terça-feira, 24 de novembro de 2015

Arcebispo fecha Porta Santa em missa solene



Centenas de fiéis lotaram a Catedral Metropolitana, às 10 horas, deste sábado, 21, para participarem da missa solene da festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal. A celebração foi presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, concelebrada pelo Arcebispo emérito, Dom Heitor de Araújo Sales, e 50 sacerdotes. Participam, também, vários diáconos permanentes, religiosos e seminaristas.

No início da celebração, aconteceu a entronização da imagem, que foi conduzida ao presbitério por um grupo de noviços franciscanos, que residem na cidade de Bom Conselho (PE).

“O senhor vem para nós, nos braços de Nossa Senhora”. Com esta frase, o Arcebispo, Dom Jaime, iniciou a homilia. “Durante todo o dia de hoje, celebramos a festa daquela que trouxe a Boa Nova”, disse, se referindo a Nossa Senhora da Apresentação, cuja imagem foi encontrada por pescadores, nas águas do Rio Potengi, em 21 de novembro de 1753. Durante a homilia, o Arcebispo ainda se referiu à Encíclica Lautado Si, do Papa Francisco, que inspirou as pregações em todo o novenário da festa.


Outro tema abordado por Dom Jaime foi o Ano Jubilar da Misericórdia, promulgado pelo Papa Francisco, e que começará dia 8 de dezembro. Por ocasião do Ano da Misericórdia, serão abertas Portas Santas, em igrejas, nas dioceses. Na Arquidiocese de Natal serão abertas oito portas santas. A primeira será a da Catedral Metropolitana, cuja porta será fechada no encerramento desta missa solene, e aberta no dia 13 de dezembro.

Porta Santa

No final da celebração, Dom Jaime entregou um exempla da ‘Carta Pastoral do Ano Santo da Misericórdia’. Depois, ele, juntamente com Dom Matias e os padres, se digiram até a porta, ao lado direito da porta central da Catedral. Lá, fez uma exortação sobre significado da “Porta Santa”. Em seguida, fez um momento de oração e fechou a porta simbolicamente. Ela só será aberta dia 13 de dezembro, em uma celebração especial, marcada para às 11 horas da manhã.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário