segunda-feira, 30 de junho de 2014

Tem início Festa do Divino Pai Eterno


Considerado o segundo maior evento do gênero religioso do país, começou, no dia 27 de junho, a Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, Goiânia. Com o tema "Somos a Família do Pai Eterno”, a Romaria segue até o dia 6 de julho com extensa programação. São esperadas 2,5 milhões de pessoas de todo o Brasil, segundo os organizadores.
Na extensa programação do evento, serão realizadas 115 missas, 45 novenas e 30 orações do terço, além de alvoradas, vigílias, centenas de batizados e milhares de confissões. Também estão previstas 11 procissões, desfile dos carreiros, que viajam em carros de bois, e também dos cavaleiros e muladeiros. No dia 6 de julho, será realizada a tradicional missa solene da Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno.
Durante os dez dias de festa, milhares de romeiros percorrem a pé os 18 quilômetros entre Goiânia e Trindade, no Caminho da Fé, que fica na GO-060, também conhecida como Rodovia dos Romeiros. A maioria deles faz o trajeto em uma Via Sacra para pagar promessas e agradecer graças alcançadas. No ano passado, mais de 2,7 milhões de pessoas participaram da romaria.
No dia 2 de julho, a 1ª Romaria da Solidariedade acontecerá, a partir das 15h, partindo da Rodovia dos Romeiros, no trevo de Goiânia, com expectativa de chegada no Santuário Basílica para a Novena Solene, às 20h. No total, mais de 2 mil voluntários e colaboradores trabalham para recepcionar os romeiros.
CNBB com informações do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno.

Papa entrega pálio a dois arcebispos brasileiros


Hoje, 29, solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo, o papa Francisco presidiu missa com imposição do Pálio a 24 novos arcebispos, entres eles os brasileiros dom Jaime Spengler, de Porto Alegre (RS), e dom José Luiz Majella Delgado, de Pouso Alegre (MG). O Pálio é uma insígnia exclusiva dos arcebispos e do patriarca de Jerusalém do rito latino. Trata-se de uma estola feita de lã branca de cordeiro, com seis cruzes e franjas pretas, que representa o poder que o arcebispo recebe na província eclesiástica.
Em sua homilia, o papa Francisco disse que “nos primeiros tempos do serviço de Pedro, na comunidade cristã de Jerusalém havia grande apreensão por causa das perseguições de Herodes contra alguns membros da Igreja”. Francisco recordou a morte de Tiago e a prisão de Pedro. “Estava este guardado e acorrentado na prisão, quando ouve a voz do Anjo que lhe diz: ‘Ergue-te depressa! (...) Põe o cinto e calça as sandálias (...) Cobre-te com a capa e segue-me’”, citou. Segundo Francisco, Pedro percebe que Deus o libertou do medo das cadeias.
Para Francisco, o testemunho de Pedro lembra que o verdadeiro refúgio é a confiança em Deus. “Esta afasta todo o medo e torna-nos livres de toda a escravidão e de qualquer tentação mundana. Hoje nós – bispos de Roma e os outros bispos, especialmente os metropolitanos que receberam o Pálio – sentimos que o exemplo de São Pedro nos desafia a verificar a nossa confiança no Senhor”, disse.
De acordo com o papa, “Pedro experimentou que a fidelidade de Deus é maior do que as nossas infidelidades, e mais forte do que as nossas negações”.
“A fidelidade que Deus, sem cessar, nos confirma também a nós, Pastores, independentemente dos nosso méritos, é a fonte de nossa confiança e da nossa paz. A fidelidade do Senhor para conosco mantém sempre aceso em nós o desejo de O servir e de servir os irmãos na caridade”, acrescentou.
Com informações da Rádio Vaticano

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Apostolado da Oração realizará Tríduo

A Irmandade do Sagrado Coração de Jesus (Apostolado da Oração) de Nova Cruz, realiza de 24 a 27 de junho, o tríduo em comemoração a festa do Sagrado Coração de Jesus, com o tema: "Coração de Jesus fonte de vida e amor a Igreja". O tríduo será realizado na Igreja de São Sebastião, e terá a seguinte programação:



24/06 - Terça-feira
19h - Missa de Abertura e hasteamento das bandeiras.
Celebrante: Pe. Pedro Cunha.
Noiteiros: RCC, ECC, Pascom, Pastoral Familiar, Comunidade de Santa Luzia e Portal do Agreste.
Animação: Rosevaldo e Marcia.

25/06 - Quarta-feira
15h - Hora Santa Eucarística.
18h - Recitação do Santo Terço.
19h - Celebração da Palavra.
Celebrante: Josinaldo Valdevino.
Noiteiros:Movimentos Jesus misericordioso, Pastoral do Dizimo, Coroinhas, Pastoral da Juventude, Sítio Catolé, Lagoa Verde, e Lagoa da Mata
Animação: Sítio Catolé

26/06 - Quinta-feira
15h - Hora Santa Eucarística.
18h - Recitação do Santo Terço.
19h - Celebração da Palavra.
Celebrante:Lucia Henrique
Noiteiros:Terço dos Homens, Casa do Terço, Mãe Rainha, Movimento Nossa Sra. de Fátima, Catequese e Primeira Lagoa.
Animação: Grupo MOB (Primeira Lagoa).

27/06 - Sexta-feira
18h e 30min - Pricissão conduzindo a imagem do Sagrado Coração de Jesus.
19h e 30min - Missa de encerramento, coroação da imagem do Sagrado Coração de Jesus e descida das Bandeiras.
Celebrante: Pe. Assis
Noiteiros: Apostolado da Oração, Ministros da Sagrada Comunhão, Comunidade do Planalto, Serrote e todos os devotos do Sagrado Coração de Jesus.
Animação: Anjos de Deus (Serrote).

Programação Social -  Todas as noites haverá venda de lanches.

Arraiá do ECC 2014


 Aconteceu no último sábado, 21, o Arraia do ECC, na quadra da Escola Municipal Nestor Marinho. Muito forró e animação com trio pé de serra e apresentação da quadrilha junina da Escola Nestor Marinho fizeram parte da programação. Os casais e familiares participaram do arraia. Várias barracas foram montadas pelos casais para proporcionar muita comodidade. Barracas do churrasco, comidas típicas, cachorro quente, pescaria, entre outras. 












Semináristas realizarão estágios pastorais



A Reitoria do Seminário de São Pedro oficializou os estágios pastorais dos seminaristas concluintes do curso de teologia 2014.1. Marcondes Eduardo Alexandre foi designado para a Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes, em Touros, além de continuar na equipe de coordenação Arquidiocesana da Infância e Adolescência Missionária; Robson Paulo de Oliveira Silva vai para a Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, formada pelas cidades de João Câmara e Jardim de Angicos; Antônio Roberto Gomes de Lima foi designado para a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Conj. Parque das Dunas, e Rodrigo Fernandes de Souza Paiva para a Paróquia de Santa Clara, no Pitimbu, ambas em Natal. Antônio e Rodrigo também continuam atuando no Setor Arquidiocesano de Comunicação. 

Segundo as indicações do documento 94, que normatiza a formação sacerdotal na Igreja do Brasil, aprovado na 50ª Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), recomenda que ao término dos estudos teológicos o candidato ao sacerdócio viva a experiência do tempo ou estágio pastoral. “Tempo de convivência com a comunidade paroquial a qual está sendo designado, participando da vida espiritual-pastoral, bem como social e administrativa, a fim de perceber na prática os ensinamentos adquiridos no tempo de formação, residindo no seminário”, recomenda o Documento.

FOTO:
LEGENDA: Da esq.: Robson Paulo, Rodrigo Paiva, Marcondes Alexandre e Antônio Roberto.
CRÉDITO: Sérgio Alexandre.

Fonte: Arquidiocese de Natal

sábado, 21 de junho de 2014

Paróquia celebrou Corpus Chistis

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, celebrou nesta quinta-feira, dia 19 de junho, a Solenidade de Corpus Christis. A Programação iniciou-se as 8h30min da manhã com a exposição do Santíssimo Sacramento na Igreja Matriz da Cidade, onde foi cumprida uma escala de adoração, realizada pelas pastorais, movimentos e serviços, cada um em seus respectivos horários. As 16 horas o Santíssimo foi recolhido para a celebração da Santa Missa, celebrada pelo pároco Pe. Francisco de Assis Inácio. Logo após a missa teve a tradicional procissão do Santíssimo Sacramento, percorrendo as ruas da cidade, até chegar na capela da Sangrada Família, no bairro da Cidade do Sol, onde o mesmo ficará exposto por 7 dias seguidos, no  tradicional Cerco de Jericó, organizado pelo Grupo de Oração Renascer, da RCC, em constante adoração. Na chagada da capela o Pe. Assis deu a benção do Santíssimo.
















Fotos: Robervânio Heverton

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Programação da Adoração de Corpus Christi

Arquidiocese de Natal
Paróquia da Imaculada Conceição
Nova Cruz-RN


Escala da Adoração ao Santíssimo Sacramento para o dia de Corpos Christi

8hs às 9hs - Catequese, infância missionaria e comunidade.

9hs às 10hs - Pastoral do dízimo, MECE, pastoral do menor e comunidade

10hs às 11hs - Pastoral familiar, ECC, pastoral do batismo e comunidade

11hs às 12hs Pascom, pastoral da saúde, movimento Jesus misericordioso, peregrinação de Nossa Senhora de Fátima e comunidade

12hs às 13hs - Terço dos homens, casa do terço e comunidade

13hs às 14hs - RCC e comunidade

14hs às 15hs -  Juventude, Crismandos e comunidade

15hs às 16hs - Apostolado da oração, legião de Maria, Mãe Peregrina e comunidade 

"Hora da Vida" 2014 propõe celebrar a dignidade humana



Em sua 4ª edição, o subsídio "Hora da Vida" faz um convite à sociedade para a celebração da Semana Nacional da Vida, de 1º a 7 de outubro, e Dia do Nascituro, comemorado na quarta-feira, 8. Trata-se de uma mobilização em todo o país, com intensa programação nas dioceses, paróquias e comunidades, com objetivo de propor à sociedade o debate sobre os cuidados, a proteção e a dignidade da vida humana, em todas as suas fases, desde a concepção até seu fim natural. 

De acordo com o bispo de Camaçari (BA) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Carlos Petrini, "compreender e admirar são passos necessários para acolher e respeitar a vida, para superar a visão da cultura dominante que tende a banalizá-la e a considerá-la de maneira superficial".

A Semana Nacional da Vida foi instituída em 2005 pela 43ª Assembleia Geral da CNBB. O Dia do Nascituro celebra o direito à proteção da vida e saúde, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio. 

Vida e missão

O Hora da Vida 2014 é organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e Comissão Nacional da Pastoral Familiar, com a finalidade de auxiliar na  vivência das atividades de evangelização destas datas.

A edição 2014 traz como tema de reflexão "Vida e Missão: lançar as redes em águas mais profundas", propondo sete encontros, com diferentes abordagens. O primeiro tema é "Vida e cultura do encontro", tendo como base os ensinamentos da primeira Exortação Apostólica do papa Francisco, "Evangelli Gaudium". Outras temáticas são sugeridas para as reuniões em grupos como responsabilidade política e social, educação para o amor, memória e gratidão; todos eles voltados para a reflexão sobre a vida.

Dom Petrini explica que o material "constitui em uma preciosa ajuda para compreender; com fundamento em conhecimentos científicos e teológicos, a beleza da vida, sua grandeza e dignidade, seu incomparável amor; numa linguagem acessível, mesmo para quem não é especialista".

O "Hora da Vida" deste ano tem a colaboração da Comissão da Pastoral Familiar do regional Sul 4 da CNBB. No texto de apresentação, o bispo de Caçador (SC) e referencial da Pastoral Familiar, dom Severino Clasen, explica sobre o tema escolhido. "Queremos uma pátria livre de opressão, contra toda espécie de exploração e atitudes que machucam a vida". O bispo lembrou que todos são "chamados a cuidar e preservar a vida como dom maior", e ainda, "santificar a vida".

Como adquirir

O subsídio está disponível para venda com os casais coordenadores paroquias, diocesanos e regionais da Pastoral Família e pelo site www.lojacnpf.org.br. Pedidos também podem ser feitos pelos telefones (61) 3443 2900 / Fax: (61) 3443-4999 ou por e-mail vendas@cnpf.org.br.

Fonte: CNBB

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Papa Francisco anuncia o novo protodiácono da Igreja


O cardeal italiano Renato Raffaele Martino, 81, é o novo protodiácono nomeado pelo papa Francisco, na quinta-feira, 12.  Uma das funções do protodiácono é anunciar ao mundo a eleição do novo pontífice, proferindo a conhecida expressão Habemus Papam, “Nós temos um papa”.

O cardeal francês Jean Louis Tauran ocupava essa função, passando, agora, para a ordem dos cardeais-presbíteros. Foi ele que fez o anúncio da eleição do cardeal argentino, Mario Jorge Bergoglio, como novo papa.  

Na dimensão apostólica da Igreja Católica, são três ordens de cardeais, sendo os cardeais-bispos, cardeais-presbíteros e cardeais-diáconos. Os cardeais-bispos são titulares das seis igrejas suburbicárias de Roma (Albano, Frascati, Palestrina, Porto-Santa Rufina, Sabina-Poggio Mirteto e Velletri-Segni). São eles que têm a responsabilidade de eleger o decano do Colégio Cardinalício, cujo nome indicado, também, deve ser aprovado pelo papa.

Em sua maioria, os cardeais da Igreja pertencem à ordem dos cardeais-presbíteros, e a cada um é confiado um título na diocese de Roma. Já os cardeais-diáconos recebem uma diaconia na mesma cidade. Como membros do colégio de cardeais, os patriarcas de rito oriental integram a ordem dos cardeais-bispos, sem receber a atribuição de uma igreja suburbicária.

Juntamente com o cardeal Tauran, foram transferidos para a ordem dos presbíteros os cardeais Julián Herranz, Javier Lozano Barragán, Attilio Nicora, Georges Marie Martin Cottier e Francesco Marchisano.

CNBB com informações da Rádio Vaticano.

Papa envia mensagem ao Dia Mundial das Missões




Por ocasião do Dia Mundial das Missões a ser celebrado em 19 de outubro, o papa Francisco enviou mensagem aos organismos, pastorais, movimentos e demais serviços engajados na dimensão missionária da Igreja. No texto, o papa recorda a criação da data, em 1926, proposta por Pio XI que desejou proclamar um dia anual em favor da atividade missionária da Igreja universal. A celebração ocorre sempre no penúltimo domingo de Outubro de cada ano, tradicionalmente reconhecido como o mês missionário. 


“Queridos irmãos e irmãs, neste Dia Mundial das Missões, dirijo o meu pensamento a todas as Igrejas locais: Não nos deixemos roubar a alegria da evangelização! Convido-vos a mergulhar na alegria do Evangelho e a alimentar um amor capaz de iluminar a vossa vocação e missão”, disse o papa Francisco na mensagem.


Leia o texto na íntegra: AQUI

Fonte: CNBB

Paróquia de Nova Cruz divulga programação de Corpus Christ



A Paróquia da Imaculada Conceição celebrará a Festa de Corpus Christ dia 19 de junho. A programação terá inicio às 8 horas na Igreja Matriz com a exposição do Santíssimo Sacramento, seguida de adoração dirigida pelas pastorais, movimentos, serviços e irmandades. Às 15h30, o pároco, Pe. Francisco de Assis presidirá missa de encerramento. Logo após os fieis sairão em procissão com o Santíssimo até a capela Sagrada Família onde terá inicio o Cerco de Jericó. A RCC de Nova Cruz assumirá a programação do Cerco de Jericó até dia 26 de junho. Durante este período o Santíssimo ficará exposto para adoração 24 horas. 

8h: Exposição do Santíssimo
8h30: Inicio da Adoração
15h30: Missa 
16h30: Procissão de Encerramento

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Papa Francisco envia mensagem para a Copa do Mundo 2014


As três lições de Francisco para a Copa 'de solidariedade'



Cidade do Vaticano (RV) - Em mensagem aos brasileiros sobre a Copa do Mundo de Futebol divulgada quarta-feira, 11, o Papa Francisco afirma que é preciso superar o racismo e que o futebol deve ser uma escola de construção para uma cultura do encontro, que permita a paz e a harmonia.

O Pontífice usa também uma gíria brasileira para defender o espírito de equipe não só no esporte, mas entre as pessoas e culturas: "Não é só no futebol que ser 'fominha' constitui um obstáculo para o bom resultado do time; pois, quando somos 'fominhas' na vida, ignorando as pessoas que nos rodeiam, toda a sociedade fica prejudicada".

O Papa afirma esperar que a Copa seja, além do esporte, festa de "solidariedade" entre os povos. 

A Copa começa nesta quinta-feira, 12, com o jogo de abertura entre Brasil e Croácia, em São Paulo. Ao todo, 32 seleções disputarão 64 jogos e a final, marcada para 13 de julho, será realizada no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Abaixo, a íntegra da mensagem do Papa Francisco aos brasileiros:

"Queridos amigos, 

É com grande alegria que me dirijo a vocês todos, amantes do futebol, por ocasião da abertura da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Quero enviar uma saudação calorosa aos organizadores e participantes; a cada atleta e torcedor, bem como a todos os espectadores que, no estádio ou pela televisão, rádio e internet, acompanham este evento que supera as fronteiras de língua, cultura e nação. 

A minha esperança é que, além de festa do esporte, esta Copa do Mundo possa tornar-se a festa da solidariedade entre os povos. Isso supõe, porém, que as competições futebolísticas sejam consideradas por aquilo que no fundo são: um jogo e ao mesmo tempo uma ocasião de diálogo, de compreensão, de enriquecimento humano recíproco. O esporte não é somente uma forma de entretenimento, mas também - e eu diria sobretudo - um instrumento para comunicar valores que promovem o bem da pessoa humana e ajudam na construção de uma sociedade mais pacífica e fraterna. Pensemos na lealdade, na perseverança, na amizade, na partilha, na solidariedade. De fato, são muitos os valores e atitudes fomentados pelo futebol que se revelam importantes não só no campo, mas em todos os aspectos da existência, concretamente na construção da paz. O esporte é escola da paz, ensina-nos a construir a paz. 

Nesse sentido, queria sublinhar três lições da prática esportiva, três atitudes essenciais para a causa da paz: a necessidade de “treinar”, o “fair play” e a honra entre os competidores. Em primeiro lugar, o esporte ensina-nos que, para vencer, é preciso treinar. Podemos ver, nesta prática esportiva, uma metáfora da nossa vida. Na vida, é preciso lutar, “treinar”, esforçar-se para obter resultados importantes. O espírito esportivo torna-se, assim, uma imagem dos sacrifícios necessários para crescer nas virtudes que constroem o carácter de uma pessoa. Se, para uma pessoa melhorar, é preciso um “treino” grande e continuado, quanto mais esforço deverá ser investido para alcançar o encontro e a paz entre os indivíduos e entre os povos “melhorados”! É preciso “treinar” tanto… 

O futebol pode e deve ser uma escola para a construção de uma “cultura do encontro”, que permita a paz e a harmonia entre os povos. E aqui vem em nossa ajuda uma segunda lição da prática esportiva: aprendamos o que o “fair play” do futebol tem a nos ensinar. Para jogar em equipe é necessário pensar, em primeiro lugar, no bem do grupo, não em si mesmo. Para vencer, é preciso superar o individualismo, o egoísmo, todas as formas de racismo, de intolerância e de instrumentalização da pessoa humana. Não é só no futebol que ser “fominha” constitui um obstáculo para o bom resultado do time; pois, quando somos “fominhas” na vida, ignorando as pessoas que nos rodeiam, toda a sociedade fica prejudicada. 

A última lição do esporte proveitosa para a paz é a honra devida entre os competidores. O segredo da vitória, no campo, mas também na vida, está em saber respeitar o companheiro do meu time, mas também o meu adversário. Ninguém vence sozinho, nem no campo, nem na vida! Que ninguém se isole e se sinta excluído! Atenção! Não à segregação, não ao racismo! E, se é verdade que, ao término deste Mundial, somente uma seleção nacional poderá levantar a taça como vencedora, aprendendo as lições que o esporte nos ensina, todos vão sair vencedores, fortalecendo os laços que nos unem. 

Queridos amigos, agradeço a oportunidade que me foi dada de lhes dirigir estas palavras neste momento – de modo particular à Excelentíssima Presidenta do Brasil, Senhora Dilma Rousseff, a quem saúdo – e prometo minhas orações para que não faltem as bênçãos celestiais sobre todos. Possa esta Copa do Mundo transcorrer com toda a serenidade e tranquilidade, sempre no respeito mútuo, na solidariedade e na fraternidade entre homens e mulheres que se reconhecem membros de uma única família. Muito obrigado!"

Nota: No texto original em português, foi utilizado o termo futebolístico “fominha” que foi traduzido como 'individualista'. Na linguagem futebolística italiana, o vocábulo correspondente a “fominha” – aquele jogador que não passa a bola nunca – é “veneziano”. O termo “veneziano” pertence ao vocabulário esportivo popular e indica o jogador de futebol que, por ser dotado de boa técnica individual, excede no drible e termina por perder a bola para o jogador adversário ou por retardar a fluidez da ação do time. O termo vem da convicção que os habitantes de Veneza têm de querer fazer tudo sozinhos. Neste propósito se diz: “aquele ali é um veneziano, faz tudo sozinho”.


Fonte: Arquidiocese de Natal 
Texto proveniente da página: site da Rádio Vaticano 

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Pascom de Nova Cruz desenvolverá projeto nas escolas




A Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, vai desenvolver um projeto nas escolas da cidade. A proposta é refletir a mensagem do Papa Francisco para o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que trata da “Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro”. A iniciativa tem o objetivo de despertar os jovens para a vivência das redes sociais, no sentido de não serem usadas para o isolamento social. 

A execução do projeto é fruto do encontro da Pascom, realizado no dia 01 de junho, e a previsão da realização é no segundo semestre deste ano. “No encontro da Pascom, ao refletir a mensagem do Papa, surgiu a necessidade de levar essa mensagem ao conhecimento dos jovens que estão nas escolas”, disse o vice-coordenador da Pascom, Flávio Luiz. A Pascom de Lagoa D’anta também vai realizar o projeto na cidade.

Arquidiocese vai celebrar quatro missas em idiomas estrangeiros


Durante o período da Copa do Mundo, especialmente na primeira fase, quando acontecerão jogos na capital potiguar, a Arquidiocese de Natal celebrará quatro missas em idiomas estrangeiros (espanhol, italiano e inglês).  No próximo domingo, 15, às 9 horas, na capela do Santíssimo Sacramento, situada no subsolo da Catedral Metropolitana, será celebrada missa na língua espanhola, presidida pelo Cônego José Mário de Medeiros, pároco da Paróquia do Bom Jesus das Dores, na Ribeira,  e, às 10 horas, em inglês, presidida pelo Padre Valdemar Fernandes de Pinho, pároco da Paróquia do Beato Padre Ambrósio Francisco Ferro, no Planalto.

No dia 22, às 9 horas, também na Capela do Santíssimo Sacramento, no subsolo da Catedral, a celebração será em italiano, presidida pelo pároco da Catedral, Padre Valdir Cândido de Morais, e, às 10h, em espanhol, presidida pelo Padre Agustin Calatayud Salon, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Esperança, na Cidade da Esperança.

O Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, criou uma comissão para organizar as celebrações, com o objetivo de acolher bem os fiéis estrangeiros que estarão em Natal, por ocasião dos jogos da Copa do Mundo.

Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 10 de junho de 2014

Papa Francisco confirma dom Odilo na Congregação para o Clero


O papa Francisco confirmou por mais cinco anos como membro da Congregação para o Clero, o arcebispo de São Paulo (SP) e presidente do regional Sul  1 da CNBB, cardeal Odilo Pedro Scherer.

A Santa Sé comunicou a indicação por meio de documento assinado, em 21 de maio, pelo prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Beniamino Stella.  A informação foi divulgada pela arquidiocese de São Paulo, na sexta-feira, 6 de junho.  

Em junho de 2008, o papa emérito Bento XVI nomeou dom Odilo para essa Congregação da Cúria Romana responsável por analisar matérias relacionadas a padres e diáconos e supervisão a educação religiosa.

Ainda para a arquidiocese de São Paulo, a Congregação para a Educação Católica confirmou a nomeação do Cônego Martin Segù Girona como decano da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo instalada em 7 de abril, sendo a primeira instituição com esse caráter formativo do Brasil. 

CNBB com informação da arquidiocese de São Paulo.