sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Palavras de DEUS no dia - a - dia


Todos comeram do mesmo alimento espiritual e
todos beberam da mesma bebida espiritual; de fato,
bebiam de uma rocha espiritual que os acompanhava.
Essa rocha era Cristo.
(1Cor 10,3-4).

Paróquia de Nova Cruz realiza abertura do Mês da Bíblia e do Dízimo



A programação do Mês da Bíblia e do Dízimo, na paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, é aberta neste domingo, 2 de setembro, com uma caminhada e celebração de missa. Os fiéis se concentram na Praça São Sebastião, às 17h30, de onde saem, às 18h, pelas ruas da cidade, conduzindo faixas e cartazes com mensagens bíblicas, juntamente com 73 crianças, conduzindo cartazes com os 73 nomes dos livros bíblicos.

A caminhada termina na Matriz da Imaculada Conceição, onde o pároco, Pe. Francisco de Assis, preside missa, concelebrada pelo Pe. Janilson Macedo. Durante este mês, a paróquia disponibilizará bíblias para serem adquiridas pelos fiéis, realizará encontros bíblicos e estudos da Bíblia. 

Arquidiocese de Natal se prepara para Semana Social Brasileira




Cartaz da Semana Social

Divulgação



“Estado para que e para quem?” é o tema da 5ª Semana Social Brasileira, que acontecerá no período de 22 a 25 de maio de 2013. As reflexões em busca da resposta desta pergunta já vêm acontecendo, durante este ano de 2012, em dioceses de todo o Brasil.

Em preparação à Semana Social Brasileira, a Arquidiocese de Natal promove duas atividades, no mês de setembro, coordenadas pelo Vicariato Episcopal para as Instituições Sociais. A primeira atividade é um seminário e acontece sábado, dia primeiro de setembro, das 8 às 16 horas, no auditório do IFRN, situado na Av. Rio Branco, no centro da capital. O seminário contará com a assessoria dos professores universitários César Sanson e Íris Oliveira. Os dois serão palestrantes da Mesa Redonda que abordará o tema: “Queremos o Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população”.

A outra atividade será o Grito dos Excluídos, com uma vigília, que acontecerá dia 6 de setembro, das 18 às 21 horas, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Parnamirim. A programação iniciará com uma missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Depois, haverá um resgate da história dos Gritos dos Excluídos, realizados em anos anteriores, e uma homenagem a Dom Antônio Soares Costa e ao Padre Sabino Gentile, ambos já falecidos.

Semana Social

A realização das Semanas Sociais conta com o apoio de diversos atores e setores da sociedade, desde o início dos anos 90. É um evento promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e tem a finalidade de mobilizar comunidades eclesiais e movimentos sociais para refletir sobre temas que dizem respeito à busca por um país justo, democrático, solidário e sustentável.


Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 29 de agosto de 2012


Caminhada abre mês da Bíblia e do Dízimo em Nova Cruz



A programação do Mês da Bíblia e do Dízimo, na paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, é aberta neste domingo, 2 de setembro, com uma caminhada e celebração de missa. Os fiéis se concentram na Praça São Sebastião, às 17h30, de onde saem, às 18h, pelas ruas da cidade, conduzindo faixas e cartazes com mensagens bíblicas, juntamente com 73 crianças, conduzindo cartazes com os 73 nomes dos livros bíblicos.

A caminhada termina na Matriz da Imaculada Conceição, onde o pároco, Pe. Francisco de Assis, preside missa, concelebrada pelo Pe. Janilson Macedo. Durante este mês, a paróquia disponibilizará bíblias para serem adquiridas pelos fiéis, realizará encontros bíblicos e estudos da Bíblia. A proposta é estudar o Evangelho de São Marcos, associando ao projeto nacional de evangelização, definido na Conferência de Aparecida e assumida pelos Bispos, na assembleia de 2011.




Fiéis conduzirão Bíblias e cartazes


Fotos: Abertura em 2011

segunda-feira, 27 de agosto de 2012


Padre Gabriel presidiu primeira missa



O Padre João Gabriel, recém ordenado, presidiu pela primeira vez a Celebração Eucaristia, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Santo Antonio. A programação teve inicio com carreata saindo da comunidade Redenção, até a igreja onde milhares de fieis paroquianos aguardavam para santa missa. Vários padres da Arquidiocese de Natal, estiveram presente, entre eles, o Pe. Janilson Macêdo, de Nova Cruz, Pe. Edilson Nobre, ex-pároco de Nova Cruz e Vigário Geral da Arquidiocese de Natal e dom Matias Patricio, arcebispo emérito.

Saída da carreata


Chegada na Igreja Matriz





 Santa Missa



 Pe. Roberlan fez a homilia 


Pe. Gabriel agradeceu a todos


sábado, 25 de agosto de 2012


Primeira missas dos novos padres


Da esquerda: Os diáconos Gabriel e Luciano


Os dois novos sacerdotes da Arquidiocese de Natal presidem a primeira missa, sábado, dia 25. O Padre João Gabriel celebra, às 17 horas, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Santo Antônio. O Padre Luciano Inácio preside a primeira missa, na Igreja de São João Batista, em Arez.

Dois diáconos foram ordenados sacerdotes e seis seminaristas serão ordenados diáconos, na sexta-feira, dia 24, às 17 horas, na Catedral Metropolitana de Natal, sob a imposição das mãos e oração consecratória do Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

Foram ordenados diáconos os seminaristas: Manoel Alaíde da Silva, estagiando na Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em João Câmara; Inácio Lopes, coordenador do Setor Arquidiocesano de Juventude; Wilson Alves, estagiando na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Santa Maria; Pedro Cunha, que faz estágio pastoral na Paróquia de São José, em Angicos; Francisco Ney Lopes, estagiando na Paróquia de São Paulo Apóstolo, de São Paulo do Potengi; e Joseilson de Oliveira, cujo estágio pastoral é realizado na Paróquia de São Miguel Arcanjo, em São Miguel do Gostoso. Todos são alunos do Seminário de São Pedro.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012


RCC realiza Louvor e vigilia



A Renovação Carismática Católica da Paróquia de Nova Cruz realiza louvor com vigilia e adoração, neste sábado, dia 25, na Capela Santa Maria Gorette, a partir das 19 horas. Após op louvor terá inicio a adoração e vigilia durante toda noite. Essa é uma grande oportunidade para você vivenciar o amor e misericordio do Nosse Senhor Jesus Cristo.

Venha partipar deste momento de graça!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Nossa Senhora Divina Pastora


Nossa Senhora Divina Pastora (também invocada sob os nomes de Divina Pastora das Almas, Mãe Divina Pastora ou ainda Mãe do Bom Pastor) é um dos muitos títulos pelos quais a Igreja Católica venera a Bem-aventurada Virgem Maria, sendo, sob essa invocação, particularmente cultuada em Portugal, Espanha e América Latina.
Imagem da Divina Pastora venerada no Convento dos Capuchinhos de El Pardo (Madrid)
As origens da devoção a Nossa Senhora Divina Pastora são imprecisas, mas as primeiras manifestações surgem no século XVIII. Existem referências à Virgem Maria vestida de pastora na vida de São João de Deus, de São Pedro de Alcântara, da Venerável Maria de Jesus de Ágreda e de Santa Maria das Cinco Chagas.
Inicialmente chamada de “Virgen Zagala” (que significa: “a pastora que cuida do seu rebanho”), esta invocação simboliza uma mãe que cuida de seus filhos. No entanto, a invocação mariana de Nossa Senhora Divina Pastora começou a tornar-se mais conhecida a partir da cidade de Sevilha, em Espanha. De acordo com a tradição, a Virgem Maria terá aí aparecido no dia 8 de Setembro de 1703 – data na qual se comemora a festa da Natividade de Nossa Senhora. Ela ter-se-á revelado sentada numa rocha, vestida como uma pastora e num local onde pastavam algumas ovelhas. Desde logo, um conhecido frade capuchinho, Frei Isidoro, tornou-se num grande divulgador desta devoção (tendo mesmo solicitado a um pintor da Escola Pictórica de Sevilha, Alonso Miguel de Tovar, que fizesse a primeira representação da Virgem Maria sobre esta invocação).
Divina Pastora de Málaga, esculpida por José Montes de Oca no século XVIII.
Posteriormente, o artista Francisco Ruiz Gijón esculpiu a primeira imagem em tamanho natural da Divina Pastora. Essa imagem foi levada na sua primeira procissão, em Outubro de 1705, com grande solenidade, até à Igreja Paroquial de Santa Marina e na qual foi desde logo constituída a “Irmandade Primitiva do Rebanho de Maria” (a primeira Irmandade dedicada a Nossa Senhora Divina Pastora). As autoridades eclesiásticas acabaram por aprovar o culto em 1709, tendo também autorizado a criação das várias Irmandades da Divina Pastora (e a uma das quais o próprio Rei de Espanha se associou).
Propagação
A partir de 1705 começou a propagar-se por todo o território do Reino de Espanha e da América Latina esta invocação mariana. Nesse aspecto, teve um importante papel o Beato Digo José de Cádiz.
Tendo em consideração a enorme propagação do culto a Nossa Senhora Divina Pastora no sul de Espanha, além da cidade de Sevilha, também Cantillana, Málaga, Santa Marina e Cádiz se tornaram importantes lugares de veneração à Santíssima Virgem Maria sob esta invocação.
Na América Latina, o principal santuário da Divina Pastora é o da Ilha da Trindade, nas Antilhas.
Este culto chegou também à Venezuela, através dos Frades Menores Capuchinhos,
por volta do ano 1778. Na Venezuela, o culto a Nossa Senhora Divina Pastora atingiu tal proporção que até se utiliza a expressão “Ó Divina Pastora, a Venezuela é Tua!”, tendo-se tornado na padroeira do Estado de Lara[4]. Já no Brasil até existe, no estado de Sergipe, uma cidade chamada Divina Pastora, elevada a vila em 1836, e cuja Igreja Matriz é dedicada a Nossa Senhora sobre esta invocação. Por curiosidade, o famoso pintor Cândido Portinari executou um belo fresco da Divina Pastora para a casa de campo do Barão de Saavedra em Correias, município de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro.

Oração à Nossa Senhora Divina Pastora

“Oh Divina Pastora, levai-me a Jesus , o Bom Pastor, para que nada me falte. Fazei-me repousar em verdes pastagens. Conduzi-me junto às águas refrescantes. Restaurai as forças de minha alma. Levai-me pelos caminhos retos, por amor ao nome de Jesus. Ainda que atravesse o vale escuro, que eu nada tema, pois estais comigo. Que o Vosso cajado seja meu amparo. Amém !”
 Fonte: Títulos Marianos.

É NO MUNICÍPIO QUE A VIDA ACONTECE!




Eleições municipais. Mais uma oportunidade oferecida ao cidadão brasileiro que nasce, cresce e morre num determinado espaço geográfico, chamado município. Este, sim, é o espaço porexcelência onde cada cidadão vive cada dia de sua existência. É no município que a vida acontece. É no município que o cidadão busca desenvolver a sua vida , forma a sua família, gera amizades, estuda, trabalha, diverte-se, sonha e realiza, e se eterniza. Daí a importância que têm as eleições municipais. É, sem dúvida, mais  uma oportunidade de que o cidadão dispõe para o  exercício de seu direito sagrado de escolher governantes para o município onde vive. Oportunidade de rara riqueza para uma análise responsável e urgente acerca da situação caótica em que se encontram a maioria dos nossos municípios. Nada, ou quase nada funciona nos municípios. São municípios sem saúde, sem educação, sem segurança, sem projetos, sem destino. O preço de tão graves omissões recai sempre sobre a cabeça dos mais pobres, os que mais necessitam de tão relevantes e insubstituíveis políticas públicas. A eles, as bolsas, em vez de educação, saúde e segurança, de qualidade e acessível a todos.


 A campanha está nas ruas. Os candidatos, salvo poucas e minguadas exceções, são os de sempre. Composições partidárias as mais esdruxulas! Não importa. O que interessa é que esses mesmos grupos mantenham-se no poder. Adotam os mesmos métodos de campanha, as mesmas promessas e muito barulho e nada de propostas concretas e viáveis. Tudo é feito para enganar e escamotear interesses escusos que ainda norteiam alguns grupos desses aproveitadores da boa fé de muitos cidadãos brasileiros, que alijados de seus direitos básicos,  se deixam enganar por falsas promessas e favores.  Os municípios estão carentes de homens e mulheres republicanos, com capacidades técnica, gerencial e política para governar o município para todos, e não apenas para os seus ligados ao velhos grupos, que se beneficiam do governante ou legislador para alcançar, proteger ou perpetuar  seus interesses particulares. Os municípios estão ávidos por governantes abertos ao diálogo permanente com a sociedade civil e organizações empresariais. Daí nasce a grande responsabilidade de cada cidadão e eleitor. O momento exige que se escolham cidadãos dignos, probos e capazes de administrar o bem comum e de  cuidar com zelo da coisa pública. Escolher cidadãos dignos e probos para  legislar, capazes de criar leis justas e condizentes com a moral e com os bons costumes vigentes. Com certeza, esse momento exige de todos, eleitores e candidatos, sabedoria e prudência. É momento também para concertar rumos, erros e equívocos trazidos das últimas eleições. Repetir os mesmos erros é faltar com a responsabilidade pública para com o município em que vivemos. Assim agindo estarão contribuindo para a qualificação da eleição, além de contribuir com uma adequada participação na tarefa de edificar uma sociedade mais solidária. 



Os partidos políticos têm a função de favorecer a participação e o acesso de todos nas responsabilidades públicas. Isso requer um esforço dos eleitores para conhecer os candidatos  para não votar de maneira inconsequente. Nunca é demais lembrar que “não basta recordar os princípios, afirmar as intenções, fazer notar as injustiças gritantes e proferir denúncias proféticas; essas palavras ficarão sem efeito real, se elas não forem acompanhadas, para cada um em particular, de uma tomada de consciência mais viva da sua própria responsabilidade e de uma ação efetiva. A política é uma maneira exigente – se bem que não seja a única – de viver o compromisso cristão, ao serviço dos outros” (Cf, AO,48,46). Então, urge que cada cidadão olhe para o seu município. Analise a vida e os propósitos dos candidatos. Confronte com a realidade da saúde, da educação e segurança pública que lhe é oferecida. Então,... decida.

Diác. Francisco Teixeira,
Assessor Jurídico da Arquidiocese de Natal

Fonte: Jornal A Ordem

terça-feira, 21 de agosto de 2012


Cid Arruda entrega plano de governo ao novo Pároco de Nova Cruz


O candidato a prefeito de Nova Cruz, Cid Arruda Câmara, fez uma visita de cortesia ao novo pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, Padre Francisco de Assis Inácio. A visita aconteceu na casa paroquial, na manhã de sábado, 18. Além de apresentar congratulações pela posse recente do Pe. Assis, Cid entregou o Plano de Governo. 

Pe. Assis agradeceu a Cid pela visita e externou a preocupação da Igreja Católica em prol de uma sociedade mais justa e igualitária para todos. "Diante do momento em que estamos vivendo a Igreja não pode ficar de fora, participando de uma política em prol da vida, de uma sociedade mais justa  e igualitária, de uma política cidadã", disse Pe. Assis.

O Padre Assis adiantou que também fará ou receberá a visita ao outro candidato e atual prefeito de Nova Cruz, Flavio Azevedo. "Já entramos em contato com a assessoria do prefeito Flavio Azevedo e estamos aguardando resposta para marcamos um encontro", falou Pe. Assis. 

O Pároco de Nova Cruz, Pe. Assis já fez algumas visitas de cortesia. Semana passada visitou o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar e a diretora da 3ª Dired, como também está visitando as comunidades da Paróquia e se reunindo com  as pastorais. 

domingo, 19 de agosto de 2012


Rio Grande do Norte sedia encontro regional de diáconos

Na foto, um dos grupos reunidos numa das áreas do Centro de Treinamento de Ponta Negra.
Foto: José Bezerra




Diáconos Permanentes, esposas e aspirantes ao diaconato, das dioceses do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), estão reunidos no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal, de 16 a 19 de agosto. O tema de estudo é “Visão Geral do Contexto em que se deu o Concílio Vaticano II”.

A abertura aconteceu na quinta-feira, 16, com missa, presidida pelo arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha. Depois, haverá a palestra “Introdução sobre o Plano Pastoral do Concílio sobre A Palavra”, feito pelo padre Cláudio Sartori, da arquidiocese da Paraíba. No dia 17, haverá duas palestras: “A Palavra”, a partir das Constituições Lumen Gentium e Dei Verbum, com o padre Cláudio Sartori, e outra sobre “Liturgia”, a partir da Constituição Sacrosanctum Concilium, com o arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto.

No dia 18, mais duas palestras, a primeira sobre “A Caridade”, a partir da Constituição Pastoral Gaudium et Spes e a segundo sobre “Os Ministérios Ordenados”, ambas ministradas pelo diácono José Durán y Durán.

O dia 19 será dedicado à avaliação do encontro e informações gerais da Comissão Regional dos Diáconos Permanentes.


Fonte: CNBB - Arquidiocese de Natal

sábado, 18 de agosto de 2012


Padre Assis fez visita de cortesia



O Pároco da Paróquia de Nova Cruz, Pe. Francisco de Assis Inácio, fez visita de cortesia ao Comandante do 8º Batalhão de Policia Militar, Major Genilton Tavares, na última quarta-feira, dia 15. Ao recepcionar o Padre Assis, o Major Tavares, agradeceu a visita e apresentou a estrutura do Batalhão e mostrou as instalações. Na ocasião o Padre Assis conheceu o Comandante e Sub – Comandante da 1ª Companhia de Policia Militar, os Tenentes Santos e Alcino, respectivamente. O Pároco conheceu ainda a Capela Santo Expedito que fica da sede do 8º Batalhão, onde atualmente passa por reforma. No final, Padre Assis agradeceu a acolhida e toda atenção que a PM tem prestado à Paróquia de Nova Cruz, sempre que solicitada.

Na terça-feira, dia 14, o Padre Assis foi até a 3ª Diretoria Regional de Educação – 3ª Dired, conhecer a diretora Rosangela Cilene Cavalcante. Lá o padre Assis conheceu as dependências e área de abrangência da Dired e também os trabalhos desenvolvidos nas escolas através da Dired.

O Padre Assis falou sobre a possibilidade de realizar ações como mesa redonda com a educação mobilizando a juventude para conscientizar os filhos e orientar os pais sobre o valor da educação pra melhorar o convívio da sociedade e que a Dired pode contar com a Paróquia de Nova Cruz.  

Na ocasião a diretora da Dired, Cilene, apresentou o vice-diretor, Francinaldo Matias; e outros funcionários como Raimunda Célia Cavalcante e João Felipe de Sena. 



Da esq.: Diego, Pe. Assis,  Major Tavares e Ten. Santos
Crédito da foto: Claudio Lima


quinta-feira, 16 de agosto de 2012


Como acontece a JMJ?




A programação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 também deverá seguir o mesmo padrão. Ela estará dividida em uma sequência de atos centrais, culturais e especiais. A agenda oficial, com horários, ainda não foi divulgada.

"Os atos centrais são a coluna dorsal da Jornada", explicou o coordenador geral do Comitê Organizador Local (COL), monsenhor Joel Portella Amado. "Acontecem, em geral, com a participação do Papa".

A primeira grande cerimônia da JMJ Rio2013 é a acolhida com o arcebispo local, Dom Orani João Tempesta, no primeiro dia do evento (23 de julho). O peregrino estará chegando e esse é o seu primeiro contato com a Jornada.

Para o arcebispo, a Jornada é um encontro dos jovens com Cristo aqui no Brasil. "Eles vêm como romeiros, como peregrinos", disse o arcebispo. "São pessoas que já caminham nas suas paróquias, nos seus países, nas suas capelas, nos seus movimentos, que são chamados a esse encontro com o Senhor e que se dispuseram a dar esse passo. Eles devem se firmar na fé para voltarem às suas comunidades testemunhando Jesus Cristo, Nosso Senhor e tornando-se aqueles que ajudam a transformar esse mundo para melhor, criando a civilização do amor neste mundo em mudança, neste mundo plural. Portanto, uma grande oportunidade de investir na juventude”.

E completa: “A Jornada tem esse aspecto, que está no espírito de cada jovem, de romeiro - de peregrinação, de ter tempo de oração, tempo de confissão, tempo de caminhada".

Abrindo a Jornada, ocorre a acolhida dos jovens pela Arquidiocese, na Praia de Copacabana. "É um lugar que tem um paradigma da cidade e todo mundo sabe o que significa Copacabana para o Rio de Janeiro enquanto identidade e também tem o nome de Nossa Senhora", afirma o arcebispo. "Então, nós começamos com Maria que nos acolhe, Nossa Senhora de Copacabana, para depois dar o passo seguinte lá em Santa Cruz, que é justamente a Cruz de Cristo, da JMJ, que acompanha também a juventude, lembrando que esses dois ícones também serão representados nos dois locais”.

Para ele, poder receber os jovens no Rio de Janeiro é dizer da alegria de acolher os que vêm como peregrinos, como missionários. "É realmente um momento em que toda a Arquidiocese deve estar empenhada para que além do bom acolhimento a todos nas suas casas, nos seus locais públicos, nas suas residências, nos salões paroquiais, nas igrejas, possam ter o calor humano de todos os cariocas, de todos brasileiros", disse.

Nos dias 24, 25 e 26 de julho, acontecem as catequeses. "É a parte que aprofunda o tema divulgado pelo Papa", explica monsenhor Joel. "As catequeses são ministradas pelos bispos de vários países para atender todos os idiomas". Os nomes desses bispos são indicados pelo Pontifício Conselho para os Leigos (que é o Comitê Organizador Central das Jornadas) e deverão ser divulgados 30 dias antes da JMJ. 

Atos centrais

Ainda no dia 25, quinta-feira, é celebrada a cerimônia de acolhida do Sumo Pontífice. "Não é uma missa. É uma liturgia da palavra, um rito de acolhida em que a palavra de Deus é proclamada. O arcebispo dá uma saudação ao Papa, que falará para todos os jovens".

No dia 26, sexta-feira, é realizada a Via-Sacra. "Trata-se de uma antiga tradição da igreja. A Via-Sacra ocorre porque a Jornada é um encontro com Cristo. Então, nos voltamos para o mistério máximo de Jesus que é a sua morte e ressureição", explica o monsenhor.

O atos centrais do final de semana acontecerão na Base Aérea de Santa Cruz. No dia 27, sábado, é a vigília com o Papa, reunindo todos os peregrinos. No dia 28, domingo, será celebrada a Missa de Envio. "Atendendo o lema 'Ide e fazei discípulos entre todas as nações', a missa envia os jovens. A Jornada não acabou. É um ponto de partida. O peregrino volta para casa, anuncia o Evangelho e até a próxima Jornada", concluiu.

Atos especiais

Os atos especiais são aqueles que não fazem parte da Jornada, mas são característicos de cada uma. "Em Madri, o Papa visitou um hospital, a família real", relembra o coordenador. "Aqui no Brasil, a agenda depende ainda de definição da Santa Sé, o que deve sair no final do ano".

 Fonte: Rio2013

No Angelus, Papa afirma que a Assunção nos indica o futuro da humanidade



Nesta quarta-feira, 15, quando a Igreja celebra a Assunção de Nossa Senhora ao céu, Bento XVI rezou a oração mariana do Angelus junto aos fiéis que foram a Castel Gandolfo neste dia feriado na Itália e na Europa.

Antes da oração, ele explicou que a festa da Assunção é uma realidade que toca também nós, porque nos indica de modo luminoso nosso destino, o da humanidade e da história. Retomando amplamente o que já havia ilustrado na Missa desta manhã, o Papa sintetizou a idéia que depois da morte, não há o vazio, mas o abraço amoroso de Deus. Por isso, a festividade de hoje, para o cristão, é “estritamente ligada à Ressurreição”.

Bento XVI recordou aos mais de 3 mil fiéis reunidos no pátio da residência que a proclamação do dogma da Assunta ocorreu em 1950 com o Papa Pio XII, e brevemente, citou a tradição das Igrejas ortodoxas russas, que fala de ‘Dormição’ e não de Assunção.

Encerrando, o Papa lembrou um trecho da Constituição conciliar Lumen Gentium: “Maria, depois de elevada ao céu, não abandonou esta missão salvadora, mas, com a sua multiforme intercessão, continua a alcançar-nos os dons da salvação eterna. Ela cuida, com amor materno, dos irmãos de seu Filho que, entre perigos e angústias, caminham ainda na terra, até chegarem à pátria bem-aventurada”.

Após a oração, o Papa fez breves saudações em algumas línguas. Hoje foi a vez também do português:

“Saúdo cordialmente os fiéis brasileiros de Umuarama e Paranavaí e demais peregrinos de língua portuguesa, sobre cujos passos e compromissos cristãos imploro, pela intercessão da Virgem Mãe, as maiores bênçãos divinas. Deixai Cristo tomar posse da vossa vida, para serdes cada vez mais vida e presença de Cristo! Ide com Deus”.

Fonte: CNBB

terça-feira, 14 de agosto de 2012


Semana nacional da Família: O Segredo de Nazaré e a Família gera a vida




De 12 a 18 de agosto está acontecendo em todo o Brasil, a Semana Nacional da Família. Como este é um momento de partilha, reflexão e celebração entre grupos familiares e comunitários pelas paróquias de todo país, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), organizou um texto a partir das Catequeses preparatórias ao 7º Encontro Mundial das Famílias, que aconteceu em Milão, Itália, para servir como mais um instrumento para trabalhar o tema da Semana Nacional da Família 2012: ‘A família: o trabalho e a festa.’

O Segredo de Nazaré

A família não gera apenas a vida física, mas se abre à promessa e à alegria. A família torna-se capaz de receber e compartilhar a história de cada um, as tradições familiares, a confiança na vida e a esperança no Senhor. A família torna-se capaz de gerar quando faz a partilha dos dons recebidos, quando conserva o ritmo da existência quotidiana entre trabalho e festa, entre afeto e caridade, e entre compromisso e gratuidade.

Na família se conserva e transmite a vida, no casal e aos filhos, com o seu ritmo, com as suas dores e alegrias, paz e sonho, ternura e responsabilidade. Ela é um lugar de descanso e de motivação, com chegadas e partidas. Por isso o trabalho não pode tornar a casa deserta e triste, mas a família é convidada a aprender a viver e a conjugar os tempos do trabalho com aqueles da festa.

Muitas vezes, os membros da família confrontam-se com situações desafiantes, que dificultam viver o ideal cristão. Entretanto, os discípulos do Senhor são aqueles que, vivendo na realidade das situações, sabem dar sabor a todas as coisas, mesmo aquilo que, aparentemente, não se consegue mudar: são o sal da terra.

De modo particular, o domingo deve ser tempo de confiança, de liberdade, de encontro, de descanso e de partilha. O domingo é o momento do encontro entre o homem e a mulher. É acima de tudo o Dia do Senhor, o tempo da oração, da Palavra de Deus, da Eucaristia e da abertura à comunidade e à caridade. E deste modo, também os dias da semana receberão luz do domingo e da festa: haverá menos dispersão e mais encontro, menos pressa e mais diálogo, menos coisas e mais presença.

Fonte: CNBB

Santo do Dia: São Maximiliano Maria Kolbe, mártir da caridade.

14082012

Hoje 14 de Agosto celebramos São Maximiliano Maria Kolbe que foi santificado em Roma no dia 10 de outubro de 1982 pelo Papa João Paulo II .
São Maximiliano Maria Kolbe
Raimundo Kolbe nasceu em 1894, na Polônia, numa família operária que o introduziu no seguimento de Cristo e, mais tarde, ajudou-o entrar para a família franciscana, onde tomou o nome de Maximiliano Maria.
Ao ser mandado para terminar sua formação em Roma, Maximiliano, inspirado pelo seu desejo de conquistar o mundo inteiro a Cristo por meio de Maria Imaculada, fundou o movimento de apostolado mariano chamado ‘Milícia da Imaculada’. Como sacerdote foi professor, mas em busca de ensinar o caminho da salvação, empenhou-se no apostolado através da imprensa e pôde, assim, evangelizar em muitos países, isto sempre na obediência às autoridades, tanto assim que deixou o fecundo trabalho no Japão para assumir a direção de um grande convento franciscano na Polônia.

São Maximiliano Maria Kolbe, rogai por nós!
Com o início da Segunda Grande Guerra Mundial, a Polônia foi tomada por nazistas e, com isto, Frei Maximiliano foi preso duas vezes, sendo que a prisão definitiva, ocorrida em 1941, levou-o para Varsóvia, e posteriormente, para o campo de concentração em Auschwitz, onde no campo de extermínio heroicamente evangelizou com a vida e morte. Aconteceu que diante da fuga de um prisioneiro, dez pagariam com a morte, sendo que um, desesperadamente, caiu em prantos:
“Minha mulher, meus filhinhos! Não os tornarei a ver!”. Movido pelo amor que vence a morte, São Maximiliano Maria Kolbe dirigiu-se ao Oficial com a decisão própria de um mártir da caridade, ou seja, substituir o pai de família e ajudar a morrer os outros nove e, foi aceita, pois se identificou: “Sou um Padre Católico”.
Será que temos padres tão corajosos assim hoje em dia?
Voltando ao assunto…
Como já foi mencionado ele foi canonizado pelo Papa João Paulo II em 10 de Outubro de 1982, na presença de Franciszek Gajowniczek (15 de Novembro de 1901 – 13 de Março de 1995), o homem cujo lugar tomou e que sobreviveu aos horrores de Auschwitz.
Em Julho de 1998 a Igreja de Inglaterra ergueu uma estátua de Kolbe em frente àAbadia de Westminster em Londres, como parte de um conjunto monumental dedicado à memória de dez mártires do século XX.
São Maximiliano Maria Kolbe é padroeiro dos eletricistas, toxicodependentes, família, rádio amador e Esperantistas.
São Maximiliano Maria Kolbe, rogai por nós!