segunda-feira, 30 de março de 2015

Congregação envia carta sobre processo de beatificação de dom Helder Câmara


A arquidiocese de Olinda e Recife (PE) recebeu carta da Congregação para a Causa dos Santos informando que “aguarda o parecer de diferentes Dicastérios para se poder proceder ao processo de beatificação” do Servo de Deus dom Helder Pessoa Câmara.
 carta, assinada pelo prefeito da Congregação, cardeal Angelo Amato, é uma resposta à solicitação de informações do arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, sobre o andamento do processo de beatificação, recebido pela Congregação da Cúria Romana em junho de 2014, com o requerimento de Nihil Obstat (Nada Consta) para que seja iniciado o processo diocesano de beatificação de um dos idealizadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Caso o Nada Consta seja emitido pelo Vaticano, a arquidiocese de Olinda e Recife terá autorização para iniciar o processo diocesano. Nesta fase, de acordo com a Constituição Apostólica Divinus Perfectionis Magister, que rege as normas relativas às Causas dos Santos, haverá a investigação “sobre a vida, as virtudes, o martírio e a fama de santidade ou de martírio, sobre os possíveis milagres e, eventualmente, sobre o culto antigo de um servo de Deus, para o qual se pede a canonização”.
A etapa seguinte consiste em reconhecer suas “virtudes heroicas”. Para isso, uma comissão jurídica se reunirá para estudar os textos publicados em vida e analisar os testemunhos de pessoas que conheceram o “Dom da Paz”, como dom Helder é conhecido.
Em seguida, o relator do processo, nomeado pela Congregação para a Causa dos Santos, elabora um documento denominado Positio. Trata-se de um compêndio dos relatos e estudos realizados pela comissão. Assim que aprovado, o papa concede o título de Venerável Servo do Deus.
O passo seguinte é o da beatificação. Ser beato, ou bem-aventurado, significa representar um modelo de vida para a comunidade e, além disso, ter a capacidade de agir como intermediário entre os cristãos e Deus. Depois disso, ainda é preciso passar por mais uma fase: a canonização.
Para ser proclamado santo é imprescindível a comprovação de um milagre, que deve ocorrer após sua nomeação como beato.
Dom Helder e a CNBB
As histórias de dom Helder Câmara e da Conferência confundem-se. Ordenado padre aos 22 anos de idade, Helder Câmara chegou ao Rio de Janeiro aos 27 anos, em 1936, com a incumbência de instalar o Secretariado Nacional da Ação Católica Brasileira, sendo a precursora da CNBB.
Em dezembro de 1950, ele apresentou o projeto da CNBB ao então integrante da secretaria de estado do Vaticano, monsenhor Giovanni Battista Montini, que seria eleito papa Paulo VI. Em menos de três meses, após a eleição do pontífice, foi fundada a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Além da criação da CNBB, dom Helder é lembrado por sua atuação em favor da defesa da liberdade e dos mais necessitados. Durante o período de ditadura militar no Brasil, após ser empossado como arcebispo de Recife e Olinda, dom Helder e mais 17 bispos do Nordeste pediram a liberdade das pessoas e da Igreja. Em 1969, ele criticou a situação de miséria dos agricultores nordestinos. Na ocasião, foi chamado de demagogo e comunista.
Situações semelhantes o levaram a pronunciar a memorial frase “Quando dou comida aos pobres, me chamam de santo. Quando pergunto porque eles são pobres, chamam-me de comunista”. Outros fatos remetem às represálias que sofreu, inclusive com sua casa metralhada, assessores presos e assassinados.
Em 1970, quando teve o nome lembrado para o Prêmio Nobel da Paz, o governo brasileiro promoveu uma campanha internacional para derrubar a indicação, já que ele denunciava a prática de tortura a presos políticos no Brasil. No mesmo ano, os militares chegaram a proibir a imprensa de mencionar o nome do arcebispo de Recife e Olinda.
Dom Helder foi condecorado internacionalmente com prêmios nos Estados Unidos, Martin Luther King (1970) e na Noruega, Prêmio Popular da Paz (1974), por exemplo. São de sua autoria 22 livros, sendo a maioria ensaios e reflexões sobre o terceiro mundo e a Igreja.
O prelado esteve à frente da arquidiocese de Olinda e Recife até o dia 10 de abril de 1985, quando – por atingir a idade limite de 75 anos – foi substituído pelo arcebispo emérito dom José Cardoso Sobrinho.  Helder morreu em sua casa, no Recife, em 27 de agosto de 1999, devido a uma insuficiência respiratória decorrente de uma pneumonia. Seus restos mortais estão sepultados na Igreja Catedral São Salvador do Mundo, em Olinda (PE).
Com informações da arquidiocese de Olinda e Recife (PE)
Fonte: CNBB

“Deus humilha-se para caminhar com seu povo”, disse o papa Francisco


Milhares de peregrinos participaram da celebração do Domingo de Ramos, 29, na Praça de São Pedro. O papa Francisco presidiu missa, que teve início com bênção e procissão dos ramos, recordando a entrada de Jesus em Jerusalém. Em sua homilia, o papa citou trecho da Carta aos Filipenses, que diz “Humilhou-Se a Si mesmo”, destacando a humildade de Deus e o compromisso de cada cristão.
“Um estilo que nunca deixará de nos surpreender e pôr em crise: jamais nos habituaremos a um Deus humilde! Humilhar-se é, antes de mais nada, o estilo de Deus. Deus humilha-se para caminhar com o seu povo, para suportar as suas infidelidades”, disse o papa. Para Francisco, a Semana Santa é o caminho para à Páscoa, momento para viver a estrada da humilhação de Jesus.
“Nestes dias, ouviremos o desprezo dos chefes do seu povo e as suas intrigas para o fazerem cair. Assistiremos à traição de Judas. Veremos o Senhor ser preso, condenado à morte, flagelado e ultrajado. Ouviremos que Pedro, a ‘rocha’ dos discípulos, o negará três vezes. Ouviremos os gritos da multidão, que pedirá a Sua crucificação. E o veremos coroado de espinhos”.
Para o papa, este é o caminho de Deus, o caminho da humildade e que não há outra estrada de Jesus a não ser essa. “Não existe humildade sem humilhação”. Francisco explicou, ainda, que humildade quer dizer serviço, significa dar espaço a Deus despojando-se de si mesmo, esvaziando-se. “Esta é a maior humilhação.”
Doação e amor
Para esta Semana Santa, o papa fez convite para que os cristãos busquem deixar de lado o caminho da vaidade, do orgulho, do sucesso. E, deu exemplo de homens e mulheres que cada dia, no silêncio e escondidos, renunciam a si mesmos para servir um familiar doente, um idoso sozinho ou uma pessoa deficiente.
“Com eles, emboquemos também decididamente esta estrada, com tanto amor por Ele, o nosso Senhor e Salvador. Será o amor a guiar-nos e a dar-nos força e onde Ele estiver, estaremos também nós”, refletiu o papa.
Em saudação aos peregrinos, Francisco dirigiu-se aos jovens, motivando-os para a Jornada Mundial da Juventude, em Cracóvia. “Caros jovens exorto-vos a continuar o vosso caminho seja nas dioceses, seja na peregrinação através dos continentes, que vos levará no próximo ano a Cracóvia, pátria de São João Paulo II, iniciador das Jornadas Mundiais da Juventude”.
Ao final, o papa também rezou pelas famílias das vítimas do desastre aéreo da companhia alemã, recordando de modo particular o grupo de jovens estudantes que nele perdeu a vida.
Com informações e foto do News.va.
Fonte: CNBB

Domingo de Ramos abre Semana Santa


Hoje, 29, a Igreja celebra o Domingo de Ramos, ocasião que abre a Semana Santa. Em preparação para o ápice do ano litúrgico, a Páscoa, os fiéis são chamados a vivenciar a entrada festiva de Jesus em Jerusalém e a compreender a Paixão do Senhor. Como gesto concreto da Campanha da Fraternidade de 2015, também ocorre a Coleta Nacional da Solidariedade – “Pão e Justiça para todas as pessoas”.
“Para nós cristãos, é a semana mais importante do ano litúrgico, em que a Igreja celebra, atualiza sacramentalmente os mistérios da paixão e morte e ressurreição do Senhor”, explica o bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Armando Bucciol.
Na liturgia, a celebração recebe o nome de “Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor”. Dom Bucciol explica que essa abertura da Semana Santa reflete na liturgia atual duas tradições. “Tem o relato de uma peregrina de nome Ethéria ou Egéria que conta, no quarto século, o grande afluxo de pessoas para celebrar em Jerusalém a entrada solene de Jesus, enquanto em Roma, com uma liturgia mais sóbria havia a proclamação da Paixão do Senhor. Mais tarde houve a unificação dos dois momentos. Portanto, eis que o primeiro dia da Semana Santa é o Domingo de Ramos e da Paixão”, recorda.
Sobre a vivência da liturgia do Domingo de Ramos, dom Armando Bucciol considera dois sentimentos prevalentes: a alegria e a compreensão. “A alegria pela chegada de Jesus em Jerusalém, é o Senhor que é acolhido pelos pobres, pelos simples, pelas crianças, que reconhecem nele o Rei messiânico, o Messias e Salvador. Portanto, a Igreja se abre para acolher Cristo como o Senhor em sua vida. E ao mesmo tempo, o preço que ele paga é a sua morte, é a leitura da Paixão com os textos bíblicos que nos preparam a compreender a Paixão como do Servo Sofredor, que doou sua vida pela humanidade”, resume.
Durante a Semana Santa, há o convite à reflexão sobre o seguimento a Jesus Cristo, uma revisão da vida. “A Igreja aconselha, ao longo da Quaresma ou nesta Semana Santa também, celebrar o sacramento da Penitência como momento de conversão, como sinal de uma expressão mais rigorosa, generosa e fiel de seguimento de Jesus Cristo”, diz dom Armando.
No Tríduo Pascal, é celebrada a liturgia da Eucaristia, da Paixão e da Ressurreição de Jesus. Em cada dia, há uma reflexão que pode ser feita. “Eis que no Tríduo Pascal revivemos a liturgia da Eucaristia, portanto, compreender melhor o que significa para nós celebrar a Eucaristia, o que é para mim?”, questiona. Para a Sexta-feira Santa, a intenção é olhar para a doação do Cristo crucificado. “Cristo que morre na cruz. Ele nos amou até doar a sua vida por nós. Como respondo em minha vida ao Cristo que se doa, que se torna servo obediente até a morte de Cruz. E depois, a luz da Páscoa que ilumina a nossa vida, com a vitória de Cristo sobre a morte”, enumera.
Coleta Nacional da Solidariedade
A Campanha da Fraternidade de 2015 (CF 2015) propõe o tema “Fraternidade: Igreja e sociedade” e o lema “Eu vim para servir” e a Coleta Nacional de Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos, irá destinar recursos ao projeto de combate à fome no mundo promovido pela Cáritas Brasileira, cujo lema é “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”. Outros projetos que preferencialmente atendam aos objetivos propostos pela CF também recebem aplicação dos recursos da coleta.
Todos os recursos arrecadados formam os fundos de solidariedade. Cada diocese encaminha 40% do total ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS). Os outros 60% formam o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) e permanecem nas dioceses para atender projetos locais.
Para o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner,  o gesto de contribuir com a Coleta Nacional de Solidariedade no Domingo de Ramos é um “gesto de partilha, de amor”.
"O gesto do Domingo de Ramos de darmos uma contribuição, a oferta da solidariedade para o Fundo Nacional de Solidariedade é esse gesto de partilha, de amor, de dizer assim ‘eu quero ajudar um irmão, eu quero ajudar os pobres, eu quero ajudar, os necessitados. Assim como Deus veio partilhar a sua vida conosco, nós queremos partilhar a nossa vida. Não é um dinheiro que nós damos. Nós é que nos damos na nossa oferta. Esse momento é muito significativo, muito importante porque, como Jesus, nós aprendemos a sair de nós mesmos e ir ao encontro das pessoas, especialmente das mais necessitadas",explica.
 Imagem: Regional Nordeste 3 da CNBB

sábado, 28 de março de 2015

Paróquia de Nova Cruz divulga programação da Semana Santa



A Igreja Católica vive, a partir do próximo domingo, 29, as celebrações da Semana Santa. A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz divulga a programação da Semana Santa 2015. Na Semana Santa, que inclui o Tríduo pascal, visa recordar a Paixão e a Ressurreição de Cristo, desde a sua entrada messiânica em Jerusalém.

Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor - Dia 29.03.2015

Com a celebração do Domingo de Ramos tem início a grande semana do Ano Litúrgico, a Semana Santa, que se conclui com o Domingo da Ressurreição

§  Programação (Missas):
 07h e 30 min.: Matriz;
08h: Lagoa Seca;
09h: Lagoa de Serra;
10h: Serrote;
16h: Primeira Lagoa;
17h: Lagoa d´Anta; 
 19h: Conceição;
19h e 30 min.: Matriz .


ü Dia 30.03.2015
Segunda-feira da Semana Santa

§  Programação (Confissões):
Confissões- (Manhã) - S. Sebastião: Pe. Assis e Matriz: Pe. Pedro
_ Confissões- (Tarde) – S. Sebastião: Pe. Pedro e Matriz: – Pe. Assis
_ Confissões- (Noite) _ S. Sebastião: – Pe. Assis e Matriz – Pe. Pedro

ü Dia 31.03.2015
Terça-feira da Semana Santa

§  Programação (Confissões e Nova Jerusalém):
_ Confissões – (Manhã) – S. Sebastião: Pe. Pedro e (Tarde) –Matriz: Pe. Pedro
_ Confissões – (Noite) _ S. Sebastião: Pe. Pedro
_ Paixão de Cristo - Nova Jerusalém (o dia todo) – Pe. Assis e um grupo de paroquianos.


 
ü Dia 30.03.2015
Segunda-feira da Semana Santa

§  Programação (Confissões):
Confissões- (Manhã) - S. Sebastião: Pe. Assis e Matriz: Pe. Pedro
_ Confissões- (Tarde) – S. Sebastião: Pe. Pedro e Matriz: – Pe. Assis
_ Confissões- (Noite) _ S. Sebastião: – Pe. Assis e Matriz – Pe. Pedro

ü Dia 31.03.2015
Terça-feira da Semana Santa

§  Programação (Confissões e Nova Jerusalém):
_ Confissões – (Manhã) – S. Sebastião: Pe. Pedro e (Tarde) –Matriz: Pe. Pedro
_ Confissões – (Noite) _ S. Sebastião: Pe. Pedro
_ Paixão de Cristo - Nova Jerusalém (o dia todo) – Pe. Assis e um grupo de paroquianos.

  
ü 1º.04.2015
Quarta-feira da Semana Santa

§  Programação (Confissões):
1. Confissões - (Manhã) e (tarde) e (noite) - S. Sebastião: Pe. Pedro
Confissões – (Manhã) e (Tarde) e (Noite) - Lagoa d´Anta: Pe. Assis

2. Procissão do Encontro
Saídas das Imagens: 18h (N. Senhora das Dores) – Local:Antônio Peixoto; “Senhor dos passos” – Local: São Judas. O encontro ocorrerá na praça da igreja de S. Sebastião (P.P.).

ü 02.04.2015
Quinta-feira da Semana Santa

§  Programação (Catedral e Paróquia):
_ Missa do Crisma (Catedral)
08h: Missa do Crisma (Catedral): Presença dos padres e freiras;

Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés
_ 16h: Conceição (P.P.);
_ 19h: 1ª Lagoa (P.P.);
_ 17h.: Lagoa d´Anta (P.A.);
_ 19h e 30 min.: Nova Cruz (P.A.)

_ 19h: Missa...
§ Adoração ao SS. Sacramento (Matriz e L. d´Anta)
_ 20h e 30 min.: (Início)

ü  03.04.2015
Sexta-feira da Semana Santa

§ Programação:
_ 05h: Caminhada penitencial: De S. Sebastião ao Cemitério
_ 15h e 30 min.: Celebração da Paixão (Matriz) [P.A.]
_ 17h e 30 min.: Procissão do Senhor Morto e N. Senhora das Dores
15h e 30 min.: Celebração da Paixão (L. d´Anta) [P.P.]

ü 04. 04.2015
Sábado Santo

A Vigília Pascal é o cume (auto, culminância) do ano litúrgico. Sua celebração se realiza de noite; mas de maneira a não começar antes do início da noite e a terminar antes da aurora do Domingo.

§  Programação:
19h.: - Lagoa d´Anta (P.A.);
22h: - Nova Cruz (P.A.);
19h: - Serrote (P.P.);
22h: - Lagoa Limpa de Santo Antônio (P.P.).

ü 05.04. 2015
Domingo da Páscoa da Ressurreição

§  Programação:
_ 07h e 30 min.: Matriz;
_ 10h: Trigueiro;
_ 15h e 30 min.: Barbaço;
_ 15h e 30 min.: Pau queimado;
17h: Lagoa d´Anta;
_ 17h: S. Sebastião;
_ 19h: Conceição;
_ 19h e 30 min.: Matriz.





Paróquia de Nova Cruz realizou Via Sacra

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizou nesta sexta-feira, dia 27, caminhada e encenação da Via Sacra. Toda encenação e organização foram feitas pelas pastorais e movimentos da paróquia. A caminhada percorreu as 15 estação pelas ruas da cidade começando pelo bairro Antônio Peixo e terminando na Igreja Matriz. Foi meditado e cantado em cada estação. O Pe. Assis e Religiosas fizeram reflexões e orações pelas famílias e fiéis ao decorrer da Via Sacra.






















Fotos: Josias

sexta-feira, 27 de março de 2015

Comunidade Shalon apresenta A paixão de Cristo

Faculdade Dom Heitor Sales abre Inscrições


Paróquia promoveu formação

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizou na noite desta terça-feira, dia 24, no Salão do ECC, uma formação sobre Quaresma e Semana Santa. O objetivo era informar sobre os tempos litúrgicos e suas raízes para melhor vivenciar este momento, sabendo que, está chegando o fim da Quaresma e o início da Semana Santa. Compareceram a formação agentes de pastorais e movimentos, leigos e irmandades. Toda a palestra foi ministrada pelo pároco Pe. Francisco de Assis Inácio. Foram tiradas muitas dúvidas e foi falado também de ações e novidades para Semana Santa deste ano.



Fotos: Robervânio Heverton

quarta-feira, 25 de março de 2015

Vigília Cívica marca Semana de Mobilização pela Reforma Política


Entidades que integram a Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas convidam população a participar de Vigília Cívica, na Praça dos Três Poderes, em frente ao Supremo Tribunal Federal, hoje, 25, às 17h. O ato integra a programação de atividades da Semana Nacional de Mobilização, que teve início no dia 20 e prosseguirá até o domingo, 29.
 A Mobilização Nacional propõe diversas iniciativas pelo Brasil, com o objetivo de intensificar as ações de coleta de assinaturas, tendo como meta 1,5 milhão de assinaturas, para tramitação do Projeto de Lei 6316/2013 de Reforma Política Democrática e Eleições Limpas.  
Iniciativa popular
Projeto de Lei de Iniciativa Popular proposto pela Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas foi lançado em setembro de 2013. Trata-se de uma iniciativa popular em prol do fortalecimento dos mecanismos de democracia direta, com a participação de mais de 100 entidades da sociedade civil, entre elas a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O Projeto de Reforma Política cobra medidas urgentes, entre elas: 1) afastar a influência do poder econômico das eleições, proibindo a doação de empresas; (2) necessidade de reformular o sistema político, incluindo a questão de gênero e estimular a participação dos grupos sub-representados; (3) regulamentação do artigo 14 da Constituição, em favor da democracia direta; (4) melhorar o sistema político partidário, aumentando a participação de militantes e filiados em torno de um programa político; (5) fidelidade partidária programática.
Com informações da Comitê Nacional/MCCE. 

Fonte: CNBB

Papa Francisco reza pelas vítimas de acidente aéreo




Em comunicado emitido pela Sala de Imprensa do Vaticano, o papa Francisco manifestou pesar pelo acidente do Airbus A320 da companhia aérea alemã Germanwings que caiu nos Alpes franceses, na terça-feira, 24. Faleceram no acidente 144 passageiros e seis tripulantes que iam de Barcelona, na Espanha, para Dusseldorf, na Alemanha. Dentre as vítimas estavam estudantes que participavam de intercâmbio.
O papa Francisco disse estar unido “ao luto dos familiares das vítimas e reza pela paz dos falecidos, confiando-lhes à misericórdia de Deus para que os acolha em sua morada de paz e de luz”. O pontífice manifestou, ainda, seu afeto a todos aqueles “que foram tocados por essa tragédia e aos socorristas que intervêm em condições difíceis”. O papa rezou “ao Senhor para que dê a todos força e consolo e invoca sobre todos as bênçãos de Deus”
A Conferência Episcopal Espanhola também se une à dor dos familiares das vítimas. Os bispos espanhóis pedem orações aos falecidos nesta tragédia aérea.
Fonte cnbb