sexta-feira, 30 de maio de 2014

Paróquia de Nova Cruz encerra mês de maio com carreata e coroação



O encerramento do mês mariano da Paróquia de Nova Cruz será realizado neste sábado, 31 de maio. Uma carreata abrirá a programação de encerramento, marcado para sair de Lagoa Limpa, às 18 horas. Após percorrer algumas ruas da cidade com a imagem centenária da Imaculada Conceição, a carreata termina na Igreja Matriz onde haverá missa de encerramento e coroação. 

Em Lagoa D'anta, o encerramento será às 19 horas com carreata saindo da comunidade Lagoa do Chico para Igreja Santa Terezinha, onde haverá celebração de encerramento e coroação.



quinta-feira, 29 de maio de 2014

Pastoral da Mobilidade Humana

Pastoral da Mobilidade Humana reafirma compromissos


O I Congresso de Pastorais da Mobilidade Humana, realizado no Panamá, entre os dias 12 e 16 de maio, e que reuniu bispos, padres, religiosos e leigos representantes de organizações pastorais dos países da América Latina, resultou em documento em que são abordados o panorama da realidade, testemunhos, práticas pastorais e a reafirmação de compromissos de diversas pastorais a partir da reflexão bíblico-religiosa no encontro.
A Pastoral da Mobilidade Humana possui quatro áreas de atuação: as migrações, o turismo, os itinerantes e o apostolado do Mar. Durante o Congresso, os participantes buscaram fortalecer e avançar no reconhecimento, na defesa e na promoção da vida, dos direitos e da dignidade das pessoas em situação de mobilidade. “Os debates sublinharam os desafios e a solicitude pastoral com migrantes, refugiados, deslocados, gente do mar, povo itinerante e do mundo do turismo, em diferentes situações socioeconômicas e político-culturais”, afirma o texto.
De acordo com o documento, o Congresso convocou os representantes a um “olhar amplo” sobre o fenômeno da mobilidade humana em todo o mundo e mais particularmente na América Latina e no Caribe que, “no contexto atual da economia globalizada, adquiriu uma dimensão estrutural sem precedentes, seja quanto ao número de pessoas que se move, como também quanto aos deslocamentos de massa, cada vez mais intensos, complexos e diversificados”.
O texto também alerta para a abertura das fronteiras para o capital, as mercadorias, tecnologias e serviços enquanto as pessoas participantes de movimentos de migração, refúgio e itinerantes sofrem com restrições e violações dos direitos humanos. “Nossas grandes preocupações, entre outras, são as violações aos direitos humanos neste campo da mobilidade, o tráfico de pessoas e contrabando de migrantes, o tema das políticas públicas, a exploração dos vários grupos ali envolvidos, tais como, marinheiros, servidores turísticos, itinerantes, migrantes, refugiados e trabalhadores em geral”, diz o documento.
Entre os compromissos das Pastorais no âmbito da Mobilidade Humana destacam-se ações de fortalecimento, articulação, formação e animação pastoral. Também foi feito um pedido ao Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) para a instituição de uma instância que articule e dinamize a Pastoral da Mobilidade Humana.
Congresso
O I Congresso de Pastorais de Mobilidade Humana foi convocado pelo Departamento de Justiça e Solidariedade do Celam com organização da Pastoral de Mobilidade Humana, das Irmãs Missionárias de São Carlos (Scalabrinianas), da Rede Jesuíta com Migrantes da América Latina e do Caribe (RJM-LAC), da Scalabrini International Migration Network (SIMN) e do Secretariado Latinoamericano de Pastoral Social/Caritas e da Conferencia Episcopal do Panamá. Participaram representantes das quatro áreas pastorais e das organizações que animam as pastorais nos diversos países da América Latina e Caribe.
Entre os delegados de 22 países da América Latina e Caribe, estavam os representantes brasileiros: o bispo de Eunápolis (BA) e presidente Nacional da Pastoral dos Nômades do Brasil – Mobilidade Humana, dom José Edson Santana Oliveira; o bispo auxiliar de São Luís do Maranhão (MA), dom Jose Carlos  Chacorowski, da pastoral Rodoviária; o padre Wallace Zanon, padre Jorge Pierozan, Zanata Dantas e Marcondes Dantas, da Pastoral dos Nômades; e as religiosas Rosita Milesi e Claudina Scapini, do Setor de Mobilidade Humana da CNBB.
O documento, na íntegra, pode ser encontrado na página do Instituto Migrações e Direitos Humanos.
 Fonte:CNBB

Papa Francisco comenta viagem à Terra Santa


Após retornar ao Vaticano, depois de três dias de peregrinação à Terra Santa, o papa Francisco falou das experiências que viveu na visita aos locais sagrados. Durante Audiência Geral com milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, na quarta-feira, 28, Francisco disse que pode levar as comunidades uma palavra de esperança, mas que também recebeu o testemunho de fé daquele povo.
“Esta peregrinação à Terra Santa foi também a ocasião para confirmar na fé as comunidades cristãs, que sofrem tanto, e exprimir a gratidão de toda a Igreja pela presença dos cristãos naquela região e em todo o Oriente Médio”, comentou o papa.
Promover a paz
Em suas visitas e encontros na Terra Santa, o papa testemunhou que pode constatar a coragem, esperança e caridade presente na vida dos irmãos. “Com suas vidas de fé e de oração e com a apreciada atividade educativa e assistencial, eles trabalham em favor da reconciliação e do perdão, contribuindo para o bem comum da sociedade”, disse.
Ao final da reflexão da Audiência Geral, o papa pediu aos fiéis que rezem pela paz na Terra Santa e no Oriente Médio. “Convido vocês agora a rezarem juntos, a rezarem juntos à Nossa Senhora, Rainha da paz, Rainha da unidade entre os cristãos, a Mãe de todos os cristãos: que ela nos dê a paz, a todo o mundo, e que ela nos acompanhe neste caminho de unidade”.
Fonte:CNBB com informações da ACI Digital.

Curso forma agentes para a Pastoral Universitária


O Setor Universidades, da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reuniu mais de 70 pessoas entre padres, diáconos, religiosos e leigos no Curso de Pastoral Universitária, realizado entre os dias 23 de 25 de maio, em Indaiatuba (SP). O objetivo do evento foi formar agentes de pastoral a partir de uma abordagem teórico-prática.
 A assessora do Setor Universidades, irmã Maria Eugênia Lloris Aguado, conduziu o curso em parceria com o consultor e professor Humberto Herrera Contreras e os colaboradores Leonardo Cavalcante e Matheus Cedric Godinho.
No primeiro dia do encontro, os participantes foram acolhidos pelo arcebispo de Campinas (SP), dom Airton José dos Santos. No sábado, dia 24, eles estudaram o texto de estudos 102 da CNBB “O Seguimento de Jesus Cristo e a Ação Evangelizadora no Âmbito Universitário”, com reflexões sobre a compreensão dos eixos de pastoral e o histórico do Setor Universidades. À noite, participaram do Lucernário, lembrando a “celebração da esperança no Cristo que ilumina a caminhada”. No último dia do encontro, após a missa, foi proposta a elaboração de um projeto de Pastoral Universitária.
Fonte:CNBB

Saudação da CNBB a dom José Luiz Majella Delgado


O bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner, assinou, hoje, dia 28, saudação da Conferência a dom José Luiz Majella Delgado, nomeado arcebispo de Pouso Alegre (MG). Na saudação, a CNBB expressa gratidão a dom Majella "pelo trabalho empenhado à Igreja Particular de Jataí e ao Regional CNBB Centro Oeste". 

Confira a íntegra da mensagem: 
Saudação pela nomeação de Dom José Luiz Majella Delgado
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB congratula-se com a Arquidiocese de Pouso Alegre - MG pela nomeação hoje, 28 de maio, do seu novo Arcebispo, Dom José Luiz Majella Delgado, CSSR, por escolha do Papa Francisco que, aceitando o pedido de renúncia de Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, OPraem, o transferiu da Diocese de Jataí – GO
A CNBB agradece a Dom Ricardo e suplica a Deus que o recompense pela zelosa dedicação ao povo da Igreja Particular de Pouso Alegre e por todos os serviços já prestados à Igreja.
A Dom Majella, com gratidão pelo trabalho empenhado à Igreja Particular de Jataí e ao Regional CNBB Centro Oeste, nos associamos desejosos de que, iluminado pelo seu lema episcopal, “Servir por amor”, pastoreie com amor de pai a Igreja agora a ele confiada.  
Oferecemos nossas preces, pedindo a Deus que abençoe o novo pastor da Arquidiocese de Pouso Alegre e dê um novo pastor à Diocese de Jataí. 
  
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Presidência do Celam reúne-se com o papa Francisco, no Vaticano









A Presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) realiza, de 20 a 28 de maio, visita anual ao papa Francisco e à Santa Sé para tratar de questões sobre a vida e missão da Igreja na América Latina. Ontem, os participantes foram convidados a almoçar com o papa.
 Representa a CNBB no Celam e integra a presidência do Conselho o arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, dom Dimas Lara Barbosa. Em entrevista à Rádio Vaticano, dom Dimas afirmou ter sido boa a visita. "Ainda temos um encontro pessoal com o Santo Padre, que vai fechar com chave de ouro e a coletiva de imprensa à tarde", lembrou dom Dimas.
O bispo comentou que o Celam está com novos projetos, neste último ano da atual presidência. Em maio do ano que vem, a assembleia vai ser na República Dominicana. Então, estamos tentando já finalizar aquilo que a assembleia nos confiou", disse.
Projetos
Na reunião, a presidência da entidade propôs maior difusão da Exortação Apostólica Evangelii Guadium na América Latina. Também foram apresentados os conteúdos do Congresso latino-americano da Família que será realizado de 4 a 9 de agosto, no Panamá. Como sugestão, os bispos verificaram com o papa a possibilidade de  nova assembleia especial do Sínodo para a América.
A presidência do Celam teve encontro com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin. Na oportunidade, houve visitas pelas congregações, pontifícios conselhos, o Sínodo dos Bispos e a Pontifícia Comissão para a América Latina.
Fonte:CNBB com informações da Gaudium Press e Rádio Vaticano.

"Não há fábricas de paz. Se faz a cada dia", afirma papa Francisco ao lembrar viagem à Terra Santa


“É um grande dom para a Igreja e dou graças a Deus. Ele tem me guiado até aquela Terra abençoada, que tem a presença histórica de Jesus e onde têm sucedido acontecimentos muito importantes para o Judaísmo, o Cristianismo e o Islã”, disse hoje, 28, o papa Francisco, durante audiência geral na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Ao relembrar sua viagem à Terra Santa, Francisco falou que o propósito principal desta peregrinação foi comemorar o 50º aniversário do histórico encontro entre o papa Paulo VI e o patriarca Atenágoras. “Esta foi a primeira vez que um sucessor de Pedro visitou a Terra Santa: assim o papa Paulo VI inaugurou, durante o Concílio Vaticano II, as viagens feitas pelos papas para fora da Itália na época contemporânea. Este gesto profético do bispo de Roma e do patriarca de Constantinopla estabeleceu um marco promissor na unidade de todos os cristãos, que desde então têm feito progressos significativos. Assim, a minha reunião com Sua Santidade Bartolomeu, amado irmão em Cristo, foi o ponto alto da visita. Juntos rezamos diante do túmulo de Jesus, acompanhados do patriarca Ortodoxo Grego de Jerusalém, Theophilos III, e do patriarca Armênio Apostólico SB Nourhan, bem como de arcebispos e bispos de diferentes igrejas e comunidades, autoridades civis e muitos fiéis”, lembrou Francisco.
Segundo o papa, no lugar onde se proclamou a ressurreição, é possível ver “a amargura e o sofrimento das divisões que ainda existem entre os discípulos de Cristo”. Para Francisco, isto causa “muitos danos ao coração”. Porém, ressaltou o desejo de curar as feridas ainda abertas e continuar com perseverança no caminho até a plena comunhão.
“Uma vez mais, como fizeram os papas precedentes, peço perdão pelo que temos feito para favorecer esta divisão e peço ao Espírito Santo que nos ajude a curar as feridas que temos provocado aos nossos irmãos. Todos somos irmãos em Cristo e com o patriarca Bartolomeu somos amigos, irmãos, e temos compartilhado a vontade de caminhar juntos, fazer tudo o que podemos: rezar e trabalhar juntos pelo rebanho de Deus, buscar a paz. São muitas coisas que temos em comum e como irmãos temos que seguir adiante”, acrescentou.
O papa Francisco lembrou, ainda, que o segundo propósito de sua viagem foi o de “incentivar a região no caminho até a paz, dom de Deus e compromisso dos homens”. “Eu tenho feito sempre como peregrino, em nome de Deus e do homem, levando no coração uma grande compaixão pelos filhos desta Terra que desde há muito tempo convive com a guerra e tem o direito de conhecer finalmente dias de paz! Por isto, eu exorto os cristãos a deixarem-se ‘ungir’, com o coração aberto e dócil, pelo Espírito Santo, para serem mais humildes, fraternos e reconciliadores. O Espírito ajuda a colocar em prática na vida cotidiana estas atitudes, com pessoas de diferentes culturas e religiões, e assim, ser ‘artesãos da paz’. Não há fábricas de paz. Se faz a cada dia, artesanalmente, e com o coração aberto para receber o dom de Deus”, afirmou.
Francisco destacou também o compromisso das autoridades e do povo da Jordânia em acolher numerosos refugiados provenientes das zonas de guerra. De acordo com o papa, “um compromisso humanitário, que merece e necessita do apoio constante da Comunidade Internacional”.
Recordou que animou as autoridades competentes para que “continuem seus esforços para aliviar as tensões no Oriente Médio, sobretudo na Síria” e a continuar a busca de uma solução equitativa para o conflito palestino-israelense. “Convidei o presidente de Israel e o presidente da Palestina, homens de paz e construtores da paz, a vir ao Vaticano para rezar comigo pela paz”, informou.
“Com esta peregrinação, quis levar uma palavra de esperança, porém, ao mesmo tempo, eu também a recebo dos irmãos e irmãs que ‘esperam contra qualquer esperança’, por meio de tantos sofrimentos, como aqueles que têm fugido de seu próprio país por culpa dos conflitos, ou como muitos que em diferentes partes do mundo são discriminados por causa de sua fé em Cristo. Continuemos próximos deles. Rezemos por eles e pela paz na Terra Santa e em todo o Oriente Médio. Que a oração de toda a Igreja sustente também o caminho até a plena unidade entre os cristãos, para que o mundo creia no amor de Deus, que com Jesus Cristo veio habitar entre nós”, concluiu.
Fonte:CNBB

Caminhada fará memória às vítimas do tráfico de pessoas


A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), em parceria com a CNBB e outras entidades, promove no dia 11 de junho, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), a caminhada “Jogue a favor da vida – denuncie o tráfico de pessoas”. O evento, que terá início às 19 horas, tem como objetivo fazer memória das vítimas do tráfico de pessoas e da escravidão moderna.
 A caminhada é uma das ações da campanha “Jogue a favor da vida – denuncie o Tráfico de Pessoas”, lançada na sede da CRB, em Brasília, no último dia 14, e no Vaticano, no dia 20. A Rede um Grito pela Vida, da CRB Nacional, é responsável pela iniciativa, que busca alertar a sociedade dos riscos de crescimento da exploração sexual, do tráfico de pessoas e da escravidão moderna durante a Copa do Mundo.
Além da CNBB, também fazem parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil na organização da caminhada, a arquidiocese de Brasília (DF), as Pontifícias Obras Missionárias (POM), o Centro Cultural Missionário (CCM), a Comunidade de Vida Cristã (CVX), a Cáritas Brasileira, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), a Ação Episcopal Alemã Adveniat e outras entidades.
São esperados religiosos, religiosas, sacerdotes, fiéis católicos e de outras igrejas cristãs, agentes de pastorais e movimentos, além dos bispos que estarão participando da reunião do Conselho Permanente da CNBB.
Fonte: CNBB

Assessores da CNBB avaliam atividades desenvolvidas na 52ª Assembleia Geral








O grupo de assessores (GA) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está reunido, na sede da instituição em Brasília, hoje e amanhã, com o objetivo principal de avaliar os trabalhos desenvolvidos durante a 52ª Assembleia Geral (AG) dos Bispos do Brasil, realizada de 30 de abril a 9 de maio, em Aparecida (SP).
Na reunião, os assessores discutem os textos aprovados durante a Assembleia, entre eles os documentos “Comunidade de comunidades” e “A questão agrária brasileira no século XXI”; o texto de estudo sobre “Os cristãos leigos”; o texto “Pensando o Brasil: desafio diante das eleições 2014” e a mensagem sobre a Pastoral do Dízimo.
Os assessores preparam, ainda, a reunião do Conselho Permanente da CNBB, que ocorrerá entre 10 e 12 de junho, e a reunião ampliada do Conselho Episcopal Pastoral, que acontecerá de 26 a 29 de agosto deste ano, durante a qual haverá um seminário sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).
Fonte: CNBB



segunda-feira, 26 de maio de 2014

Convite para o Encontro de Comunicadores


Arquidiocese de Natal
Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz/RN
Pastoral da Comunicação

Convite

A paróquia de Nova Cruz através da Pastoral da Comunicação tem a alegria de lhe convidar para participar do Encontro de Comunicadores 2014, em comemoração ao 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais, cujo tema escolhido pelo Papa Francisco é “Comunicação ao serviço de uma autêntica cultura do encontro”.



Data: 01 de junho de 2014
Local: Salão Paroquial de São Sebastião.
Horário: A partir das 8 horas.


 Coordenação da pastoral da Comunicação de Nova Cruz/RN

O Papa Francisco e o Patriarca Bartolomeu I

Escutar apelo por unidade, pede Papa em celebração ecumênica
O momento tão esperado da visita do Papa Francisco à Terra Santa enfim chegou. Neste domingo, 25, ele se encontrou com o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, e participou de uma celebração ecumênica recordando os 50 anos do histórico abraço entre o Papa Paulo VI e o Patriarca Atenágoras.
Pouco antes da Celebração, os dois líderes religiosos dirigiram-se à Pedra na Unção, lugar no qual o corpo de Jesus foi depositado, após ser retirado da cruz, e ungido com óleo.
Na Basílica do Santo Sepulcro, Francisco destacou este momento de oração como uma graça extraordinária. “Acolhamos a graça especial deste momento. Detenhamo-nos em devoto recolhimento junto do sepulcro vazio, para redescobrir a grandeza da nossa vocação cristã: somos homens e mulheres de ressurreição, não de morte. Aprendamos, a partir deste lugar, a viver a nossa vida, as angústias das nossas Igrejas e do mundo inteiro, à luz da manhã de Páscoa”.
O Santo Padre recordou que Cristo carregou cada sofrimento e tribulação e com Seu sacrifício abriu passagem para a vida eterna. Assim sendo, Francisco disse que não se deve deixar roubar o fundamento da esperança e que o mundo não pode ser privado do anúncio da Ressurreição. Ele pediu que as pessoas não fiquem surdas ao forte apelo da unidade que ressoa em especial nesse lugar sagrado para os cristãos.
Escutar apelo por unidade, pede Papa em celebração ecumênica
Os dois líderes religiosos rezam junto a Pedra na Unção, dentro da Basílica do Santo Pepulcro, local no qual o corpo de Jesus foi depositado após ser retirado da cruz

O Pontífice reconheceu que não se pode negar as divisões que ainda existem entre os discípulos de Jesus, mas, olhando com gratidão para o gesto histórico de Paulo VI e Atenágoras, vê-se como foi possível, por impulso do Espírito Santo, dar passos importantes rumo à unidade.
“Estamos cientes de que ainda falta percorrer mais estrada para alcançar aquela plenitude da comunhão que se possa exprimir também na partilha da mesma mesa eucarística, que ardentemente desejamos; mas as divergências não devem assustar-nos e paralisar o nosso caminho. Devemos acreditar que, assim como foi removida a pedra do sepulcro, assim também poderão ser removidos todos os obstáculos que ainda impedem a plena comunhão entre nós”.
Ao falar da unidade, Francisco reiterou seu desejo, a exemplo de seus antecessores, de manter diálogo com todos os irmãos em Cristo. Ele não deixou de mencionar a região do Oriente Médio, tantas vezes marcada por conflitos, e recordou que há inúmeros cristãos perseguidos por causa de sua fé em Cristo Ressuscitado.
“Quando cristãos de diferentes confissões se encontram a sofrer juntos, uns ao lado dos outros, e a prestar ajuda uns aos outros com caridade fraterna, realiza-se o ecumenismo do sofrimento, realiza-se o ecumenismo do sangue, que possui uma eficácia particular não só para os contextos onde este tem lugar, mas, em virtude da comunhão dos santos, também para toda a Igreja”.
Por fim, ele pediu que as hesitações do passado sejam colocadas de lado e que se possa abrir o coração à ação do Espírito Santo para caminhar rumo ao tão desejado dia da plena comunhão.
Fonte: Rádio Vaticano

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Cantora potiguar fará show em prol da Catedral



A cantora potiguar Roberta Sá fará show, dia 4 de junho, às 21 horas, no Teatro Riachuelo, situado no terceiro piso do Shopping Midway Mall, em Natal. A renda será totalmente revertida em prol das obras de revitalização da Catedral Metropolitana. A cantora apresentará músicas do quinto disco, intitulado ‘Segunda Pele’, além de sambas clássicos e marchinhas.

Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro, de terça a sábado, das 12 às 21h, e domingos e feriados, das 14 às 20 horas. Outra forma de adquirir é através do Ingresso Rápido, pelo telefone 4003-1212.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Catedral metropolitana de Natal vai passar por reforma

Pe. Valdir e equipe, na coletiva com a imprensa
Crédito: Cacilda Medeiros

O pároco da Catedral, Padre Valdir Cândido de Morais, recebeu a imprensa para falar do projeto de revitalização da Catedral Metropolitana de Natal. Segundo o pároco da Paróquia da Catedral, Padre Valdir Cândido de Morais, os serviços de impermeabilização já foram iniciados, com a preparação da laje. Para angariar recursos para as obras, a Paróquia realiza uma campanha para a revitalização da Catedral. Uma das atividades da campanha será o show da cantora Roberta Sá. “Participando do show, você estará ajudando à Igreja Catedral. O show será todo doado, pelo Teatro Riachuelo e a cantora não cobrou cachê. Então, nós também deveremos fazer nossa parte, participando do show”, convida o pároco.

Na quarta-feira, 21, o Pároco da Catedral, juntamente com uma equipe de leigos voluntários, apresentaram a campanha e o porquê da necessidade de revitalização à imprensa natalense.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Nomeações na Cúria


Os cardeais criados no último Consistório, em 22 de fevereiro, foram nomeados esta quinta-feira pelo Papa Francisco membros de vários Dicastérios da Cúria Romana.


O Arcebispo do Rio de Janeiro, Card. Orani João Tempesta, foi nomeado novo membro de dois organismos: da Congregação para a Educação Católica e do Pontifício Conselho para os Leigos.

Os demais cardeais brasileiros também integram outros dicastérios. O Card. Braz de Aviz é membro de duas Congregações (para os Bispos, para o Clero e para a Educação Católica), um Pontifício Conselho (para os Leigos) e do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais.

Por sua vez, o Card. Damasceno Assis integra o Pontifício Conselho das Comunicações Sociais e a Pontifícia Comissão para a América Latina.

Já o Card. Scherer é membro de duas Congregações (para o Clero e para a Educação Católica), de dois Pontifícios Conselhos (para a Família e para a Promoção da Nova Evangelização) e da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Fonte: Rádio Vaticano
 

quinta-feira, 22 de maio de 2014

História

Caminho da santidade














Chamada Margarite, que originou o nome Rita, a Santa das Causas Impossíveis nasceu na Itália em 1381.

Um tanto contrariada, acabou fazendo o gosto dos pais: casou-se com um jovem temperamental e violento e tiveram filhos. Durante os 18 anos em que esteve casada, tudo fez para que a paz e a harmonia fossem mantidas. E à custa de muita oração conseguiu abrandar o temperamento do marido.

Um dia, entretanto, Paulo Ferdinando foi assassinado e jogado à beira de uma estrada. Os dois filhos juraram vingar o pai. Impotente ante o ódio dos filhos, pediu a Deus que os levasse antes que se manchassem de sangue. Seja lá por que desígnios de Deus, suas preces foram ouvidas.

Abalada pela morte do marido e dos filhos, quis recolher-se ao convento das Agostinianas de Cássia, mas não foi aceita. Rezou fervorosamente aos santos de sua devoção: São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau de Tolentino. Conseguindo ingressar no convento, viveu ali por 14 anos até sua morte, trazendo na testa um estigma, associando-se assim à paixão de Cristo.

Morreu no mosteiro de Cássia em 1457 e foi canonizada em 1900.

Uma família de devotos trouxe a imagem de Cássia, na Itália. Foi o ponto de partida para a devoção de mais de um século que se espalhou pelo Vale do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais.
O Santuário de Santa Rita recebe romeiros ao longo de todo o ano. Há missas especiais para fiéis de outras paróquias todos os finais de semana com uma recepção especial pela equipe de acolhida. O Santuário possui três relíquias da santa italiana: uma partícula óssea, seu hábito e uma imagem em tamanho natural vinda de Cássia.


terça-feira, 20 de maio de 2014

Simpósio Vocacional Nacional - Região Nordeste

Teve início na noite da última sexta-feira (16), o Simpósio Vocacional Nacional - região Nordeste, que está sendo realizado em Natal (RN). As atividades estão acontecendo no Instituto Maria Auxiliadora, no bairro Tirol. A programação segue até o domingo (18). Cerca de 200 pessoas dos nove estados do Nordeste participam do encontro.




FOTOS: Cláudia Freire e Raimundo Gurgel 

domingo, 18 de maio de 2014

Fotos do terço do dia 08/05/2014

Terço de Nossa Senhora em homenagem ao dia das mães!
 Gruta Nossa Senhora da Conceição!

 Presentes para sorteio  com as mães!


 Participantes do terço!



 Rita de Cássia fazendo a reflexão da Palavra!

 Iracilda homenageando as mães!

Uma filha homenageando a mãe!

Sorteio de prêmios!







   





     
 Oferecendo uma rosa a cada mãe presente!



 Agradecendo a Maria pelo seu dia: "Mãe de Jesus"!

"Maria Mãe da Divina Graça Rogai Por nós"!