sábado, 26 de março de 2016

Quinta-feira santa




Com a Santa Missa da Ceia do Senhor, celebrada na matriz da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, na noite da Quinta-feira Santa, 24 de março, a Igreja Católica dá início ao chamado Tríduo Pascal e faz memória da Última Ceia, quando Jesus, na noite em que foi traído, ofereceu ao Pai o Seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou aos apóstolos para que os tomassem, mandando-os também oferecer aos seus sucessores. 

O Lava-pés é um ritual litúrgico realizado, durante a celebração da Quinta-feira Santa, quando recorda a última ceia do Senhor. Jesus, ao lavar os pés dos discípulos, quer demonstrar Seu amor por cada um e mostrar a todos que a humildade e o serviço são o centro de Sua mensagem; portanto, esta celebração é a maior explicação para o grande gesto de Jesus, que é a Eucaristia. 

O rito do lava-pés não é uma encenação dentro da Missa, mas um gesto litúrgico que repete o mesmo gesto de Jesus. O padre Francisco de Assis lavou os pés de algumas pessoas da comunidade, imitando Jesus no gesto, como compromisso de estar a serviço da comunidade, para que todos tenham a salvação, como fez Jesus.

No final da celebração teve início a Adoração ao Santíssimo Sacramento na capela do Santíssimo que acontecerá até as 15 horas da Sexta-feira santa, quando começa a celebração da paixão.















Procissão do Encontro



A Procissão do Encontro realizado pela Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz na Quarta-feira Santa, 23 de março, os homens saíram da igreja Sagrada Família com um jovem representando Nosso Senhor dos Passos; e as mulheres saíram da igreja Nossa Senhora da Piedade com uma jovem representando Nossa Senhora das Dores. Na Praça de São Sebastião aconteceu, então, o doloroso encontro entre a Mãe e o Filho.








segunda-feira, 21 de março de 2016

Festa da Misericórdia em Nova Cruz


O movimento Jesus Misericordioso, da paróquia de Nova Cruz, convida todos os fieis para participar "Festa da misericórdia", de 1º a 3 de abril, na Igreja de São sebastião. Este ano o tema será: " Com a confiança de uma criança jogo-me no Vossos braços Pai Misericordioso" (Diário 505). A festa foi criada depois que o Papa João Paulo II  proclamou no dia 30 de abril de 2000 o primeiro domingo depois da Pascoa como festa da Divina Misericórdia.O dia também é lebrado pela canonização de Santa Faustina que difundiu a devoção ao misericordioso coração de Jesus.

Atenção para Programação:

Dia 1º de Abril - Sexta-feira
19:00 - Missa Solene de abertura, Presidente da celebração Pe. Antonio Roberto (Vigário).
Após a missa segue com vigília e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Dia 2 de Abril - Sábado
8:00 - oficio de Nossa Senhora
9:00 - Pregação
10:20 - Animação e Oração
10:40 - Pregação e Oração
14:00 - retorno a tarde
14:40 - Adoração ao Santíssimo Sacramento
15:00 - recitação do terço
16:20 - Animação (Oração e música)
16:30 - palestra
19:30 - Retorno a Noite, Louvor e vigília com RCC

Dia 3 de Abril - Domingo
8:00 - Oficio de Nossa Senhora
9:00 - pregação
10:20 - Animação
10:40 - Pregação e Oração
14:00 - Retorno a tarde, acolhida e louvor
14:40 - Adoração ao Santíssimo Sacramento
15:00 - recitação do terço da Misericórdia
16:00 - Pregação
17:00 - Missa solene de Encerramento, Presidente da celebração Pe. francisco de Assis (Pároco).

Domingo de Ramos



"Jesus viveu entre nós numa condição de servo", disse o Papa Francisco neste Domingo de Ramos, 20 de março. Na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, a primeira celebração, às 7h30 foi presidida pelo Pe. Antônio Roberto, com a benção dos ramos na praça Marco Zero, seguida de tradicional procissão com os ramos até a Igreja Matriz onde aconteceu a missa. 












Via sacra marca preparação para Semana Santa em Nova Cruz


Jovens da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz fizeram a encenação das 15 estações da Via-Sacra da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. A Via-sacra aconteceu na última sexta-feira, 18 de março, quando às 19 horas todos os participantes saíram da Capela Mãe Peregrina, no bairro Planalto, percorreram algumas ruas da cidade até a Capela Nossa Senhora da Piedade, no bairro Frei Damião, onde foi encenado a Ressurreição. A Via-sacra marca os preparativos para vivencia da Semana Santa. 















Paróquia de Nova Cruz anuncia programação da Semana Santa

Procissão do encontro


A partir deste dia 20, Domingo de Ramos, a Igreja Católica vive a Semana Santa. Em todas as paróquias, uma programação especial será desenvolvida nestes dias. Na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz a programação terá início com a tradicional Benção e Procissão de Ramos, pela manhã, saindo da Praça marco zero, às 7 horas, para Igreja Matriz onde acontecerá missa, às 7h30. À noite a benção e Procissão de Ramos sairá da Igreja de São Sebastião às 19 horas, percorrendo algumas ruas até a Igreja Matriz, onde acontecerá missa às 19h30.

Na segunda-feira, dia 21, será realizada as confissões individuais, após a missa dos feirantes, pela manhã e à tarde na Igreja de São Sebastião, e pela manhã, tarde e noite na Igreja Matriz.

Na quarta-feira santa, dia 23, acontecerá a procissão do encontro, onde os homens sairão da Capela Sagrada Família, no bairro Cidade do Sol, e as mulheres sairão da Capela a partir das Nossa Senhora da Piedade, no bairro Frei Damião, ambos as 18 horas, e o encontro acontecerá na Igreja de São Sebastião.

A quinta-feira santa, dia 24, os padres participarão pela manhã da missa do santos óleos na Catedral Metropolitana. A noite, a missa do lava-pés, será realizado às 20 horas, na Igreja Matriz, Após a Celebração da Santa Ceia, acontecerá a transladação e Adoração ao SS. Sacramento, até às 15h da Sexta-feira Santa.

A tarde da Sexta-feira Santa, dia 25, apresenta o drama incomensurável da morte de Cristo no Calvário. A cruz, erguida sobre o mundo, segue de pé como sinal de salvação e esperança. A partir das 15h30, na Igreja Matriz, terá início a celebração da Paixão de Jesus, segundo o Evangelho de João, contemplamos o mistério do Crucificado. Após acontecerá a Via-Sacra como uma forma de meditar o caminho doloroso que Jesus percorreu até a crucifixão e morte na cruz. 

O Sábado Santo a Vigília Pascal acontecerá a partir das 22 horas, na Igreja Matriz, seguido da Procissão da Ressurreição, a meia noite. Domingo da Ressurreição é o dia santo mais importante da religião cristã. Depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi sepultado, ali permaneceu até a ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. As missas em Nova Cruz acontecerão às 7h30, na Igreja Matriz, às 17 horas na Igreja de São Sebastião e às 19h30, Igreja matriz. A Paróquia também realizará durante toda semana a programação nas comunidades rurais. 

Domingo de Ramos

Missa do lava-pés

Celebração da paixão

Sábado santo