segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

É tempo de recomeçar

Bispo de Erexim (RS)


Estimados Diocesanos! Estamos deixando para a história o ano de 2015, marcado inicialmente por perspectivas no campo político, social e econômico pela sociedade brasileira, com a tomada de posse dos eleitos na esfera federal e estadual, para conduzirem a nação brasileira e cuidar do bem-estar do seu povo pelos quatro anos posteriores. Mas, infelizmente o que vimos foi uma tempestade de corrupção, envolvendo homens públicos e grandes corporações. Na economia, tivemos uma retração, levando milhares de trabalhadores a perderem o emprego, indústrias e estabelecimentos comerciais fechando as portas e a classe empresarial, pisando no freio em relação a novos investimentos ou mesmo tentando sobreviver em meio à falta de perspectiva em relação ao futuro.
Ao longo da história, as crises vêm e vão, governos passam, mas, além das realizações, ficam as feridas que precisam ser curadas e enfaixadas na vida do povo. Não é tempo para entregarmos a vida e os nossos projetos ao desânimo, à falta de esperança, ao acaso, às sombras, à escuridão como se não pudéssemos ver um sinal de luz no fim do túnel. Não é tempo para chorarmos o que perdemos ou deixamos de fazer, embora isso possa ter deixado feridas na alma, mas de começarmos um ano novo com vigor e ardor redobrados para vencermos os desafios pessoais da nossa vida, dos nossos projetos e da nossa sociedade brasileira.
Celebramos, há poucos dias, o Santo Natal, contemplando a força de Deus, na fragilidade de uma criança, no pequeno e “desprotegido” menino Jesus, a “luz do mundo”. E foi justamente a esperança de encontrar esta “luz” que moveu os reis magos a partirem, guiados por uma estrela, sem saberem ao certo aonde iriam parar, mas não deixaram de se colocar a caminho, como celebramos neste domingo, solenidade da Epifania do Senhor. 
Por isso, quero agradecer a todas as pessoas que, nas comunidades e na sociedade em geral, se dispuseram a trabalhar com disponibilidade e amor pelo Reino de Deus e pelo bem comum da coletividade em 2015. Tivemos bonitos gestos e ações de solidariedade e de caridade cristã em favor dos mais necessitados. Que 2016, marcado pela celebração do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, nos motive ainda mais a sermos misericordiosos uns para com os outros, lembrando a misericórdia que Deus tem por todos nós. A minha gratidão e o meu muito obrigado aos colaboradores e ao querido povo da nossa Diocese. 
Tende todos, um bom domingo e um abençoado 2016.
 Fonte  CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário