quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Paróquia de Nova Cruz inicia peregrinação



 A Paróquia de Nova Cruz iniciou a peregrinação da imagem e dos quadros da Imaculada Conceição. A peregrinação faz parte da programação de preparação para festa da padroeira que acontecerá no periodo de 29 de novembro a 8 de dezembro. 

A missa de envio aconteceu na terça-feira, 29, presidida pelo Pároco Pe. Francisco de Assis, concelebrada pelo Pe. Pedro Cunha, e participação do Diácono José Jeová, religiosas Filhas do Amor Divino e fiéis devotos. Após a missa uma carreata conduziu a imagem até a comunidade Lagoa Limpa, onde aconteceu celebração de acolhida e coroação.

A peregrinação da imagem centenária e dos quadros da Imaculada acontecerão pelas comunidades e bairros que integram o território da paróquia de Nova Cruz, até dia 29 de novembro, quando terá inicio a festa da padroeira 2013. 


Kit dos missionários que irão visitar as famílias com os quadros da Imaculada












terça-feira, 29 de outubro de 2013

8º Muticom recebe pesquisadores renomados da comunicação



“Comunicação e participação cidadã: meios e processos” é tema central do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que teve início na segunda-feira, 28 de outubro, e prossegue até dia 1º de novembro, em Natal (RN). Uma celebração eucarística abriu oficialmente os trabalhos do Mutirão e foi presidida pelo arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, e concelebra pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, dom Dimas Lara Barbosa, e demais bispos presentes.

A primeira conferência do evento contou com a presença do professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Muniz Sodré, que possui uma longa trajetória na pesquisa em comunicação e é autor de diversos livros. O acadêmico abordou questões relativas à cultura, mídia e religião. “Acredito que a mídia, hoje, se mostra como uma oportunidade para criar um novo tipo de consciência. Temos a internet, que apresenta inúmeras possibilidades. Para os cristãos, esse é um ambiente fértil, e que impõe diversos desafios”, disse.



Nesta terça-feira, 29, as atividades do evento seguem com a Leitura Orante sob a ótica da comunicação e o seminário sobre “Comunicação comunitária e construção da cidadania”, com assessoria da professora Raquel Paiva (UFRJ) e dos debatedores: professor Juciano Lacerda (UFRN) e padre Manoel Filho, da arquidiocese de Salvador.

Constam na programação do evento Grupos de Trabalho (GT) e momentos para troca de experiências entre os comunicadores. Aproximadamente 70 relatos de pesquisa serão apresentados durante os dias de Mutirão.

Fonte: CNBB

domingo, 27 de outubro de 2013

Peregrinação movimentará comunidades de Nova Cruz



Como parte da preparação para festa da padroeira da paróquia Imaculada Conceição, que acontecerá no período de 29 de novembro a 8 de dezembro, iniciará a partir do dia 29 de outubro e se estende até dia 29 de novembro, a peregrinação da imagem centenária, pelas comunidades e bairros que integram o território da paróquia de Nova Cruz. 

A peregrinação da imagem centenária da Imaculada Conceição e dos os quadros peregrinos, na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz/RN, terá inicio com missa de envio, será às 19h, no salão do ECC.



Paróquia de Nova Cruz divulga arte da festa da padroeira 2013


Com o tema “Bem aventurada aquela que acreditou”, uma citação do Evangelho de Lucas, a festa da padroeira da Paróquia e da cidade de Nova Cruz, Imaculada Conceição, terá inicio dia 29. Nesse dia, às 18 horas, haverá carreata com a Imagem de Nossa Senhora, saindo da comunidade de São Sebastião para a Igreja Matriz. Às 19 horas, na Igreja Matriz haverá Palavra de abertura do Pároco Pe. Francisco de Assis Inácio, hasteamento das bandeiras e Show pirotécnico. Às 19h30, Missa solene de abertura da Festa da Imaculada Conceição na praça da Matriz, presidida por Dom Matias Patrício de Macedo – Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Natal.

O novenário da festa será realizado de 29 de novembro a 8 de dezembro. Neste período será desenvolvida uma vasta programação religiosa e social. Diariamente, haverá às 5 horas, Caminhada e a recitação do Terço, saindo da Igreja de São Sebastião, encerrando na Igreja Matriz. Às 12 horas, oficio da Imaculada Conceição. Às 18 horas haverá recitação do Terço, e às 19 horas, novena da Imaculada Conceição, seguido da Benção do Santíssimo Sacramento. 

Coroinhas promovem 3º Cristo Vive em Nova Cruz

Jovens, na Micareta Cristo Vive, em Nova Cruz.

A terceira edição do Cristo Vive, promovido pela Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, acontecerá dia 9 de novembro. Trata-se de uma espécie de micareta, ao som do Ministério de Música Claves de Deus. A programação começará com missa, às 19 horas, na Igreja de São Sebastião. Em seguida, os participantes sairão pelas ruas da cidade, cantando e louvando a Deus. O evento é organizado pelo grupo de coroinhas.
Ainda em Nova Cruz, no dia 10 de novembro, fiéis devotos de Santa Maria Goretti farão uma romaria até a cidade de Currais Novos. Lá, visitarão a capela dedicada a Santa Maria Goretti. Na mesma viagem, o grupo também visitará a estátua de Santa Rita de Cássia, na cidade de Santa Cruz.



sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Começa neste domingo 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação


Da Redação, com CNBB


Cerca de 800 pessoas, de várias partes do Brasil, chegarão à Natal (RN) neste domingo, 27, para participar do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). O evento, que se estende até o dia primeiro de novembro, tem como tema: “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”.

Pela primeira vez o Mutirão será realizado no campus de uma universidade pública. A organização é da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Signis Brasil, arquidiocese de Natal e Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O programa inclui, pela manhã, a realização de celebrações, seminários e lançamentos de livros. Paralelamente, haverá uma Feira de Comunicação. No período da tarde, serão realizados simultaneamente 14 grupos de trabalhos com diversas temáticas. A programação inclui também atividades culturais, como o show da cantora Elba Ramalho. No último dia do evento, os participantes também poderão realizar passeios organizados pelo litoral norte, litoral sul e Natal.

Lançamentos

No dia 28, lançamento do livro “Igreja na cidade: desafios e alcances de uma evangelização pela televisão”, de padre Evaldo César.

No dia 29, será lançado o Curso de Aperfeiçoamento em Comunicação Pastoral”. Trata-se de uma pós-graduação, voltada para agentes da Pascom e profissionais da área de comunicação e será realizada em módulos.

Outro lançamento acontecerá no dia 30. Trata-se do livro "Haiti por si: a reconquista da independência roubada”, produzido pela Agência de Informação Frei Tito para a América Latina, conhecida como Agência Adital.

No dia 31, será lançado o livro digital “Comunicação para a cidadania: objetos, conceitos e perspectivas”, organizado por Cláudia Regina Lahni e Juciano de Sousa Lacerda. Ambos integram o grupo de pesquisa Comunicação para a Cidadania, da Intercom.

Fonte: Noticias Canção Nova

Festa da padroeira de Nova Cruz tem comissão formada

Comissão organizado da festa 2013

Em reunião realizada na noite desta terça-feira, dia 22, foi formada a comissão organizadora da festa da padroeira da Paróquia de Nova Cruz. A comissão é composta por Pe. Assis e Pe. Pedro, Vera Avelino, Robson de Oliveira e José Galdino, conhecido por Junior. A festa terá inicio dia 29 de novembro até 8 de dezembro. Durante o período festivo acontecerá uma extensa programação religiosa e social. Na reunião a comissão definiu detalhes da programação social para o funcionamento da quermesse com as barracas. A novidade deste ano será a instalação de tendas do comercio através de empresas/lojas de Nova Cruz que irão expor suas mercadorias durante os festejos. 




quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Arquidiocese divulga programação da festa da padroeira

Imagem de N. Sra. da Apresentação, na missa da Pedra do Rosário, em 21/11/2012.
Foto: Luiza Gualberto


A festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal terá início dia 11 de novembro. No dia 11, às 18 horas, haverá procissão, saindo da antiga catedral para a Catedral Metropolitana, onde serão proferidas as palavras de abertura, com o arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Às 19h30, será celebrada missa, seguida de quermesse.

A partir do dia 12, será desenvolvida programação na Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta, e na Catedral Metropolitana. Na antiga catedral, diariamente, às 5 horas, haverá caminhada, saindo do adro da Igreja do Rosário para a Igreja Matriz, onde será celebrada missa. Às 16h30, acontecerá oração do terço, reza da ladainha e missa. No período de 18 a 20, também haverá celebração de missa, às 11h30.

Na Catedral Metropolitana, de segunda a sábado, haverá missa, às 11h e às 16h30 e, aos domingos, às 7h, às 11h e às 19 horas. Os fiéis também rezarão o Ofício de Nossa Senhora, diariamente, às 10h15 e às 15h45, e recitarão o terço, às 18 horas, transmitido pela Rádio Rural de Natal. O novenário será celebrado às 19 horas, presidido pelo arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. No dia 15, o pregador será o bispo de Bonfim (BA), Dom Francisco Canindé Palhano.

A programação de encerramento, no dia 20, será extensa e começará a zero hora, com a Vigília da Apresentação, na Pedra do Rosário. Às 3h30, acontecerá a procissão fluvial, pelo Rio Potengi, terminando na Pedra do Rosário, onde haverá a primeira missa do dia. Às 7h30, na antiga catedral, será celebrada missa, presidida pelo Arcebispo emérito, Dom Heitor de Araújo Sales. Às 10h, na Catedral, missa solene, presidida pelo arcebispo, Dom Jaime. Às 16h, procissão, saindo da Igreja de Nossa Senhora da Apresentação para a Catedral Metropolitana, onde será celebrada missa, marcando o encerramento dos festejos.

Durante os festejos, serão arrecadados alimentos não perecíveis, material de limpeza e hospitalar, fraldas, papel ofício, escova e creme dental, para serem doados ao Hospital Varela Santiago. Em preparação à festa, será realizado o Cerco de Jericó, na Cripta da Catedral, no período de 4 a 10 de novembro. A festa será em ação de graças pelos 25 anos da dedicação da Catedral Metropolitana e pelo encerramento do Ano da Fé.

Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Planalto encerrou festa com procissão e missa


A comunidade do Planalto da Paróquia da Imaculada Conceição encerrou os festejos da padroeira Mãe Peregrina, no último dia 18. Fieis devotos saíram em procissão pelas ruas do bairro, em seguida participaram da missa de encerramento presidida pelo Pároco Pe. Francisco de Assis. A festa da Mãe Peregrina aconteceu de 15 a 18 de outubro, com celebrações e quermesse. Veja algumas fotos: 
























segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Brasil celebra Dia Nacional da Valorização da Família


Nesta segunda-feira, 21, o Brasil recorda o Dia Nacional da Valorização da Família, lei sancionada pela Presidência da República em 2012 (Lei n. 12.647).

Para a ocasião, o secretário-geral da Conferência Nacional dos bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Ulrich Steiner, junto com o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, Dom João Carlos Petrini, enviaram uma carta a todos os brasileiros reforçando o pedido de que todos os cidadãos valorizem o dom da família.

“A reflexão nos levou a sugerir que os Irmãos Bispos, nas Dioceses onde servem, possam aproveitar este dia em favor da evangelização da família brasileira, promovendo atividades e eventos que sinalizem nossa adesão católica”, destacam Dom Leonardo e Dom Petrini.

“Este dia pode tornar-se um precioso recurso para promover a Família como espaço privilegiado e insubstituível para que um homem e uma mulher possam, através do matrimônio, gerar e educar seus filhos no exercício da família cidadã”, afirma a carta.

Segundo a CNBB, o objetivo da data, que será comemorada anualmente, é chamar a atenção dos governos e da sociedade para a importância da família como instituição fundamental do desenvolvimento humano.

Em outra mensagem, da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, o padre Wladimir Porreca encoraja os fiéis de todas as dioceses a abraçar com intensidade o Dia da Valorização da Família recordando que a Família é lugar privilegiado para as relações humanas e todos precisamos da família estabelecida sobre a união matrimonial entre um homem e uma mulher. “A Família é o patrimônio da humanidade”, recorda ainda a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, ecoando as palavras de Bento XVI.

Oração para o Dia Nacional de Valorização da Família

Senhor Deus, nosso Pai amoroso e misericordioso, criastes-nos à Vossa imagem e semelhança, para a plenitude da vida em comunhão. Sabemos por experiência que a família constituída por um homem e uma mulher unidos por um vínculo indissolúvel e seus filhos, fundada sobre o matrimônio, é a melhor maneira de viver o amor humano, a maternidade e a paternidade. Ela é o caminho da plena realização humana e, ao mesmo tempo, constitui o bem mais decisivo para que a sociedade cresça na verdade e na paz, porque ela corresponde ao Vosso desígnio de amor.

Senhor Deus, Verbo Encarnado na família de Nazaré, escolhestes uma família como a nossa para habitar entre nós e compartilhar em tudo a nossa condição humana, menos o pecado. Viestes até nós para ser o nosso Redentor, para salvar a nós e a nossos filhos de atitudes e decisões insensatas, de caminhos de destruição e de morte, dos dramas que acompanham cada existência humana.

Vinde para reavivar em nos o amor que se doa e fortalecer os vínculos de afeto recíproco, para que juntos construamos um mundo de gratuidade amorosa e de vida fraterna. Assim veremos florescer uma sociedade justa e solidária, que valoriza e ama a família, onde seja possível experimentar a felicidade verdadeira, até o dia em que chegaremos junto de Vós, no Vosso Reino de Paz definitiva.

Nossa família, que constitui o bem mais precioso na nossa vida e o maior recurso da nação brasileira, está sendo descaracterizada e desvalorizada por diversas forças sociais e políticas, querendo assemelhá-la a qualquer união que ofereça afeto e cuidados. Até os pais correm perigo de serem desapropriados de sua responsabilidade educativa.Senhor Deus, Divino Espírito Santo, vinde fortalecer nosso ardor evangélico, para sermos discípulos missionários de Jesus, portadores do seu amor e da sua potência divina que vence a morte.

Pedimos-vos que nossa família se torne cada vez mais casa de comunhão, capaz de vencer os conflitos, escola da fé e dos valores humanos e sociais, lugar onde se partilham as esperanças e as lutas e se acompanha o crescimento de cada filho. Assim, nossa família será fonte de alegria e de beleza, nascente de satisfação e de força para construir positivamente o horizonte de realização de cada pessoa e o bem de toda a sociedade.

Ajudai-nos, Senhor a valorizar o grande dom que é a família, preservando-a dos males que a ameaçam e iluminai nosso caminho para superar os conflitos entre o trabalho a família e a festa, para promover a família cidadã, que auxilia a sociedade a superar a violência e a corrupção, a encontrar caminhos da paz.Sagrada Família de Nazaré, Jesus, Maria e José, abençoai as nossas famílias brasileiras.

Fonte: Canção Nova

sábado, 19 de outubro de 2013

Oração e fé com qualidades!


29º Domingo do Tempo Comum

Evangelho: Lc 18,1-8

                                                                                                   Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de orar sempre, sem nunca desistir: “Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum. Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, e lhe pedia: ´Faze-me justiça contra o meu adversário!’ Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: “Não temo a Deus e não respeito ninguém. Mas esta viúva já está me importunando. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha, por fim, a me agredir!” E o Senhor acrescentou: “Escutai bem o que diz esse juiz iníquo! E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do Homem, quando vier, será que vai encontrar fé sobre a terra?”


Dentro dos conformes das aspirações de Lucas, o evangelho deste domingo narra mais uma dessas parábolas provocantes: A história da oração insistente da viúva. Trata-se de uma senhora viúva que se empenha em resolver um determinado problema, junto a um juiz de uma determinada comarca, pouco interessado em resolver os problemas, sobretudo, quando dizem respeito aos pobres. Porém, no fim lhe faz justiça, não por virtude e amparo à justiça, mas por estar exausto da insistência e persistência da viúva.
Embora, saibamos que Deus nos quer bem, e que nos atende quando o suplicamos, mesmo assim nos ficam, dependendo das circunstâncias, insatisfações, só porquanto a solução não chegou de imediato.  A questão é quanto ao limite de tempo: quando queremos, tem que ser pra já! Somos imediatistas! Segundo o próprio Jesus, devemos nos encorajar a teimar com Deus. O artifício para alcançarmos tal objetivo, poderá ser encontrado em Mt 21,22: “E tudo o que vocês na oração pedirem com fé, vocês receberão”; e ainda em Lc 11,9-11: “Portanto, eu lhes digo: peçam, e lhes será dado! Procurem, e encontrarão! Batam, e abrirão a porta para vocês! Pois, todo aquele que pede, recebe; quem procura, acha; e a quem bate, a porta será aberta. Será que alguém de vocês que é pai, se o filho lhe pede um ovo, será que vai lhe dar um escorpião? Se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos filhos, quanto mais o Pai do céu! Ele dará o Espírito Santo àqueles que o pedirem”.
Como ouvintes cristãos, não podemos deixar passar de maneira despercebidas dois elementos:
1º - A finalidade da parábola:
“Exortação aos discípulos, para que perseverem na oração. Deus não abandona os que ele escolheu; é ele quem os socorre e defende”. A oração garante o testemunho de toda a comunidade eclesial de fé.
2º - O que é preciso para compreender a parábola?
O cap. 17 (domingo passado) oferece as coordenadas necessárias para se poder compreender perfeitamente esta parábola: por causa da perseguição em razão da fé, é preciso rezar sempre para “não cair no poder da tentação”, nem desanimar. É preciso rezar sempre para manter vivo o testemunho”. E isto o façamos partilhando a esperança, o que aliás, exige também a partilha da fé. Simplesmente, nós cristãos devemos nos convencer de que, quando prezamos pela fé, terminamos tendo uma responsabilidade maior.
É Lucas o evangelista que, intencionalmente, nos oferece mais uma outra interpretação do texto, quando nos apresenta Jesus recomendando um verdadeiro tirocínio, uma constante batalha. Faça-nos pedir ao Pai, por Jesus Cristo, ó Espírito Santo, um acrescentamento de fé, esperança e caridade. Mas atenção: Não façamos de coração fechado, mesquinho, pensando apenas em nós, mas pensando em todo e qualquer filho e filha de Deus.
Ainda descobrimos no texto uma grande intuição: “Jesus ensinou a rezar pela vinda do Reino; mas quando esta vinda se completar, na parusia (segunda vinda gloriosa de Cristo no fim dos tempos) do Filho do Homem, encontrar-se-á ainda fé na terra?”. Por isso, até lá, é tempo de oração. De certo modo, isto é típico do comportamento cristão. Devemos reconhecer a carência em que vivemos e assumi-la na oração persistente. Como é difícil os cristãos mudarem de mentalidade, mantendo-se firmes, enquanto o mundo inimigo não faz por menos! Rezavam: “Venha o teu Reino!” (Lc 11,20. Por outro lado, ao invés de estremecer de aflição, estremeçamos de alegria, vendo a ressonância da graça de Deus agir nos que a buscam: “Não nos deixe cair em tentação” (11,2). Por isso, Lucas pergunta: se continuar assim, não terão todos caído quando o Filho do Homem vier? Talvez isso seja uma advertência pedagógica, para insistir na necessidade de guardar a fé até que venha o Filho do Homem (1 Pd 3,9).  Ajude-nos, ó Pai, pela fé, a sermos filhos no Filho!
Conclusões:
- Cuidado para não atribuirmos um significado simbólico a cada elemento da parábola;
- “O que Jesus quer sublinhar nesta parábola é o fato de que, às vezes, o Senhor parece não querer nos atender: permanece em silêncio e demora a fazer justiça”: Parecer, não é mesmo que uma afirmação...!;
- Se o juiz malvado acabou por atender a insistente viúva, quanto a Deus, não há como duvidar da sua atenção diante das nossas súplicas;
- Aceitemos uma verdade: precisamos controlar a nossa própria impaciência, caso contrário, poderá significar uma fé negligente (e a parábola do trigo e do joio?): A nossa pressa poder desembocar em alguns desastres;
- Não alimentemos dúvidas: “Deus é paciente e os respeita, como respeita os ciclos das plantas. Ele escuta as nossas súplicas, é sensível aos nossos gritos de socorro, mas nos faz esperar, pois ama todos os homens e espera que cada um lhe abra espontaneamente o próprio coração”.
- Por fim: “Rezar sempre”. Rezar, meus queridos irmãos e irmãs, significa não assumir nenhuma decisão descartando Deus, nunca!  




Pe. Francisco de Assis Inácio
Paróquia da Imaculada Conceição
Nova Cruz – RN