu és meu refúgio, me preservas do perigo"
(Sl 32,7a).



quarta-feira, 21 de julho de 2010

XVI SEMANA COMUM

Salve Maria!
Evangelho segundo São Mateus 13,1-9
Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galiléia. 2Uma grande multidão reuniu-se em volta dele

Quarta-feira, 21 de Julho de 2010.

SANTO DO DIA: São Lourenço de Bríndisi, Confessor

Primeira Leitura: Jeremias 1,1.4-10

Início do Livro do Profeta Jeremias:

1Palavras de Jeremias, filho de Helcias, um dos sacerdotes de Anatot, da tribo de Benjamim. 4Foi-me dirigida a palavra do Senhor, dizendo: 5'Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações'. 6Disse eu: 'Ah! Senhor Deus, eu não sei falar, sou muito novo'. 7Disse-me o Senhor: 'Não digas que és muito novo; a todos a quem eu te enviar, irás, e tudo que eu te mandar dizer, dirás. 8Não tenhas medo deles, pois estou contigo para defender-te', diz o Senhor. 9O Senhor estendeu a mão, tocou-me a boca e disse-me: 'Eis que ponho minhas palavras em tua boca. 10Eu te constituí hoje sobre povos e reinos com poder para extirpar e destruir, devastar e derrubar, construir e plantar'.

- Palavra do Senhor

- Graças a Deus

Salmo 70

Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor: que eu não seja envergonhado para sempre! Porque sois justo, defendei-me e libertai-me! Escutai a minha voz, vinde salvar-me!

R. Minha boca anunciará vossa justiça.

ede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Porque sois a minha força e meu amparo, o meu refúgio, proteção e segurança! Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.

R. Minha boca anunciará vossa justiça.

Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, em vós confio desde a minha juventude! Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, 6bdesde o seio maternal, o meu amparo.

R. Minha boca anunciará vossa justiça.

Minha boca anunciará todos os dias vossa justiça e vossas graças incontáveis. Vós me ensinastes desde a minha juventude, e até hoje canto as vossas maravilhas.

R. Minha boca anunciará vossa justiça.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13,1-9

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

1Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galiléia. 2Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. 3E disse-lhes muitas coisas em parábolas: 'O semeador saiu para semear. 4Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. 5Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. 6Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz. 7Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. 8Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. Quem tem ouvidos, ouça!'

- Palavra do Senhor.

- Glória a Vós, Senhor

Comentário ao Evangelho do dia feito por Catecismo da Igreja Católica,, §§ 101-105, 108

«Aquele que recebeu a semente em boa terra é o que ouve a Palavra e a compreende» (Mt 13, 23)

Na Sua bondade condescendente, para Se revelar aos homens, Deus fala-lhes em palavras humanas: «As palavras de Deus, com efeito, expressas por línguas humanas, tornaram-se semelhantes à linguagem humana, tal como outrora o Verbo do eterno Pai Se assemelhou aos homens assumindo a carne da debilidade humana» (Dei Verbum, 13).

Através de todas as palavras da Sagrada Escritura. Deus não diz mais que uma só Palavra, o Seu Verbo único, em Quem totalmente Se diz (Heb 1, 1-3): «Lembrai-vos de que o discurso de Deus que se desenvolve em todas as Escrituras é um só e um só é o Verbo que Se faz ouvir na boca de todos os escritores sagrados, o Qual, sendo no princípio Deus junto de Deus, não tem necessidade de sílabas, pois não está sujeito ao tempo» (Santo Agostinho).

Por esta razão, a Igreja sempre venerou as divinas Escrituras tal como venera o Corpo do Senhor. Nunca cessa de distribuir aos fiéis o Pão da vida, tomado à mesa, quer da Palavra de Deus, quer do Corpo de Cristo (Dei Verbum, 21).

Na Sagrada Escritura, a Igreja encontra continuamente o seu alimento e a sua força (DV, 24), porque nela não recebe apenas uma palavra humana, mas o que ela é na realidade: a Palavra de Deus. «Nos livros sagrados, com efeito, o Pai que está nos Céus vem amorosamente ao encontro dos seus filhos, a conversar com eles» (DV, 21).

Deus é o autor da Sagrada Escritura. «A verdade divinamente revelada, que os livros da Sagrada Escritura contêm e apresentam, foi registada neles sob a inspiração do Espírito Santo» (DV, 21). [...]
No entanto, a fé cristã não é uma «religião do Livro». O Cristianismo é a religião da «Palavra» de Deus, «não duma palavra escrita e muda, mas do Verbo encarnado e vivo» (São Bernardo). Para que elas não sejam letra morta, é preciso que Cristo, Palavra eterna do Deus vivo, pelo Espírito Santo, nos abra o espírito à inteligência das Escrituras (Lc 24, 45).

Fonte: Arautos do Evangelho


































































OFERECIMENTO DO DIA

Ofereço-vos, ó meu Deus, em união com o Santissimo Coração de Jesus, por meio do Coração
Imaculado de Maria, as orações, obras, sofrimentos e alegrias deste dia, em reparação de nossas
ofensas, e por todas as intenções pelas quais o mesmo Divino Coração está continuamente interce-
dendo e sacrificando-se em nossos altares.
Eu vo-los ofereço, de modo particular, para que a dignidade do homem e da mulher seja respeitada
em sua plenitude, segundo o projeto do Criador. E para que a procura por Deus e a sede da verdade
levem os nossos humanos ao encontro do Senhor.
Assim Seja, Amém.

PARA REFLEXÃO:


Deus iniciou a humanidade criando o homem e a mulher.
A mulher tirou o homem do isolamento e vice-versa.
Que homens e mulheres dêem, generosamente, sua
contribuição específica em toda a  parte e em todos
os níveis: familiar, profissional, social. E que os seres 
humanos experimentem a alegria de descobrir seu
universo por meio da sensibilidade masculina e femenina.

terça-feira, 20 de julho de 2010

FACULDADE DOM HEITOR SALES DEFINE VESTIBULAR

Instalação da Faculdade Dom Heitor Sales, dia 19 de julho


Foto: José Bezerra

                                                                      
A Faculdade Dom Heitor Sales realizará inscrições para o vestibular no período de 26 de julho a 6 de agosto, visando preencher 100 vagas para os cursos de licenciatura em Filosofia e bacharelado em Teologia. As inscrições serão feitas no Instituto de Teologia Pastoral de Natal - ITEPAN, das 8 às 20 horas. A taxa de inscrição do vestibular é de R$ 25,00. Os dois cursos são abertos aos clérigos - Padres e Diáconos - e leigos de ambos os sexos.O                                                                                                            vestibular   será realizado no dia 7 de agosto, às 8 horas, no ITEPAN. As provas exigirão conhecimentos gerais, com disciplinas do ensino fundamental e médio, e língua instrumental - inglês, espanhol ou francês - e serão classificatórias. Haverá, também, uma prova de redação sobre tema ligado à Filosofia e Teologia, e será eliminatória. Dos aprovados neste primeiro vestibular, 50 de cada curso terão aulas no turno noturno, a partir de 16 de agosto deste ano, e os demais no turno vespertino, a partir de fevereiro de 2011, no ITEPAN. A mensalidade será de R$ 220,00. Mais informações, no telefone (84) 3615-2827.
                                                    



Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

ARQUIDIOCESE INCENTIVA FIÉIS A VISITAREM LUGARES DE ROMARIA


Milhares de fiéis e devotos visitaram o Santuário de Santa Rita de Cássia,
em Santa Cruz, por ocasião da inauguração, dias 26 e 27 de junho.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

NOS CAMINHOS DO SENHOR

O caminho da vida
é também o camin-
ho dos valores que
asseguram sentido
à vida. O ser humano ouve
vozes que pretendem expressar
a verdade, profetas que apontam
caminhos, guias que presumem
orientar a caminhada. Contra isso
Jesus alertou os discípulos, preocupa-
do em que não se deixassem enganar.
Ele, por sua vez, asim expressou seu
compromisso."Eu vim para que os
homens tenham a vida a a tenham
em abundância"  (Jo 10,10).
È por isso que ele pode dizer de
si mesmo: "Eu sou o pão da vida:
aquele que vem a mim não terá fome:
aquele que crê em mim
jamais terá sede" (Jo5,35).
Somente pode ser guia quem,
por sua opções e iniciativas,
está comprometido com a vida.
È isso que permite a Israel reconhecer
em Deus aquele que mostra o caminho
verdadeiro: " È o Senhor que é o nosso
Deus, ele que nos fez subir, nós e
nossos pais, da terra do Egito, da
casa da servidão. Ele realizou ante
nossos olhos estes grandes sinais:
protegeu-nos ao longo de todo o caminho
que percorremos e entre todos os povos
no meio dos quais passamos" (Js  24,17).
Estar nos caminhos do Senhor significa
fazer da vida o valor maior de referência
de tudo aquilo que somos e fazemos.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

NOSSA SENHORA, ROGAI POR NÓS.

No dia 15 de julho, os católicos comemoram a Festa de Nossa Senhora do Carmo.

Entre as inúmeras instituições que surgiram a partir desta devoção, está o tão conhecido Escapulário.

A Santa Igreja nos oferece numerosos recursos para alcançarmos o nosso objetivo supremo: a eterna salvação.

O uso do Escapulário é um dos mais eficazes.

Em nossa época de superstições, não é supérfluo esclarecer que o Escapulário está longe de ser um sinal "mágico" de salvação, porém, o seu uso traz inúmeros benefícios aos fiéis e tem a promessa da própria Virgem Maria de salvar todos àqueles que o portam com devoção.

terça-feira, 13 de julho de 2010

CINEMA PARA OS CASAIS DO ECC

A Pastoral da Comunicação atendendo o pedido da equipe dirigente do ECC da Paróquia de Nova Cruz realizou a sessão do cinema itinerante, no salão do ECC, no dia 10 de julho. Na ocasião foi exibido o filme "Prova de fogo", que trata de um casal passando por um momento difícil no matrimônio e por fim acabam fazendo com que o amor fale mais alto.

No final Pe. Edilson falou aos casais sobre o encontrão do povo de Deus


Roberto da pipoca no cinema
Pipoca e refrigerante foi servido aos casais


Fonte:(Pascom)


IMAGEM DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

Enquanto Maria vos
sustenta, não caías;
enquanto vos protege, não
temeis; enquanto vos conduz,
não vos fatigais; e sendo-
vos propícia, chegareis ao
porto da salvação
Ave Maria Cheia de Graça

Fonte:( São Bernardo de Claraval)

segunda-feira, 12 de julho de 2010

PADRE FAZ SHOW EM PASSA E FICA


Pe. João Maria de Oliveira (foto) fará show religioso, dia 17 próximo, a partir das 17 horas, na praça pública da cidade de Passa e Fica. “O show é em comemoração meus dez anos de sacerdócio, em Passa e Fica, minha terra Natal”, explica o padre. Ele completou dez anos de sacerdócio, dia 30 de junho.
Atualmente, é administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, compreendida pelos municípios de São Tomé, Barcelona e Ruy Barbosa
.

MENSAGEM DO DIA

Reflexão
Existem momentos na vida
em que tudo parece desabar.
Nesses instantes,
você pode adotar certas atitudes,
como, por exemplo,
perdoar a si msmo e a todos
os que o magoaram;
estender a mão a quem precisa;
ir ao cinema, ler um bom livro
ou ir à Igreja.
Lembre-se de suas qualidades
e capacidades, pense no que já conseguiu.
Seja generoso
com você mesmo e com os demais.
Não esqueça de voltar-se para Deus.
Meditação
Seja bondoso com você mesmo.
Só assim você pode amar os demais.
Confirmação
"Eu penso que os sofrimentos
do tempo presente não tem proporção
com a glória que há
de ser revelada em nós"
(Rm 8,18).

sexta-feira, 9 de julho de 2010

FOTOS DO TERÇO DA GRUTA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


Terço realizado em 08/07/2010


Rita de Cassia fazendo a reflexão sobre Ef. 5,15-20 ( Prudência e Sobriedade)
Iracilda agradecendo aos participantes do terço.


O terço de Nossa Senhora aconteceu na varanda da casa por motivo de chuva.

Rezando o terço de Nossa Senhora