terça-feira, 30 de outubro de 2012


Pascom prepara encontro arquidiocesano



Encontro Arquidiocesano de Avaliação e
Planejamento da Pascom,  realizado em 2011
Foto: Cacilda Medeiros


A coordenação arquidiocesana, articuladores zonais e coordenadores paroquiais da Pastoral da Comunicação se reunirão dias 24 e 25 de novembro, no Centro de Treinamento de Ponta Negra, Natal. Durante todo o dia 24, os participantes farão uma avaliação das ações desenvolvidas, em nível arquidiocesano, zonal e paroquial, em 2012, e elaborarão um plano de ação para 2013. “No próximo ano, teremos dois momentos fortes: os 15 anos de implantação da Pascom, na Arquidiocese de Natal, e a realização do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação”, adianta Cacilda Medeiros, da equipe de coordenação arquidiocesana da Pascom. Há cerca de dois meses, a Pastoral da Comunicação vem em processo de avaliação das ações, com assessoria de Marilene Moura e Verônica Barros.

O domingo, 25, será dedicado os encaminhamentos do Plano 2013, a divulgação da realização da segunda turma do Curso de Comunicação para a Pastoral e do 8º Muticom e outras informações da coordenação arquidiocesana.


Fonte: Arquidiocese de Natal

CD e DVD Bote Fé Brasil estão à venda



Capa do CD "Bote Fé Brasil"



O CD - volumes 1 e 2 - e o DVD “Bote Fé Brasil”, gravado pela Sony Music, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude, já se encontra à venda. Ambos foram gravados na Praia do Forte, em Natal, dia 10 de fevereiro deste ano, em um show que reuniu 25 mil pessoas e mais de trinta cantores católicos. 

Os CDs trazem 12 canções, cada, e o DVD, 21 canções. Na faixa 1, está “Um certo Galileu”, cantada pelo Padre Zezinho; seguida de “Glória e Majestade”, cantada por Adriana Arydes; “Coragem”, cantada pelos Cantores de Deus e Bruno Camurante; “Anjos de Deus”, com o Padre Marcelo Rossi; “Nunca pare de sonhar”, do Padre Fábio de Melo; “Força e Vitória”, com Eliana Ribeiro; entre outros. 

O CD e o DVD também trazem o hino oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quinta-feira, 25 de outubro de 2012


Paróquia de Nova Cruz prepara festa da padroeira




O pároco, Pe. Francisco de Assis, os coordenadores de pastorais, serviços e movimentos da paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, e as religiosas iniciaram os preparativos para a festa da padroeira, que será de 29 de novembro a 8 de dezembro. Na reunião, realizada no dia 22 deste mês, os participantes definiram que, durante a festa, haverá caminhadas penitenciais, ofício da Imaculada, missas todas as noites, confissões, Unção dos Enfermos, Batismo, casamentos comunitários, primeira Eucaristia e atividades sociais. Entre estas, estão um Jantar de Adesão e uma Cavalgada, além de atrações musicais.




Visando convidar e preparar os fiéis para a festa, haverá a peregrinação de quadros com a imagem da Imaculada, nas residências da cidade, e a peregrinação da imagem centenária da padroeira, no período de 8 a 29 de novembro. A peregrinação terminará no dia 29 de novembro, com uma carreata até a matriz, onde haverá a abertura da festa. O tema da festa é: “Com a Imaculada Conceição, acolhemos Jesus, razão de nossa fé”.

Fotos: Reunião com os coordenadores
Crédito: Flávio Luiz


Festa da padroeira de Natal tem programação definida




Missa celebrada dia 22 de outubro, no qual foi feito o envio dos
quadros com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação
Foto: Adálida Suassuna




A paróquia da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação definiu a programação da festa da padroeira, que será de 11 a 21 de novembro deste ano, com o tema: “Bem Aventurada aquela que acreditou”. A festa está sendo precedida por algumas atividades, iniciadas no dia 22 de outubro, às 19 horas, com a Missa da Graça de Nossa Senhora da Apresentação, presidida pelo Pe. Fabrício Andrade, da Comunidade Canção Nova. Nessa missa, foi feito o envio de quadros com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, iniciando a peregrinação pelos lares da paróquia. No período de 3 a 10 de novembro, será realizado o Cerco de Jericó, na capela do Santíssimo, subsolo da Catedral. A última atividade que precede a festa será o 3º Jantar e festa dançante, no dia 9, às 21 horas, no La Mouette.

Os festejos serão abertos no dia 11, às 18h30, com a procissão da bandeira, saindo da Antiga Catedral, seguida de palavras de abertura de autoridades civis e eclesiásticas, e missa solene, às 19h30, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. O novenário será de 12 a 20, às 19 horas, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Nesse período, na Catedral, haverá: missa, de segunda a sábado, às 11h e às 16h30; missa na capela do Santíssimo, de segunda a sexta-feira, às 8h, e confissões, das 14 às 16h30; ofício de Nossa Senhora, às 10h15 e às 15h45; terço, diariamente, às 18h; madrugada com Maria, às 5 horas, saindo do Adro da Igreja do Rosário para a Antiga Catedral, onde haverá missa; diariamente, haverá quermesse, no pátio da Catedral, após o novenário.

A festa será encerrada no dia 21, memória da Apresentação de Nossa Senhora, com programação especial: à zero hora, vigília na Pedra do Rosário, com a comunidade Shalon; às 3h30, procissão fluvial; às 5h, missa na Pedra do Rosário; às 7h30, missa solene na Antiga Catedral; às 10 horas, missa solene da festa, na Catedral Metropolitana, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha; às 14h, 9ª Caminhada com Maria, saindo da paróquia do Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, para a Catedral, onde haverá a missa de encerramento da festa, às 17 horas, presidida por Dom Jaime.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 24 de outubro de 2012


Coroinhas participaram de formação



Coroinhas de algumas paróquia do 8º zonal participaram de Encontro de Formação promovido pelo grupo de Coroinhas de Nova Cruz, no último sábado, dia 20, no Centro Pastoral do Catolé. O encontro teve como assessores o Pe. Janilson Macedo, vigário paroquial de Nova Cruz; Karla Priscila, coordenadora paroquial da Pastoral Juventude e Josinaldo dos Santos, coordenador da Renovação Carismática, ambos da Paróquia de Nova Cruz. O encontro de formação acontece anualmente. 

Pe. Janilson presidiu missa de abertura



Pe. Assis esteve no encontro



Karla Priscila coordenadora da PJ

Josinaldo dos Santos 







terça-feira, 23 de outubro de 2012


Planalto realizou festival de prêmios


Após a realização da festa da Mãe Peregrina, padroeira do bairro Planalto, em Nova Cruz, aconteceu o Festival de Prêmios em prol da continuidade da construção da capela. O festival de prêmios foi realizado no último sábado, dia 20. Foram sorteados 11 prêmios em cinco chamadas. Os padres Assis e Janilson estiveram presente ao festival, como também as Irmãs religiosas Filhas do Amor Divino. Os padres entregaram os prêmios aos ganhadores que foram eles: 

1º Prêmio: Guilherme Entony, bairro Santa Maria Gorette;
2º Prêmio: Aline da Silva, bairro Planalto;
3º Prêmio: Claudio Gomres, bairro Salgado; 
4º Prêmio: Renato Lourenço, bairro São Judas;
5º Prêmio: Valeria de Lourdes. bairro Vista do Sol




Marcelo fez a locução do festival

Ganhadores dos Prêmios
 Fonte: Pascom da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz

segunda-feira, 22 de outubro de 2012


Missa em ação de graças pelo 2º aniversário de ordenação do Padre Janilson



O vigário paroquial de Nova Cruz, Pe. Janilson Francisco de Macedo presidiu missa em ação graças pelo 2º ano de ordenação sacerdotal, neste domingo, dia 21 de novembro. A missa aconteceu na Igreja Matriz da Imaculada Conceição e foi concelebrada pelo pároco Pe. Francisco de Assis e participação dos diáconos permanentes Josimar, irmão do Pe. Janilson, e diácono José Jeová.

Na missa os aconteceu a entrada solene da Palavra de Deus, entrada do ofertório conduzida pelos familiares do Pe. Janilson e homenagem feita pelo casal articulador da Paróquia Nildo e Erica. Fieis paroquianos de Poço Branco, e Natal da Paróquia de origem do Pe. Janilson participaram da missa. Logo após a missa foi realizado um momento de confraternização em frente a Igreja Matriz. 

Entrada da Palavra

Diácono Jeová proclamou o evangelho

Pe. Assis fez a reflexão dominical


Familiares do Pe. Janilson participaram do ofertório


Momentos das homenagens



Pe. Janilson agradeceu as homenagens


Momento de confraternizaçao


sábado, 20 de outubro de 2012


Comentário litúrgico - 29º Domingo do Tempo Comum



Atenção! Tenhamos presente que, celebrar a Eucaristia sem ter presente a memória Daquele que disse que veio a este mundo e a cada um de nós, não para “ser servido, mas para servir” e, que, por isso, terminou morrendo, para ser fiel ao projeto de seu Pai, provando seu amor incondicional por nossa causa, é viver totalmente iludido (evangelho). Viver de acordo com a ética cristã é lutar e defender a vida, a exemplo de Deus, e se preciso, sacrificar a própria vida (I leitura). Como Jesus, nós também devemos ter a coragem de descer ao nível das “massas sobrantes”, dos oprimidos e marginalizados.

1ª leitura (Is 53,10-11)
                A pretensão de muitos é ter o domínio sobre os seus semelhantes; colocar-se a serviço de alguém é algo muito raro.
            Nos versículos apresentados, a narração trata do quarto canto do servo de Javé: sua paixão, morte e vitória. O “servo” é vitimado por um julgamento iníquo, consequência de uma sociedade patrocinadora da injustiça.   
            Tem-se a impressão que este “servo” fora castigado por Deus. Olhando sem o devido aprofundamento teológico-bíblico, parece até que Deus se felicita com o sofrimento dos outros.
            Nada disso! Aquilo que aos olhos dos homens é um fracasso, para Deus é um triunfo. É através do sacrifício, do sofrimento, dom de si mesmo que realiza a salvação.
            A imagem do “servo sofredor” é a imagem de Jesus, que nos patrocinou a salvação, humilhando-se para servir a todos, doando-lhes gratuitamente a própria vida.
A atitude de fidelidade ao Pai faz o “servo sofredor” oferecer a sua vida como sacrifício expiatório, o que garantirá o triunfo do plano de Deus, que é vida em plenitude para todos.

Evangelho (Mc 10,35-45)
Jesus e os discípulos estão se dirigindo a Jerusalém e o ministério de Jesus se aproxima do fim. Atenção para um detalhe: É sempre um caminho pedagógico. Mas, qual é mesmo a preocupação do Mestre? Dessa vez, a sua preocupação “número um” é demonstrar para os seus discípulos, que tipo de Messias ele O é. Não obstante, Pedro ter confessado a Jesus que Ele era o Messias, não o convenceu suficientemente. É necessário superar a ideia de que o Messias seria o líder poderoso prestes a manifestar domínio e glória. Pois bem, a questão aqui é a seguinte: Depois de cerca de três anos de convívio, os discípulos ainda manifestam incompreensão em relação à novidade de Jesus, imaginando que ele assumiria o poder (a “glória”) em Jerusalém.
Diante das pretensiosas e equivocadas reivindicações dos discípulos e das contendas entre eles, Jesus faz uma crítica do exercício do poder neste mundo.
Trata-se, aqui de um outro detalhe: Tiago e João que são os filhos de Zebedeu, eles são a segunda dupla a ser chamada por Jesus no início de seu ministério, conforme narração dos evangelhos sinóticos. Eles aparecem, ainda, com frequência, junto com Pedro, como um trio mais próximo a Jesus. O evangelho de João não menciona o nome de Tiago. Tiago foi decapitado por Herodes Agripa em 42 d.C.
Há uma menção do apóstolo Paulo a “Tiago, irmão do Senhor” (Gl 1,19). Trata-se de Tiago “Menor”, parente de Jesus, que foi chefe da Igreja de Jerusalém e foi martirizado por apedrejamento em 62 d.C.
Rejeitando, de maneira generalizada, o abuso de poder dos chefes das nações e de seus grandes, Jesus reafirma a novidade do Reino. Enquanto a sociedade é dividida entre poderosos e opressores e oprimidos explorados, Jesus propõe a conquista da unidade a partir da humildade e do serviço, resgatando-se a vida dos mais excluídos e marginalizados. Porém, quando Jesus é suspenso na cruz, são dois marginalizados que estão à sua direita e à sua esquerda, em duas cruzes.
Sem muitas demoras, Jesus logo nos leva a compreender que só há uma maneira de ser que caracteriza a autenticidade cristã, totalmente diferente do que é institucionalizado pelos grandes e importantes neste mundo: A lógica defendida por Jesus contradiz a lógica do mundo. Como assim? “Aquele que quiser se grande, seja o vosso servidor, e aquele que quiser ser o primeiro dentre vós, seja o servo de todos”.
É exatamente essa compreensão que falta aos discípulos de ontem e aos de hoje; nem sempre alcançamos que seguir a Jesus, significa estar dispostos não só a falar, mas a viver, a beber o seu cálice. O caminho para chegar a isso não é o do poder, mas do serviço até o dom da vida. Finalmente é a via escolhida por Jesus, servo sofredor.
Um alerta para todos os cristãos, especialmente para nós os agentes da missão: Como discernimos o poder-serviço em nossa vida de homens e mulheres consagrados a Deus e ao povo?
Quais as relações que predominam em nossa sociedade? Em nossas comunidades? Em nossas próprias famílias?

2ª leitura (Hb 4,14-16)
            O segundo texto lido na liturgia deste 29º Domingo do Tempo Comum, no seu vers. 15, diz assim: “Com feito, temos um sumo-sacerdote capaz de compadecer-se de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado”. A única diferença é que, enquanto nós frequentemente faltamos com a fidelidade a Deus, ele jamais deixou-se contaminar pelo pecado.
            Conclusão: “Jesus exerceu e continua exercendo seu sacerdócio solidarizando-se com qualquer um que seja filho de Deus”. “Porque solidário com nossas fraquezas, ele inspira confiança e esperança na comunidade cristã: “Por isso, permaneçamos    firmes na fé que professamos” (v. 14b).




Pe. Francisco de Assis Inácio
Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição
Nova Cruz - RN

sexta-feira, 19 de outubro de 2012


Padre Janilson completa 2 anos sacerdócio


Pe. Janilson na missa de acolhida em Nova Cruz/RN

Próximo domingo, dia 21, o Pe. Janilson Francisco de Macedo, vigário Paróquia de Nova Cruz, completa 2 anos de vida sacerdotal. Neste dia a Paróquia da Imaculada Conceição, realiza missa em ação de graças pela vocação do Pe. Janilson, às 19 horas na Igreja Matriz. Na ocasião haverá momento de homenagens feita pelas pastorais, movimentos e serviços. Após a missa acontecerá confraternização em frente a igreja. 

Padre Janilson foi ordenado em 21 de outubro de 2010, na Catedral Metropolitana de Natal. Depois de um mês de ordenação ele assumiu a função de vigário paroquial de Nova Cruz, em 21 de novembro de 2010, quando o pároco era Pe. Edilson Nobre. Atualmente a Paróquia tem como pároco Pe. Francisco de Assis. 

Pe. Edilson fez acolhida ao Pe. Janilson

 1ª Missa do Pe. Cidinei e acolhida do Pe. Janilson

Lançado CD com o Hino da CF 2013




Já está disponível nas livrarias católicas do Brasil o CD com o Hino da Campanha da Fraternidade de 2013 e os cantos para a quaresma do ano C. Desde 2006, por decisão dos bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), o CD traz o hino da Campanha da Fraternidade e o repertório quaresmal correspondente a cada ano.

A Campanha da Fraternidade 2013, que tem por tema “Fraternidade e Juventude”, e lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Cf, Is 6,8) , teve seu hino escolhido a partir de concurso aberto para todos que desejassem participar. A canção foi composta para servir durante encontros, debates, seminários, palestras e estudos sobre a temática em questão. O CD contém outras faixas inéditas para as celebrações da quaresma do ano C, além de músicas para o trabalho de evangelização com a juventude.

O assessor de Música Litúrgica da Conferência Nacional dos Bipos do Brasil (CNBB), padre José Carlos Sala afirma que, de acordo com suas potencialidades, “as equipes de canto e música escolherão o melhor meio para apropriar-se desse rico repertório quaresmal que aparece no CD e no Hinário Litúrgico da CNBB e ajudar os fiéis na assimilação dos cantos próprios deste tempo”.

“Que o hino da Campanha da Fraternidade e os cantos próprios para o trabalho de evangelização com os jovens ajudem no processo de reflexão da realidade da juventude no Brasil e sejam sinal de alegria e comunhão eclesial”, disse o assessor.

Fonte: CNBB

Igreja celebra o Dia Mundial das Missões no próximo domingo



No próximo domingo, 21, a Igreja no Brasil e no mundo celebra o Dia Mundial das Missões. Trata-se de um grande acontecimento e uma oportunidade de fazer sentir a vocação missionária da Igreja. O documento Redemptoris Missio, Encíclica do papa João Paulo II sobre a validade permanente do mandato missionário, exorta, “todas as Igrejas e os pastores, os sacerdotes, os religiosos e os fiéis, a se abrirem à universalidade da Igreja, evitando toda a forma de particularismo, exclusivismo, ou qualquer sentimento de autossuficiência (RM 85)”.

Em outras palavras, o documento faz um apelo a toda a Igreja: de se abrir para Missão além-fronteiras, conforme o mandato do próprio Jesus Cristo. A Igreja “foi enviada para manifestar e comunicar a caridade de Deus a todos os homens e povos (Jo 10, 10)”, mandato que o Redemptoris Missio também frisa. “Esta Missão é única, sendo a mesma a sua origem e fim; mas, na sua dinâmica de realização, há diversas funções e atividades. Antes de tudo está a ação missionária denominada ‘missão ad gentes’”.

O Dia Mundial das Missões tem o objetivo de celebrar a unidade da Igreja através da partilha e da fraternidade. Os filhos de Deus, nesse dia, devem festejar a universalidade da Missão em colaboração intensa e espiritual de generosa ajuda. O ato do papa Pio XI na solenidade de Pentecostes de 1922 sintetiza o que deveria ser o Dia Mundial das Missões dali em diante. O pontífice interrompeu sua homilia e, em meio a impressionante silêncio, tomou seu solidéu, fazendo-o passar entre a multidão de bispos, presbíteros e fiéis na Basílica de São Pedro, no Vaticano, enquanto pedia a toda a Igreja ajuda para as Missões.

O primeiro Dia Mundial das Missões foi celebrado em 1927 e, em 19 de outubro de 1985, o papa João Paulo II lembrou a origem do Dia, falando aos fiéis da Igreja de Sassari, durante sua viagem pastoral à Sardenha. “Nunca venha a faltar o espírito missionário que animou as testemunhas de Cristo nesta cidade. Todo mundo sabe que o Dia Mundial das Missões foi sugerido em uma reunião do Círculo Missionário do seminário provincial de Sassari em 1926, então governado pelos padres vicentinos, entre os quais se destacava pelo zelo apostólico o padre Giovanni Battista Manzella”.

No Brasil, o Dia Mundial das Missões foi celebrado pela primeira vez já no começo da década de 1930, pela Pontifícia Obra da Propagação da Fé, implantada por dom Bento Aloisi Masella, então Núncio Apostólico. O próprio dom Bento presidiu a Obra até o dia 10 de Agosto de 1934, data em que passou o cargo de Presidente Nacional da Obra ao padre Dictino de La Parte, da Congregação dos Missionários Filhos do Coração Imaculado de Maria, que vinha desempenhando, com muita proficiência e resultado, o cargo de Diretor Regional da 4ª Região.

Já naquele tempo a Direção Nacional da Obra fornecia subsídios (santinhos, folhetos) e sugeria ‘palavras de ordem’ para a animação da Campanha Missionária. Em 1934 a Palavra de ordem foi: “Todos os católicos por todos os infiéis!”.

Campanha Missionária 2012

Neste ano, a Campanha Missionária aborda o tema “Brasil missionário, partilha a tua fé”, em sintonia com o 3º Congresso Missionário Nacional, que aconteceu em Palmas (TO) de 12 a 15 de julho, e com o 4º Congresso Americano Missionário e 9º Congresso Missionário Latino-Americano (CAM4/Comla9). No Dia Mundial das Missões, acontece a Coleta Nacional feita em todas as comunidades e instituições católicas. Este ano será feita no sábado e domingo, dias 20 e 21 de outubro. O valor arrecadado deve ser integralmente enviado ao Fundo Universal de Solidariedade, através das Pontifícias Obras Missionárias. Essa contribuição econômica é destinada a projetos missionários em todo o mundo, por meio da Pontifícia Obra da Propagação da Fé.

Outras informações acesse o site das Pontifícias Obras Missionárias, no endereço: www.pom.org.br.

Fonte: CNBB

quarta-feira, 17 de outubro de 2012


Diretor da Adital participará de lançamento do 8º Muticom


O Padre Ermanno Allegri, diretor executivo da Agência de Informação Frei Tito para América Latina – Adital, que tem sede em Fortaleza (CE), vem a Natal, dia 31 deste mês, para o lançamento do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação. A Adital é uma agência de notícias que, segundo o diretor, leva a agenda social latino-americana e caribenha à mídia internacional. O endereço da Agência, na internet, é www.adital.com.br.

 O lançamento do 8º Muticom, dia 31 de outubro, será em dois momentos. Pela manhã, das 9 às 11 horas, o evento acontecerá no auditório do Laboratório de Comunicação, da UFRN, campus de Natal. Na ocasião, além de ser apresentada a programação do Mutirão, haverá uma palestrada sobre o tema “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”, ministrada pelo Padre Ermanno Allegri. Ainda, neste dia, à tarde, das 14 às 15 horas, a Rádio Rural de Natal levará ao ar o programa Especial Muticom. O mesmo programa será levado ar por outras emissoras de rádio, espalhadas pelo Brasil.
O 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação será sediado em Natal, no período de 27 de outubro a 01 de novembro de 2013. A previsão é que o evento, no próximo ano, reúna cerca de mil pessoas, de todas as partes do Brasil.

Fonte: Arquidiocese de Natal


Planalto realizou abertura da 4ª Festa da Mãe Peregrina


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz iniciou a 4ª Festa da Mãe Peregrina, padroeira do bairro Planalto. Na abertura aconteceu missa presidida pelo Pe. Janilson Macedo, com participação do Diácono José Jeová e vários paroquianos. Logo após a missa o Pe. Janilson fez o hasteamento da bandeira e teve inicio a quermesse com funcionamento de barracas e atração musical com a show religioso. 

A festa terá nos dias 16, 17 e 18, com celebrações todas as noites às 19h30, seguido de quermesse. No dia 18 o encerramento acontecerá a partir das 18h30, com procissão e missa.






Este ano a festa da Mãe Peregrina tem várias novidades, entre elas, um data-show com as letras das músicas, para os fieis acompanhar os cânticos.  Todas as noites o aparelho estará montado para que todos possam fazer uma festa ainda mais bonita. 


Momento da entrega da lembrança da festa aos padrinhos da noite

Pe. Janilson fez o hasteamento 


Quermesse com atração musical