domingo, 31 de julho de 2016

Diáconos da Arquidiocese de Natal fazem retiro neste fim de semana


Dos 84 diáconos permanentes da Arquidiocese de Natal, Rio Grande do Norte, 54 participarão do retiro anual obrigatório, neste próximo fim de semana, de 29 a 31 de julho de 2016, no Convento Santo Antônio (Apuarana), dos frades franciscanos, na cidade de Lagoa Seca, próxima de Campina Grande, Paraíba. 

O pregador do retiro será o Pe. Dalmário Barbalho de Melo, do clero da Arquidiocese de Natal. Ele enfocará as pregações do retiro no tema “Misericórdia”, contemplando o Ano Jubilar da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco. O retiro será aberto às 17 horas desta sexta-feira, 29 de julho, com missa presidida pelo pregador, Pe. Dalmário.

Comunicado



O Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, Padre Francisco de Assis, comunica aos fieis paroquianos que por ocasião da realização do 24º Encontro de Casais com Cristo - ECC, as missas, neste domingo, 31 de julho, só acontecerão às 7h30 na Igreja Matriz e às 17h na Igreja de São Sebastião. Portanto, não haverá missa às 19h30, na Igreja Matriz. 

terça-feira, 26 de julho de 2016

Caravana de jovens de Nova Cruz participarão do Jubileu da Juventude


Cerca de 100 jovens do Setor Juventude da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta participarão do Jubileu da Juventude, próximo domingo, 31 de julho, na cidade de Santana do Matos/RN. A caravana sairá em dois ônibus com a participação do Pe. Antônio Roberto, vigário paroquial, e Irmã Auriane Chaves, da Congregação Filhas do Amor Divino. O jubileu terá como tema: "Misericordioso como o Pai" e na programação consta missa, louvor, missão e palestras. 

Paróquia de Nova Cruz realizará 24º ECC


Casais do 23º ECC

Cerca de 40 casais da Paróquia da Imaculada Conceição participarão do 24º Encontro de Casais com Cristo – ECC, nos dias 29, 30 e 31 de julho, no Auditório do Colégio de Nosso Senhora do Carmo. O encontro terá início na sexta-feira, 29, às 19 horas. O encerramento acontecerá no domingo, 31 de julho. No dia 07 de agosto, os novos casais do ECC serão apresentados a comunidades paroquial na missa às 19h30, na Igreja Matriz.

Papa Francisco grava vídeo-mensagem para jovens da Jornada Mundial da Juventude


O Vaticano divulgou na terça-feira, 19, vídeo-mensagem do papa Francisco por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorrerá em Cracóvia, de 26 a 31 de julho. 

No vídeo, o papa agradece os jovens poloneses que há muito tempo estão se preparando, sobretudo com a oração, para o grande evento de Cracóvia. “Já está próxima a trigésima primeira Jornada Mundial da Juventude, que me chama a encontrar os jovens de todo o mundo, reunidos em Cracóvia, proporcionando-me também a feliz ocasião de encontrar a amada nação polonesa. Tudo será vivido sob o signo da Misericórdia, neste Ano Jubilar, e com grata e devota memória de São João Paulo II, que foi o artífice das Jornadas Mundiais da Juventude e guia do povo polonês no seu caminho histórico recente rumo à liberdade”, afirma o pontífice.

“Agradeço-lhes de coração por tudo aquilo que estão fazendo e pelo amor com o qual fazem. Desde já os abraço e os abençoo”, enfatiza Francisco.


Fonte: CNBB

Agentes da Pascom de Lagoa de Pedras e Serrinha participarão de formação



Os agentes da Pastoral da Comunicação da Paróquia São Francisco de Assis, que compreende os municípios de Lagoa de Pedras e Serrinha, participarão de uma formação, neste domingo, dia 24. A atividade será realizada na comunidade de Mandu, no município de Lagoa de Pedras. No Primeiro momento, haverá uma reflexão sobre a missão da Pascom, conduzida pelo Padre Antônio Roberto, referencial para Pascom no Vicariato Episcopal Sul. Depois, serão oferecidas duas oficinas: Produção de Mural, assessorado por agentes da Pascom da área Pastoral de Boa Saúde; e Produção de notícias, com o articulador da Pascom no 8º zonal, Flavio Luiz.

Padre Robério Pe. é o novo coordenador de Campanhas

Pe. Robério, novo coordenador de Campanhas

A Equipe de Campanhas, na Arquidiocese de Natal, tem novo coordenador: Padre Robério Camilo da Silva, que também é vigário paroquial de Nossa Senhora de Lourdes, em Petrópolis. Padre Robério sucede, na equipe, o Padre João Maria do Nascimento.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Agentes da Pascom participaram do Miss@o.com


Os agentes da Pastoral da Comunicação das paróquias de Nova Cruz, Passa e Fica, Serra de São Bento, Lagoa Salgada e Santo Antônio, participaram o Miss@o,Com, do 8º Zonal, domingo, 17, na cidade de Santo Antônio. A programação iniciou, com um momento de reflexão, conduzida pelo Pe. Antônio Roberto, referencial da Pascom para o Vicariato Sul e Vigário Paroquial de Nova Cruz. Depois, foram ministradas duas palestras: fotografia e jornal impresso/mural. Às 15h30, foi celebrada missa, presidida pelo administrador paroquial de Santo Antônio, Pe. Robson Paulo, encerrando a programação. Da Paróquia da Imaculada Conceição participaram 12 membros da Pascom de Nova Cruz e Lagoa d'Anta. 




(Fonte e fotos: Cacilda Medeiros/Pascom Nova Cruz)

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Província Eclesiástica instala Tribunal

Pe. Júlio César, vigário judicial da Arquidiocese


Na próxima segunda-feira, 18, acontece a instalação do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano. Às 16h, será celebrada missa, na Catedral Metropolitana de Natal, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Após a missa, será dada a benção das estruturas da sede do Tribunal, no Centro Pastoral Pio X, no subsolo da Catedral. Às 19h, no Centro Pastoral Dom Heitor Sales, na Cidade Alta, acontecerá conferência e aula inaugural do curso de pós-graduação em Direito Matrimonial Canônico, ministrada pelo Padre Jesus Hortal Sánchez, do Rio de Janeiro. Padre Jesus é comentarista da edição brasileira do Código de Direito Canônico.

O Tribunal é uma resposta ao Motu Proprio do Papa Francisco (Mitis Iudex Dominus Iesus ), que orienta os cristãos católicos em situações diversas. De acordo com o Vigário Judicial da Arquidiocese de Natal, Padre Júlio César Cavalcante, o Tribunal Eclesiástico Interdiocesano será um “serviço pastoral da Igreja, que, entre outras funções, será direcionado para famílias que buscam uma possível nulidade do matrimônio.”

O Tribunal Eclesiástico vai atender à Arquidiocese de Natal e as Dioceses de Mossoró e de Caicó. Funcionará no Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral Metropolitana), de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Concurso fotográfico para Revista A Ordem


A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Natal lançou o Concurso  fotográfico para Revista A Ordem "Eu Amo Meu Pai". Para participar basta enviar uma foto para o email: pascom@arquidiocesedenatal.org.br até o dia 14 de julho (quinta-feira) e curtir na fanpage da Arquidiocese de Natal. As três fotos mais curtidas serão publicadas na edição de agosto da Revista A Ordem.


REGULAMENTO
1 - A foto deve ser enviada para o e-mail: pascom@arquidiocesedenatal.org.br até o dia 14 de julho (quinta-feira).
2- Após este prazo, as fotos serão publicadas na fanpage da Arquidiocese de Natal, no Facebook (Dia 15 de julho).
3 - O resultado será divulgado no dia 20 de julho, na fanpage da Arquidiocese.
4 - As três fotos mais curtidas serão publicadas na edição de agosto da Revista A Ordem, que será veiculada no dia 05 de agosto.
5 - A foto dever estar em boa resolução (mínimo de 1MB).


ECAN realizou Curso de Fotografia




Mais de 40 pessoas participaram do Curso de “Fotografia, uma arte além da selfie”, promovido pela Escola de Comunicação da Arquidiocese de Natal (ECAN), no último dia 9, no Centro Pastoral Dom Heitor Sales, na Cidade Alta. O curso foi ministrado pelo fotógrafo Brunno Antunes, que também é agente da Pastoral da Comunicação, na Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Ponta Negra, Natal.


(Fotos: Rivaldo Júnior)

Paroquianos homenagearam padre Assis pela passagem do aniversário natalício



Em missa realizada na Igreja Matriz da Imaculada Conceição de Nova Cruz fieis paroquianos homenagearam o pároco Pe. Francisco de Assis Inácio. A missa foi presidida pelo aniversariante, Pe. Assis, concelebrada pelos padres Raimundo Renato, de Montanhas e Antônio Roberto, vigário paroquial de Nova Cruz. No final da missa diversos membros de pastorais, movimentos e serviços fizeram homenagem ao padre Assis. 









segunda-feira, 11 de julho de 2016

Camisetas do 2º Evangelizar é Preciso já estão à venda





Adquira sua camiseta, participe do II EVANGELIZAR É PRECISO NATAL e colabore com o projeto da "1ª FM Católica de Natal". O evento, com o Pe. Reginaldo Manzotti, acontecerá dia 13 de agosto, no Papódromo, em Natal. A camiseta, no valor de R$ 30,00, pode ser adquirida a partir desta segunda-feira, 11, nos seguintes locais:

. Central Sintonia do Bem, na Rádio Rural de Natal, situada na Rua Açu, 335, Tirol, (3201-1689 /1690) de segunda a sexta, das 9h às 17h;
. Sant’Apollinare, no Partage Norte Shopping (3346-3691), de segunda a sábado, das 10h às 22 e, no domingo, das 15h às 21h;
. New Bellos Moda Feminina, no Shopping Via Direta (3231-0707), de segunda a sábado, das das 9h às 21h (no domingo não abre);
. Capitania do Cheiro, no Shopping Midway Mall (3222-2867), de segunda a sábado, das 10h às 22 e, no domingo, das 13h às 21h;
. Capitania do Cheiro, na Av. Pres. Getúlio Vargas, 9 – Centro - Parnamirim (3272-0034);
. Nil Móveis e Colchões, na Av. Ayrton Senna (3608-0045), de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 14h;
. Ótica Moderna, na Rua Amaro Barreto, no Alecrim (3213-1197), de segunda a sexta, das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Santo Antônio sediará Miss@o.com


A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Santo Antônio, sediará o Miss@o.Com, encontro de formação, que contará com a participação da equipe de coordenação arquidiocesana da Pastoral da Comunicação das Paróquias do 8º Zonal, dia 17 de julho, das 8 às 16 horas.

A primeira parte do encontro será dedicada a uma reflexão sobre a atuação da Pascom, com base da Meta 4 do ‘Marco Referencial’ da Arquidiocese de Natal. A reflexão será conduzida pelo Padre Antônio Roberto, vigário paroquial de Nova Cruz e referencial para a Pascom no Vicariato Episcopal Sul. Depois, serão oferecidas três oficinas, que vão acontecer simultaneamente: Fotografia, Jornal Impresso e Redes Sociais.

A programação será encerrada às 15h, com a celebração da missa. As inscrições estão abertas e pode ser feitas através do e-mail pascom.novacruz@gmail.com ou do telefone: 99115-8571, com o articulador da Pascom no 8º Zonal, Flávio Luiz. A taxa de inscrição de R$ 5,00 pessoa.



sábado, 9 de julho de 2016

Missa em ação de graças pelo aniversário natalício Pe. Francisco de Assis


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz celebrará o aniversário natalício do pároco Pe. Francisco de Assis Inácio.

Data: 08/07/2016 - Sexta-feira
Horário: 19:30h
Local: Igreja Matriz da Imaculada Conceição - Centro - Nova Cruz


quinta-feira, 7 de julho de 2016



O casal Matias Junior e Iracilda, convida todos os devotos de
Nossa Senhora, para a reza do terço dia 08 às 19h30,
na Gruta Nossa Senhora da Conceição,
 à Rua Maria Cavalcante de Melo, 85 – Centro - Nova Cruz/RN.
Desde já o casal agradece a quem comparecer a esse momento mariano.

NOSSA SENHORA ÉS RAINHA DO CÉU!


quarta-feira, 6 de julho de 2016

Comunidade encerra festa de Santa Maria Goretti


A comunidade Santa Maria Goretti na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz encerrou os festejos em homenagem a santa padroeira, nesta quarte-feira, 06 de julho, dia dedicado pela Igreja católica, a  Santa Maria Goretti. Com procissão, seguido de celebração presidida pela Irmã Auriane Chaves da Congregação Filhas do Amor Divino, marcaram a programação de encerramento. A festa aconteceu de 01 a 06 de julho com uma vasta programação religiosa e sociocultural.



Fotos: xuadoagreste.com.br

Rádio Rural de Natal recebe boleto de outorga para migração

Pe. Sávio (sentado, com o boleto em mãos), e funcionários da Rádio Rural.
(Foto: Cacilda Medeiros)



A Rádio Rural de Natal AM 1090 recebeu, nesta quarta-feira, 6, o boleto bancário correspondente ao valor da outorga estipulada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A outorga é a autorização que o Ministério dá para que a Rádio migre da faixa AM para FM. O boleto, no valor de 215 mil reais, será pago com recursos do 1º Evangelizar é Preciso Natal, realizado em agosto do ano passado, com a participação do Padre Reginaldo Manzotti.

Segundo o diretor da Emissora, Padre Sávio Ribeiro, mesmo pagando o boleto com o valor estipulado pelo Ministério das Comunicações, ainda será necessário adquirir em torno de 750 mil reais. “Teremos que trocar os transmissores da Rádio, já que o nosso atual não se adequa às exigências de uma FM; teremos que adequar as instalações físicas e estruturais do prédio, onde a emissora funciona; precisamos comprar e instalar uma nova antena, entre outras despesas indispensáveis que surgirão”, explica o diretor.

Miss@o.Com do 8º Zonal acontecerá dia 17 de julho




Agentes da Pastoral da Comunicação das Paróquias do 8º Zonal vão se reunir dia 17 de julho, na cidade de Santo Antônio, das 8 às 16 horas. Será o Miss@o.Com, encontro de formação, que contará com a participação da equipe de coordenação arquidiocesana da Pastoral da Comunicação.
A primeira parte do encontro será dedicada a uma reflexão sobre a atuação da Pascom, com base da Meta 4 do ‘Marco Referencial’ da Arquidiocese de Natal. A reflexão será conduzida pelo Padre Antônio Roberto, vigário paroquial de Nova Cruz e referencial para a Pascom no Vicariato Episcopal Sul. Depois, serão oferecidas três oficinas, que vão acontecer simultaneamente: Fotografia, Jornal Impresso e Redes Sociais.

A programação será encerrada às 15h, com a celebração da missa. As inscrições estão abertas e pode ser feitas através do e-mail pascom.novacruz@gmail.com ou do telefone: 99115-8571, com o articulador da Pascom no 8º Zonal, Flávio Luiz. A taxa de inscrição de R$ 5,00 pessoa.



Clero Arquidiocesano participam de retiro


Foto: Padre Edilson Soares Nobre

O Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, e o Clero Arquidiocesano de Natal prosseguem reunidos em retiro, em Fortaleza. Durante as meditações deste segundo dia, o pregador, Frei Rogério Lima, O. Carm., destacou o papel do presbítero como servidor e continuador da missão de Jesus Cristo no mundo. Ao final da tarde, Dom Jaime presidiu a Eucaristia, que foi concelebrada por todos os padres participantes. Agora à noite, acontece um momento de espiritualidade mariana.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Dom Matias e Padre Francisco de Assis participaram da reinauguração do hospital de Nova Cruz


O arcebispo emérito Dom Matias Patrício de Macedo e o pároco de Nova Cruz Pe. Francisco de Assis, participaram da reinauguração do hospital Municipal Monsenhor Pedro Moura de Nova Cruz, realizada no último dia primeiro de julho, após ser reformado e equipado. Na ocasião Dom Matias, presidiu a cerimônia religiosa, que contou com a presença do Governador do Estado Robison Faria, além do prefeito de Nova Cruz Cid Arruda. 

Dom Matias Patrício de Macedo, foi Pároco de Nova Cruz por 22 anos, e ainda assumiu a direção do Hospital no inicio do funcionamento quando inaugurado e pertencia a Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz. Para Dom Matias, é motivo de alegria que vê a reforma do hospital, digno e a altura que merece a dignidade da pessoa humana. Ele ainda deixou uma mensagem aos funcionários do hospital para acolher bem os doentes. "O acolhimento é muito importante e o doente que for bem acolhido já se sinta bem" disse Dom Matias.