terça-feira, 30 de junho de 2015

Milhares de fiéis participam da Festa do Divino Pai Eterno


A tradicional festa do Divino Pai Eterno, na cidade de Trindade (GO), teve início na sexta-feira passada, 26, e só no primeiro final de semana recebeu mais de 300 mil fiéis. A programação dos primeiros três dias contou com missas, novenas, procissões, batizados e um extenso cronograma que seguirá ao longo da semana. A festa prosseguirá até o dia 5 de julho.
A clássica alvorada festiva marcou a abertura da festa, enquanto fogos de artifício e sinos embalaram a Procissão da Penitência, que partiu da Igreja Matriz de Trindade para o Santuário Basílica, onde foi realizada a primeira missa.
Em 2015, a proposta da Romaria é que os devotos renovem sua fé com base nos sacramentos da Igreja. O tema “Consagrado ao Pai Eterno” é baseado na carta apostólica do papa Francisco ao Ano da Vida Consagrada, que chama a atenção dos devotos a entender o verdadeiro significado de ser consagrado. A partir do tema geral da festa e de alguns subtemas, a intenção é que os fiéis consigam se conscientizarem do chamado de Deus para uma missão.
Programação
Para essa semana estão previstas a Romaria dos Carros de Boi e Missa dos Carreiros, Romaria e Missa dos Cavaleiros e Mulandeiros, além da participação dos militares, foliões e internos da Vila São Cottolengo. Diariamente, há missas durante a madrugada, confissões, batizados e celebrações.
A expectativa é que cerca de 2,5 milhões de pessoas passem pela festa nos dez dias de festividade. Para acolher os peregrinos, além dos batizados e confissões que acontecem diariamente, o Santuário Basílica e a Igreja Matriz prepararam uma programação com mais de 100 missas; 45 novenas; 11 procissões, 30 orações do terço.
História
Por volta de 1840 um casal de lavradores encontrou um medalhão que retratava a Santíssima Trindade coroando a virgem Maria. Nasceu a partir de então a devoção que originou a Romaria do Divino Pai Eterno, também conhecida como Festa de Trindade, realizada todos os anos. A romaria é atualmente o maior evento religioso do Centro-Oeste, o segundo maior do Brasil, e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.
Com informações e imagem do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário