quarta-feira, 28 de agosto de 2013

CNBB e entidades aprovam proposta única por Reforma Política Democrática no país


E-mailImprimirPDF
reuniãoDois documentos foram aprovados de forma unânime por 13 entidades, entre elas a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante reunião, na terça-feira, 28, em Brasília. A proposta de projeto de lei o manifesto pela Reforma Política Democrática no país foram produzidos em parceira com representantes de diferentes setores da sociedade civil, que chegaram ao consenso de proposta única.
Após avaliação pelas entidades, os textos da proposta e do Manifesto da Sociedade Civil pela Reforma Política receberam contribuições e ajustes, chegando a uma redação final. Os documentos serão entregues ao Congresso Nacional, assinados por diferentes órgãos representativos, são eles: OAB, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Plataforma dos Movimentos Sociais pela reforma do sistema político, Frente Parlamentar pela Reforma Política com participação Popular, CUT, Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), CONTAG, Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), UNE, Magistrados, Cáritas e Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP).
O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação e da Comissão da CNBB para a Reforma Política, dom Joaquim Mol, fez a mediação na reunião com as entidades. O bispo destacou que o resultado positivo desta ação em conjunto é consequência de outros trabalhos anteriores e, que agora está sendo concretizado.

Fonte: CNBB

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Caminhada abrirá Mês da Bíblia e do Dízimo na Paróquia de Nova Cruz

Abertura do Mês da Bíblia e do Dízimo 2012


A programação do Mês da Bíblia e do Dízimo, na Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, será aberta dia primeiro de setembro. Na ocasião, haverá caminhada, a partir das 18 horas, saindo da Igreja de São Sebastião. No percurso, pelas ruas da cidade, os fiéis conduzirão faixas e cartazes com mensagens bíblicas. A caminhada encerrará na Igreja Matriz, onde haverá missa, presidida pelo pároco, Padre Francisco de Assis Inácio.

Durante o mês de setembro, a Paróquia promoverá encontros e estudos bíblicos. Segundo o coordenador paroquial da Pastoral da Comunicação, Flávio Luiz, a proposta é estudar o Evangelho de Lucas, seguindo a orientação do Projeto Nacional de Evangelização, da CNBB, cujo tema é "Alegrai-vos comigo, encontrei o que tinha perdido" (Lc 15).

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Bento XVI afirma que sua renúncia foi inspiração de Deus



O Papa emérito Bento XVI disse que sua renúncia foi resposta a uma inspiração de Deus. "Deus me disse", afirmou o Pontífice emérito a uma pessoa, que o visitou há algumas semanas no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano, e prefere permanecer anônima.

Apesar da vida de clausura, Bento XVI concede, esporadicamente, algumas visitas muito particulares e apenas em certas ocasiões.

O Papa emérito explicou que não houve qualquer tipo de aparição ou algo parecido, mas foi uma "experiência mística", em que o Senhor suscitou em seu coração um "desejo absoluto" de ficar a sós com Ele, recolhido em oração.

O bispo emérito de Roma disse ainda que quanto mais observa o carisma do Papa Francisco, mais compreende o quanto essa escolha foi a vontade de Deus. 


Fonte: noticias.cancaonova.com

Caminhada abrirá Mês da Bíblia e do Dízimo na Paróquia de Nova Cruz

Abertura do Mês da Bíblia e do Dízimo 2012


A programação do Mês da Bíblia e do Dízimo, na Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, será aberta dia primeiro de setembro. Na ocasião, haverá caminhada, a partir das 18 horas, saindo da Igreja de São Sebastião. No percurso, pelas ruas da cidade, os fiéis conduzirão faixas e cartazes com mensagens bíblicas. A caminhada encerrará na Igreja Matriz, onde haverá missa, presidida pelo pároco, Padre Francisco de Assis Inácio.

Durante o mês de setembro, a Paróquia promoverá encontros e estudos bíblicos. Segundo o coordenador paroquial da Pastoral da Comunicação, Flávio Luiz, a proposta é estudar o Evangelho de Lucas, seguindo a orientação do Projeto Nacional de Evangelização, da CNBB, cujo tema é "Alegrai-vos comigo, encontrei o que tinha perdido" (Lc 15).

domingo, 18 de agosto de 2013

Comissão da CNBB divulga mensagem pelo Dia do Catequista


Catequese21.06O Dia do Catequista é celebrado em 25 de agosto em todo Brasil. O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética, dom Jacinto Bergmann, divulgou uma mensagem a esses importantes atores da caminhada da comunidade eclesial.
Leia a mensagem:
Mensagem aos/às catequistas do Brasil
Um grande grito de louvor e ação de graças brota do nosso coração, por ocasião, mais uma vez, do Dia do/a Catequista. Nele celebramos o ministério bíblico-catequético de todos nós, tão essencial na vida da Igreja! O que seria da Igreja no Brasil, sem a plêiade de catequistas espalhados por todas as “periferias existenciais” do seu imenso território?
Neste ano de 2013, ainda em pleno Ano da Fé, fazemos a memória sagrada do documento “Catequese Renovada”. Desejo que cada um/uma de vocês sinta profunda alegria, não somente pelo documento escrito, mas por causa de toda a vida que ele gerou e impulsionou em nossa caminhada eclesial. Muitos de vocês, os/as mais vividos/as, guardam na mente e no coração o grande mutirão – um verdadeiro “vendaval” provocado pelo Espírito Santo - que trazia um dinamismo novo à nossa prática bíblico-catequética. Todos nós vimos ou ouvimos falar do imenso esforço feito por pessoas que gastaram o melhor de suas vidas para divulgar e tornar vivo em nossas comunidades este espírito novo.  Quero destacar, de modo muito especial, o Frei Bernardo Cansi, que já está na casa do Pai, de onde continua a nos inspirar. Este homem fez da “Catequese Renovada” sua grande missão para servir Jesus Cristo de forma incansável: uma verdadeira paixão que contagiou milhares de catequistas por todo o Brasil. Na pessoa dele agradecemos a Deus toda a nuvem de catequetas e biblistas a serviço da renovação bíblico-catequética. E também agradecemos a Deus por cada um de vocês que até hoje lutam e, sem esmorecer, continuam a lutar para tornar realidade o processo de Iniciação à Vida Cristã e de Animação Bíblica da Vida e da Pastoral, que são os frutos atuais desse esforço de renovação.
Neste Dia do/a Catequista também não podemos deixar de lembrar o que aconteceu entre nós há um mês atrás . O profundo processo bíblico-catequético desencadeado pela JMJ, envolvendo grande número de bispos, presbíteros, religiosos e leigos – especialmente jovens -, mas tendo o papa Francisco como catequista principal. Ele apareceu diante de nossos olhos maravilhados de uma maneira muito simples mas profundamente tocante de evangelizar. Uma catequese, feita por ele, de gestos, de atitudes, de simbologias e de palavras cheias de afeto e unção dirigidas ao coração dos jovens e de todas as pessoas, provocando ânimo, coragem, esperança e intensa alegria. Uma perfeita experiência de catequese “comunitária, vivencial e bíblica”, como o próprio documento “Catequese Renovada” propõe.
Por fim recordamos, agradecidos, o papel de Nossa Senhora Aparecida, grande catequista que sustenta a fé, a esperança e o amor do nosso povo brasileiro. Que ela esteja sempre ao nosso lado e nos alcance a bênção da Trindade Santa!
PARABÉNS, queridos/as catequistas da nossa Igreja no Brasil!
Dom Jacinto Bergmann
Arcebispo de Pelotas/RS
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética
Fonte CNBB

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Barragem de Oiticicas e Chapada do Apodi serão pauta de reunião de bispos potiguares

Dom Jaime participará da reunião, dia 16, em Caicó
Crédito: Cacilda Medeiros


O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana, e o administrador diocesano de Caicó, Padre Ivanof Pereira se reunirão na próxima sexta-feira, 16, às 9 horas, no Centro Pastoral Dom Wagner, na cidade de Caicó. A reunião, convocada pelo Arcebispo de Natal, terá a finalidade de discutir a situação da construção da Barragem de Oiticicas, no município de Jucurutu, e da Chapada do Apodi, na região Oeste do Estado.

A barragem de Oiticicas, quando construída, abrangerá também parte do território dos municípios de São Fernando e Jardim de Piranhas, no leito do rio Piranhas-Assú, na Região do Seridó. A obra está orçada em R$ 350 milhões e será gerida pelo governo do estado. Uma das principais preocupações da Igreja é a relocação dos moradores da comunidade Barra de Santana, em Jucurutu, principalmente no tocante às indenizações e retiradas das famílias para outra área.

O outro ponto da pauta da reunião dos bispos será a situação das famílias residentes na Chapada do Apodi. Famílias de agricultores, a Igreja e entidades de classe estão preocupadas com o futuro de mais de seis mil pessoas que continuam na luta para tentar impedir a instalação do Projeto de Irrigação Santa Cruz do Apodi. No dossiê-denúncia, entidades locais, nacionais e moradores da região apontam diversas violações que serão implementadas caso o projeto seja concretizado.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Semana da Família: Visitas e celebração no Planalto em Nova Cruz



O bairro Planalto em Nova Cruz recebeu a visita de membros da Pastoral Familiar nesta quinta-feira, 15. As visitas acontecerão  a tarde e noite todos se reuniram para celebração da Palavra. A programação faz parte das atividades da Semana Nacional da Família. Veja as fotos:


Visitas 



Celebração

Entrada da Palavra encenada




Pregador da noite: Lindomar Prudencio












quarta-feira, 14 de agosto de 2013

CNBB promove 24º Encontro de Novos Bispos


CNBB


CNBB
24º Encontro dos Novos Bispos acontece de 12 a 16 de agosto, em Brasília.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciou na última segunda-feira, 12, na sede da entidade, em Brasília, seu 24º Encontro de Novos Bispos. O evento, que vai até a próxima sexta-feira, 16, acontece anualmente e, nesta edição, congrega os 16 prelados nomeados de julho de 2012 a julho de 2013.
O objetivo do encontro é estreitar os laços de amizade e de convivência fraterna entre os novos bispos, possibilitar o conhecimento da sede, estruturas, trabalhos e serviços da CNBB. Na reunião, os novos bispos também têm a oportunidade de se aproximar das Comissões Pastorais e dos assessores, além de aprofundar a compreensão da vida e da missão do bispo.
Nesta 24ª edição do encontro, a coordenação da reunião fica a cargo do presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CEMOVC) da CNBB, Dom Pedro Brito Guimarães, além dos assessores da comissão.
De acordo com o presidente, o encontro é uma oportunidade para serem dadas orientações ao trabalho pastoral dos novos bispos. “Com o encontro, os bispos podem conhecer melhor a estrutura da CNBB, os assessores, as comissões. Podem conhecer também os vários organismos aliados que podem ajudar o bispo na sua missão, como a Nunciatura Apostólica, as Pontifícias Obras Missionárias, o CRB, CCM”, explica dom Pedro Brito.
A convivência entre os novos bispos, durante o encontro, também propicia um intercâmbio de ideias. “É um tempo de conhecimento. Há a troca de experiências entre os bispos. Percebemos que no primeiro dia eles estão meio tímidos, e aos poucos vão se soltando, é muito perceptível esse envolvimento do grupo”, revela Dom Pedro Brito.
Para o Bispo de Marabá (PA), Dom Vital Corbellini, participante da reunião, “o encontro está sendo muito bonito por unir os bispos nomeados pelo papa emérito Bento XVI e pelo papa Francisco”, e é uma contribuição valorosa frente ao desafio de ser um bispo. “Este encontro nos coloca a missão do próprio bispo, como ele deve atuar, agir, e como ele deve se relacionar com todos os seguimentos da sociedade. Nós já temos a experiência de quando éramos sacerdotes, presbíteros, mas o encontro vem para aprimorar, dar força e dar linhas para que, de fato, sejamos bons pastores”, esclarece.
Dom Jeremias Antônio de Jesus é Bispo de Guanhães (MG) há um ano e não pôde participar do Encontro dos Novos Bispos em 2012 pelo fato de a data ter coincidido com sua chegada à diocese . “Percebo como teria sido importante se eu pudesse ter feito este encontro no ano passado porque nos ajuda muito a dar os primeiros passos como bispo na diocese”, explicou.

Fonte: CNBB

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Paróquia de Nova Cruz homenageia os pais


A missa do segundo domingo de agosto, dia 11,  foi em homenagem ao pais, na Paróquia de Nova Cruz. A Pastoral do Dízimo realizou sorteio de brindes para os pais. Na missa Pe. Assis ressaltou a importância dos pais na família. A cada ano a Paróquia de Nova Cruz realiza este momento de homenagem aos pais.








Abertura da Semana da Família na Paróquia de Nova Cruz


A Paróquia da Imaculada Conceição através da Pastoral Familiar realizou a abertura da Semana da Família, com missa na Igreja Matriz, domingo dia 11. Centenas de fieis participaram da celebração presidida pelo pároco Pe. Francisco de Assis. Durante esta semana a Pastoral Família desenvolverá uma programação nos bairros da cidade realizando visitas as famílias e celebrações utilizando o livreto Hora da Família.





Adriano e Jaqueline, casal coordenador da Pastoral Familiar


Pe. Assis






Mutirão na Igreja Matriz


Um grupo de agentes de diversas pastorais, movimentos e serviços, da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, uniram-se, em mutirão, no último dia 10, para lavar a Igreja Matriz. O motivo foi a reabertura da Igreja, após conclusão dos trabalhos de restauração do telhado e madeiramento, e deixar tudo pronto para missa do domingo, 11.




Agentes, em mutirão de limpeza, dia 10
Crédito: Maria Iracilda Xavier



Paróquia de Nova Cruz realiza 21º ECC

 Casais que fizeram o 20º ECC, em Nova Cruz

O Encontro de Casais com Cristo, da paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, realizará o 21º ECC, no período de 16 a 18 deste mês, no auditório do Colégio Nossa Senhora do Carmo. O encontro reunirá cerca de 40 casais. No domingo seguinte ao do encontro, dia 25, às 19 horas, no salão paroquial, os novos casais ECC serão apresentados á comunidade.

Atualmente, a paróquia de Nova Cruz já conta com cerca de 400 casais que participaram do ECC. Um dos objetivos do Encontro de Casais com Cristo é inserir os casais na vida da Igreja paroquial e nas pastorais.

domingo, 11 de agosto de 2013

Fotos do terço dia 08/08/2013

Abertura do terço a Virgem Maria
 Devotas de Nossa Senhora
Reza do terço




Louvor a Virgem Maria


 Reza do terço



 Concluindo a reza do terço
Louvor
 Pregação da Palavra
 Joyse fazendo a reflexão da Palavra

 Aurélio dando testemunho de fé!

Agradecendo ao meu sobrinho pelo testemunho!
 Encerrando com meus agradecimentos!
 Maria exemplo de mulher!
Maria mãe da Igreja e de todos nós!