segunda-feira, 14 de março de 2016

Nota da Arquidiocese de Natal sobre o momento atual do Brasil





ARQUIDIOCESE DE NATAL

Serviço Social Arquidiocesano em Rede – SAR
“Terra, teto e trabalho.”

(Papa Francisco)
 



O Serviço Social Arquidiocesano em Rede reunido em assembleia, nos dias 08, 09 e 10 do corrente, em Natal/RN, vem manifestar a sua preocupação com o atual momento político que atravessa o Brasil, caracterizado por intensa polarização emocional, e com a necessidade de avançarmos na garantia dos direitos históricos já conquistados. Empenhados na construção de uma sociedade justa e fraterna, como casa comum de todos e todas, reafirmamos:

Compromisso com a democracia e com a Participação Cidadã

A sociedade brasileira lutou muito para conquistar a democracia. A nossa história em alguns momentos foi marcada pelo autoritarismo e ainda convive com a desigualdade socioeconômica e regional que tem como uma das consequências à corrupção, tão presente em nossa história secular. É preciso avançar na construção de uma cultura democrática e plural e, por isto, o respeito e o diálogo são fundamentais. O Papa Francisco tem incentivado a cultura do encontro. Para construir um ambiente democrático e civilizado precisamos de abertura ao outro, visões e ideais diferentes, multiplicidade de organizações, projetos políticos e opiniões. Democracia não se faz apenas com um lado e sim com a pluralidade, não se faz com a destruição do outro e sim com a garantia da participação de todos e todas.  Democracia não se faz na base do ódio e sim na busca sincera do entendimento e da convivência entre os diferentes.

Garantia e aplicação dos direitos

Para superarmos os nossos problemas históricos é necessário o reconhecimento que muito já foi feito, mas, ainda existe muito por fazer. Continuamos com as características de uma sociedade, por demais, excludente e desigual. Uma das nossas tarefas urgentes é superarmos a desigualdade socioeconômica, regional e enfrentarmos todo tipo de corrupção. Para isso a mobilização permanente por um educação e saúde pública de qualidade para todos e todas, moradia digna, democratização da terra e da água, trabalho decente, saneamento ambiental são barreiras que a Igreja através da suas organizações e pastorais sociais têm lutado e se empenhado. O Papa Francisco fala dos três T’s: terra, teto e trabalho como lutas sagradas e que dignificam o ser humano. “(…) a necessidade urgente de revitalizar as nossas democracias tantas vezes desviadas por inúmeros fatores. É impossível imaginar um futuro para a sociedade sem a participação como protagonistas das grandes maiorias e este protagonismo transcende os procedimentos lógicos da democracia formal. A perspectiva de um mundo de paz e de justiça duradouras pede que superemos o assistencialismo paternalista, exige que criemos novas formas de participação que incluam os movimentos populares e animem as estruturas de governo locais, nacionais e internacionais com aquela torrente de energia moral que nasce da integração dos excluídos na construção do destino comum. E assim com ânimo construtivo, sem ressentimento, com amor”.1

Esta tarefa esta fundamentada na opção evangélica e preferencial pelos pobres assumida pela Igreja e reafirmada pelo Papa Bento XVI quando disse, em Aparecida (SP), que esta opção está implícita na Fé Cristológica.

Sigamos nestes compromissos, sem nenhum retrocesso e solucionando os nossos problemas unicamente pela via democrática, no dever de garantir a governabilidade.




Natal/RN, 13 de março de 2016
Arquidiocese de Natal
Serviço Social Arquidiocesano em Rede – SAR

1. Discurso do Papa Francisco aos participantes do encontro mundial dos movimentos populares. Santa Cruz, Bolívia, 09/07/2015
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário